Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Procon-JP realizou mais de 100 ações preventivas e educativas em 2019

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

As ações preventivas da Secretaria Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-JP) chegam a 104 em 2019, entre campanhas educativas e palestras que divulgam a legislação consumerista em níveis federal, estadual e municipal, informando o consumidor sobre seus direitos e o fornecedor para que cumpra a legislação. As palestras, que esse ano inovaram com dramatizações teatrais, atingiram uma média de público de mais de 600 pessoas de forma direta.

O secretário Helton Renê explica que as campanhas educativas e preventivas são de suma importância para prevenir o problema na relação de consumo, uma vez que, com os dois lados cientes de seus deveres e direitos, a questão pode ser resolvida em uma conversa. “Sabemos que a relação consumidor e fornecedor ainda é bastante difícil, e ainda estamos longe do que seria ideal, mas estamos fazendo a nossa parte, que é de implementar a política da prevenção como está prevista no CDC”.

E esclarece: “A proteção dos direitos do consumidor passa também pela educação, e isso nós fazemos por meio das campanhas com divulgação diuturna, seja via mídia própria ou ampla e das palestras. O papel dos procons não é apenas o de punir, mas também o de trabalhar a melhoria da relação entre as partes envolvidas no consumo, por isso investimos tanto na divulgação das leis, uma forma de proteger o cidadão com o uso da informação”, disse o secretário.

Cobrindo tudo – Além de ampla informação sobre a legislação, o Procon-JP divulgou dicas e alertas para as promoções sazonais, tanto nas lojas físicas como virtuais,  a exemplo de campanhas para compra segura para o Carnaval, Dia das Mães, dos Namorados, do São João, dos Pais, das Crianças, festas de final de ano e de grandes promoções, a exemplo do Black Friday que, juntas, chegaram ao número de 90 este ano.

Outdoors – As dicas e alertas para a megapromoção Black Friday foi trabalhada de forma sistemática desde o início de novembro, inovando este ano com 20 outdoors espalhados por pontos estratégicos de João Pessoa. “Divulgamos onze materiais englobando dicas, alertas e divulgação das leis, além de 20 outdoors em pontos de grande movimentação na Capital e da pesquisa de preços dos produtos mais procurados pela população para termos um parâmetro que norteasse a fiscalização no dia oficial da Black Friday”.

Palestras – As palestras do Procon-JP Faz Escola ocorreram em 15 escolas da rede pública municipal e estadual, além de faculdades e entidades civis de João Pessoa. Este ano a Secretaria inovou o projeto levando dramatizações de casos reais da relação consumerista encenadas pelo grupo teatral Cara Dura, que abriram as palestras sobre o Código de Defesa do Consumidor (CDC), desde o mês de outubro.

Nos bairros – Helton Renê salienta que um dos caminhos para minimizar os conflitos é a descentralização, tanto no atendimento quanto no processo educativo e preventivo. “Quando levamos nosso serviço itinerante aos bairros, o Procon-JPmóvel,trabalhamos também a prevenção, divulgando o Código de Defesa do Consumidor (CDC), além de orientar, receber denúncias e reclamações. O mesmo ocorre com as palestras”.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Após agressão, Ulisses Barbosa é internado e precisa de doação de sangue

Anteriores

joaoode2024 (1)

Guarabira e Mamanguape sediam audiências do Orçamento Democrático nesta quinta e sexta

bardocuscuz1 (1)

MPF explica que Bar do Cuscuz só será liberado depois que resolver esgoto irregular

luizcouto1

Luiz Couto critica administração de Cícero Lucena em discurso na Câmara Federal

Eliza Virgínia

Monumento à Bíblia será erguido na Lagoa, anuncia Eliza Virgínia

Bar do Cuscuz em JP

Bar do Cuscuz é embargado e tem atividades suspensas após nova irregularidade

Concurso, freepik 1

Abertas inscrições do concurso para Guarda Civil Municipal de Santa Rita

Djaniras, mostra de cinema feminino

Djaniras: Mostra de Cinema Feminino está com inscrições abertas até 3 de junho

PF operação contra abuso sexual infantil 2

Piloto de aeronaves é preso pela PF em João Pessoa em operação contra o tráfico internacional

Correios doações para o RS

Correios pede a moradores do Nordeste que priorizem doações de itens secos ao RS

Doações da PBGás para o RS

PBGás doa água, alimentos e agasalhos para desabrigados no Rio Grande do Sul