Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Anastácio diz que catástrofe ambiental é estimulada pelo próprio governo Bolsonaro

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

O deputado federal Frei Anastácio (PT-PB) disse que o Palácio do Planalto dá sinais de que apoia crimes ambientais e por isso muitas quadrilhas sentem-se à vontade para queimar nosso patrimônio natural. “O único culpado por toda agressão ao meio ambiente é o próprio governo que diz, entre outras coisas, que tem terra de mais para pouco índio, que o Ibama está multando demais e que produtores têm que produzir mais”, disse o deputado Frei Anastácio.

O parlamentar afirma que “temos, portanto, uma catástrofe ambiental que é estimulada por uma conjuntura política catastrófica. E isso virou notícia internacional. Não é de se estranhar que várias empresas estrangeiras pararam de comprar produtos brasileiros, como a madeira, o couro e outros produtos agropecuários. Em agosto, o número de queimadas triplicou em relação ao ano passado, e é o maior dos últimos nove anos”, informou.

Segundo o deputado, a hipótese de o fogo ser resultado de causas naturais está descartada pelos especialistas, porque já se sabe de grupos que combinaram, via redes sociais, espalhar gasolina e fogo, com o intuito de fazer novas pastagens.

Situação pode piorar

“O problema tende a aumentar, pois temos na Presidência da República e no Ministério do Meio Ambiente pessoas que são inimigas declaradas da preservação ambiental e dos direitos indígenas”, lamentou o deputado.

Frei Anastácio elenca que processos por ecocídio e genocídio começam a ser cogitados, dentro e fora do Brasil. Portugueses já estão boicotando a carne brasileira. Outros produtos de exportação serão prejudicados, nesse contexto em que o Executivo Federal despreza dados científicos e demite funcionários qualificados, aliando-se a madeireiros ilegais, grileiros, contrabandistas e todos os que se interessam pela destruição da Amazônia e do Cerrado.

“Bolsonaro e seu ministro do Meio Ambiente, vivendo no mundo ilusório da pós-verdade, onde o que vale é a narrativa, e não os fatos, acusam ONGs ambientalistas de serem as responsáveis pelas queimadas. Mas assim como as imagens de satélites da NASA desmentiram a narrativa de que não havia nenhum problema ambiental, já foi desmentida a narrativa que inocentava o agronegócio da responsabilidade por essas queimadas”, disse o parlamentar.

Segundo o deputado, a Polícia Civil do Amazonas está investigando um grupo que combinou botar fogo numa grande extensão da mata nativa, no chamado “dia do fogo” e o Ibama foi alertado.

Máquina de mentiras

O cenário caótico criado pela máquina de mentiras bolsonarista, segundo Frei Anastácio, desperta a sociedade para que esteja alerta, atenta para notícias falsas. “Os fatos objetivos são desprezados pelo atual Governo, que se vale de apelos à emoção e a crenças absurdas, como a teoria da Terra Plana, defendida por pessoas como Olavo de Carvalho, espécie de guru reacionário da família Bolsonaro. Os governistas negam o aquecimento global e a necessidade de cuidados com o meio ambiente e com a população mais vulnerável, como os indígenas”, disse.

O petista diz que não são apenas as matas da Amazônia e do Cerrado que estão sendo queimadas. Nessa fogueira, queimam também a verdade, o bom senso, e instituições republicanas como a Receita Federal, a Polícia Federal e até a Democracia. Cabe aos brasileiros não deixar prosperar as fagulhas da ignorância e do preconceito, apagando todos os focos desse incêndio ideológico. Para isso, contamos com a ajuda de organismos internacionais, como a ONU.

Ataques 

De acordo com o deputado, o mundo nos ajudou a denunciar o golpe de 2016, e hoje assiste às tramoias jurídicas clandestinas que estão por trás da Lava a Jato.

“Essas tramoias, e parte da imprensa, levaram ao poder o presidente mais bizarro de nossa história. Um presidente que ataca sistematicamente o Estado Democrático de Direito, que ataca universidades, que ataca a previdência social, os direitos trabalhistas, os índios, a Ancine – ataca tudo que signifique uma conquista civilizatória”, lamentou o deputado.

Para Frei Anastácio, Bolsonaro e seus ministros arrastam-se no mar de lama das milícias, e não são afetados pelas queimadas. “Mas nós, presos entre a lama e a fuligem, temos de fazer o possível para reverter essa situação, e trazer novamente o Brasil para a normalidade democrática e de volta para o povo”, concluiu o parlamentar.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

arthur lira presidente camara FOTO lula marques agencia brasil

Arthur Lira defende proposta para limitar ações no STF

viatura pcpb FOTO Ascom PCPB__

Homem é preso suspeito de fazer criança refém e manter mulher em cárcere privado em João Pessoa

Banco do Nordeste

Mais de 400 mil candidatos fazem provas do concurso do Banco do Nordeste neste domingo

preso FOTO Pixabay

Polícia Civil prende, em Patos, suspeito de matar ex-namorada em Cabedelo

mega sena FOTO marcello casal jr agencia brasil

Paraíba tem quase 20 apostas premiadas na Mega-Sena

_viatura pcpb FOTO Ascom PCPB

Polícia conclui inquérito sobre jovens encontrados mortos em estrada no Sertão da PB

incendio pousada em porto alegre

Prefeitura e polícia apuram caso de pousada incendiada em Porto Alegre

luizcoutofrente

Deputado Luiz Couto expressa preocupação com renúncia de defensores de direitos humanos na Paraíba

WhatsApp-Image-2020-12-16-at-10.52.03

Vicente Mariano, líder religioso do candomblé, morre aos 95 anos em Campina Grande

chuva FOTO Pixabay

Paraíba tem alerta de chuvas e ventos fortes para o Litoral, Agreste e Brejo