Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

“1 Minuto Contra a Corrupção”: concurso premia vídeos feitos com celular

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Como prevenir e combater a corrupção? Que tal mostrar isso em imagens e inscrever seu trabalho na quarta edição do “Concurso de Vídeo 1 Minuto contra a Corrupção”? O evento é promovido pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e pelo Fórum Paraibano de Combate à corrupção, representado pela Controladoria-Geral da União e pelo Ministério Público da Paraíba (MPPB). Não precisa ser um profissional da área ou ter um equipamento sofisticado. Basta ter uma boa ideia na cabeça e um celular na mão. Ainda dá tempo! As inscrições foram prorrogadas para até o dia 18 de novembro. Os trabalhos vencedores serão apresentados em uma sessão especial de cinema no 14º Fest Aruanda do Audiovisual Brasileiro, em João Pessoa, no dia 2 de dezembro.

Serão aceitos curtas-metragens de todos os gêneros (ficção, clipe, publicidade ou documentário) desde que respeitadas as condições do regulamento: vídeos captados em aparelho celular abordando o tema “A prevenção e o combate à corrupção”. O coordenador estadual do Focco-PB, o promotor de Justiça Leonardo Quintans, explicou que o concurso de vídeo faz parte da programação do Fórum relacionada ao Dia Internacional de Combate à Corrupção (9 de dezembro). Ele destacou que é um evento simbólico e uma forma de apoiar e premiar pessoas da sociedade que têm trabalhado junto aos órgãos de controle para combater o problema da corrupção.

“O Focco vem fazendo um trabalho de chamamento e sensibilização da sociedade para o combate à corrupção e para o fomento ao controle social. Essa temática pertence a toda a sociedade, pois temos a inteira dimensão de que os órgãos de controle sozinhos não conseguirão combater esse mal. Precisamos de toda a sociedade para que possamos, de fato, ter resultados mais significativos na prevenção às diversas formas de corrupção. Por isso, o Focco tem feito constantemente trabalhos junto à sociedade, como esse concurso de vídeo”, afirmou.

Sessão especial.

Representante da CGU, o auditor Walber Silva, explicou que, inicialmente, “a sessão especial de cinema contra a corrupção” estava agendada para o dia 9 de dezembro, mas, como houve mudança na programação do Festival Aruanda, o evento foi remanejado para o dia 2 de dezembro, às 14h, na rede Cinépolis (Manaíra Shopping). “A gente fechou a programação. Serão exibidos os quatro filmes premiados no concurso e o curta-metragem “A ética das hienas’, do paraibano Rodolfo De Barros. O diretor do curta vai estar na nossa sessão especial, interagindo com a plateia dentro dessa temática de combate à corrupção, ética e cidadania. Vai ser muito bacana!”, disse.

Segundo a CGU, em quatro edições do Concurso de Vídeo 1 Minuto Contra a Corrupção já foram produzidos 84 vídeos, que foram disponibilizados à sociedade em plataformas de livre acesso na Internet. Considerando apenas os vídeos premiados, foram registrados cerca de 7,6 mil visualizações, demonstrando que a mensagem está circulando e alcançado o objetivo, que é a conscientização.

Critérios para produção dos trabalhos

De acordo com o regulamento, os vídeos deverão ter em média um minuto de duração, com tolerância de 10 segundos a mais ou a menos; serem gravados em aparelho celular e estarem autorizados pelo autor. Os trabalhos deverão estar disponíveis para livre visualização e reprodução, podendo ser exibidos de forma pública e gratuita nos meios possibilitados pela UFPB, CGU e parceiros em campanhas e eventos que promovam a conscientização para o combate à corrupção.

Os vídeos devem ter classificação livre e não deve expor e comprometer a dignidade de crianças. Não serão permitidos materiais obscenos, difamatórios, com ameaças, pornográficos, sexistas, racistas ou etnicamente ofensivos ou que violem as leis vigentes. Todas as cenas/imagens deverão ser captadas por um aparelho celular. O áudio poderá ser captado pelo celular ou inserido por qualquer outro meio. É permitido o uso de imagens estáticas, desde que feitas também pelo celular.

Cada participante deverá possuir também o consentimento de qualquer pessoa que aparecer no vídeo, isentando o Concurso de qualquer responsabilidade referente aos direitos autorais de trilhas e imagens. É importante que os candidatos leiam o edital completo, antes de submeter a inscrição.

Inscrições, julgamento e premiação

A inscrição será feita por meio do site www.ufpb.br/contraacorrupcao, no qual será preenchida uma ficha técnica solicitando os dados de cada participante, sinopse do vídeo, especificações do celular utilizado para gravação, aceite do participante das condições do concurso e link para o endereço do vídeo na internet. Os vídeos serão avaliados por uma Comissão Julgadora e classificados de acordo com os seguintes critérios de avaliação: aderência ao tema, qualidade do roteiro, qualidade de vídeo e qualidade de áudio. Os quatro vídeos mais bem classificados receberão como premiação tablets e certificados.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Após agressão, Ulisses Barbosa é internado e precisa de doação de sangue

Anteriores

Chuvas, RS

Com 78 mortos e 105 desaparecidos no RS, FAB usa drones para encontrar isolados

PRF e Polícia Civil, forças de segurança da PB

Forças de segurança fazem operação contra abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes

PRF fiscalização

Dois motociclistas e um passageiro morrem em acidentes em rodovias federais na PB

Chef de cozinha

Sine-JP inicia semana com oferta de 250 empregos em diversas áreas

protestofeira (1)

Moradores bloqueiam rua em frente à Feira do Rangel contra corte de energia

Wallber Virgolino 1

Após ofensa, Wallber Virgolino pede desculpas a Cláudia Carvalho

O presidente da República, Jair Bolsonaro,participa de cerimônia de posse dos desembargadores Messod Azulay Neto e Paulo Sérgio Domingues, como ministros do Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Bolsonaro recebe alta após ser internado com mal estar em Manaus

Árvore cai no Parque da Lagoa, em João Pessoa, e interdita avenida

Árvore cai no Parque da Lagoa, em João Pessoa, e interdita avenida

supermercado FOTO Pixabay

Sine-PB oferta 613 vagas de emprego a partir desta segunda-feira

acidente pianco br-361

Acidente com dois carros, moto e animal solto na BR-361 deixa cinco feridos na Paraíba