Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Aplicativo lançado pelo Governo mostra onde comprar mais barato na Paraíba

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

O governador João Azevêdo lançou, nesta sexta-feira (28), no Palácio da Redenção, em João Pessoa, o aplicativo ‘Preço da Hora’, que possibilita aos consumidores paraibanos e aos gestores públicos consultar, em tempo real, o preço de quase um milhão de itens comercializados em 121.590 estabelecimentos distribuídos nos 223 municípios paraibanos. A ferramenta de transparência é resultado de uma parceria entre o Governo do Estado, por meio da Secretaria da Fazenda (Sefaz) e da Companhia de Processamento de Dados da Paraíba (Codata), do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PB) e da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

O aplicativo poderá ser baixado em smartphones – está disponível nos sistemas IOS e Android  –  em tablets e computadores, por meio do site precodahora.pb.gov.br, e no banner do portal do Governo da Paraíba (paraiba.pb.gov.br).

Na ocasião, o chefe do Executivo estadual ressaltou que o aplicativo ‘Preço da Hora’ irá promover uma verdadeira mudança de hábito no consumo dos paraibanos. “Esse dispositivo vai gerar uma verdadeira revolução na vida das pessoas e também dos fornecedores e comerciantes que, diante de uma situação como essa, começarão a se preocupar com os preços que praticam; daqui a alguns meses, teremos uma mudança no perfil de consumo e  na distribuição de produtos”, sustentou.

O gestor também agradeceu a parceria com o TCE e com a UFPB no sentido de ajudar a população e destacou o esforço da gestão de investir em tecnologia. “Esse é um caminho sem volta; nós estamos trabalhando no Governo do Estado, dentro do que chamamos de governo digital, para que cada vez mais a necessidade de deslocamento do cidadão para tratar de atividades que a gestão pública desempenha seja a mínima possível”, frisou.

O secretário da Fazenda, Marialvo Laureano, lembrou que o aplicativo é uma ferramenta desenvolvida integralmente na Paraíba e tem o objetivo de facilitar a vida do cidadão nas compras de medicamentos, alimentos, combustíveis e materiais de construção e escolar num raio de 30 km a partir do local da pesquisa. “Esse aplicativo tem um efeito prático, pois gera economia, facilidade, celeridade e incremento no poder de compra e  também vai ajudar os gestores, trazendo inovação nas licitações e pregões. Nós estamos fortalecendo e incentivando o comércio local e esses são dados reais porque o aplicativo vai na base da Secretaria da Fazenda e atualiza de cinco em cinco minutos quais os preços mais baratos”, comentou.

O presidente do TCE, Arnóbio Viana, afirmou que o aplicativo ‘Preço da Hora’ representa uma transmissão indireta de renda e o compromisso social do órgão com os paraibanos. “O Estado transmite dados que eram de domínio exclusivo da Secretaria da Fazenda e agora nós temos a capacidade de dizer quem vende mais barato para a população de forma direta. Fico muito feliz como presidente do TCE de dizer que a nossa Corte não está apenas cumprindo o nosso dever constitucional de fiscalizar os recursos públicos, mas exerce a sua responsabilidade social e continuaremos com essa usina de eficaz retorno dos dispositivos de computação para trazer benefícios para coletividade no aspecto da transparência, que é o maior veículo de combate à corrupção”, falou.

O diretor do Centro de Ciências Sociais Aplicadas da UFPB, professor Valmir Rufino, falou que a Universidade tem realizado pesquisas importantes para contribuir com a sociedade. “A Instituição é de suma importância para o desenvolvimento do país. Nós temos pesquisadores de alto nível e que têm contribuído na perspectiva de objetivos traçados para o nosso cotidiano”, disse.

A vice-governadora Lígia Feliciano, deputados estaduais e auxiliares do Governo da Paraíba prestigiaram o evento.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Após agressão, Ulisses Barbosa é internado e precisa de doação de sangue

Anteriores

gusfavo1

Candidato de 30 anos morre ao passar por exame físico do concurso da PM

pbtur1 (1)

Governo da Paraíba impulsiona o turismo com ações estratégicas de divulgação

ulissesok (1)

Ulisses Barbosa narra agressão cometida por 7 homens e pedrada na cabeça; ouça

joaoazevedoclose

João Azevêdo destaca investimentos na educação no lançamento do programa Pé-de-Meia na PB

concursouni

Governo decide adiar provas do 1º Concurso Nacional Unificado

terezinhacamilo (1)

Ministro da Educação sinaliza que Terezinha será confirmada como reitora da UFPB

Francisco de Assis Rodrigues de Lima, prefeito de Cajazeirinhas

Prefeito de Cajazeirinhas é condenado por manter lixão

Festa Junina

MP recomenda medidas para garantir segurança e meio ambiente no São João de Monteiro

Cícero e Janine Lucena

Cícero explica que mandado contra Janine foi motivado por ligação desconhecida

Polícia civil da paraíba

Homem é preso por participar de rinha de galos e ameaçar deputada