Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Promotor cobra desobstrução de calçadas e passeios público de João Pessoa de forma pacífica

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

A Promotoria de Justiça de Defesa do Patrimônio Social da Capital realizou, nesta quinta-feira (30), uma reunião com representantes da Guarda Civil Municipal e da Polícia Militar para cobrar dos órgãos que todas as providências para cumprir a recomendação ministerial sobre a desobstrução das calçadas e passeios públicos da Capital sejam adotadas de forma pacífica, sem excessos ou qualquer violência, de qualquer uma das partes.

“A segurança jurídica e o cumprimento da lei não podem ser confundidas com desobediência civil, uma vez que não há nada mais social do que a garantia da dignidade de todos os cidadãos, indistintamente”, afirmou o 43° promotor de Justiça da Capital, João Geraldo Barbosa.

A recomendação do Ministério Público da Paraíba foi expedida no início deste ano, ao Município de João Pessoa, para cobrar a observância, obediência e execução do Código de Posturas do Município e de outras leis que versam sobre o direito à mobilidade urbana e humana dos pessoenses. Nela, a promotoria cobrava medidas em relação aos comerciantes, lojistas e ambulantes que se utilizam ilegalmente do passeio público e de ruas principais para expor mercadorias e objetos de publicidade, impossibilitando a locomoção dos pedestres.

De acordo com o promotor João Geraldo Barbosa, durante a reunião, o secretário de Desenvolvimento Urbano de João Pessoa (Sedurb), Zennedy Bezerra, informou que encaminhou às autoridades competentes representações para que sejam apurados os eventuais abusos e violências praticados, inclusive contra o patrimônio público, durante a manifestação realizada nessa quarta-feira (29), por ambulantes no Paço Municipal.

O promotor ressaltou que as medidas necessárias ao efetivo cumprimento da recomendação e à garantia da ordem pública, do interesse público e da segurança social e jurídica também deverão ser adotadas pelos órgãos. “As pessoas não podem continuar a trafegar pelas pistas de rolamento e terem sua saúde, integridade física ou a própria vida em risco em face à continuidade de omissões por quem quer que seja”, argumentou.

Também participaram da reunião o secretário adjunto de Desenvolvimento Urbano, Assis Freire; o comandante do 1° Batalhão da Polícia Militar e da Polícia da Região Metropolitana (CPRM), Cristovão Lucas e Lívio Delgado, respectivamente; além do tenente-Coronel da PMPB, Roberto Costa, e dos representantes da Guarda Civil Municipal, Diogo Guedes (comandante), Diana Costa e Jesiel Ferreira, dentre outros. “Quero destacar o trabalho isento e harmonioso das autoridades competentes em prol da garantia do interesse publico, em especial a atuação da Polícia Militar do Estado da Paraíba e da Guarda Municipal de João Pessoa”, ressaltou João Geraldo.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Após agressão, Ulisses Barbosa é internado e precisa de doação de sangue

Anteriores

ub (1)

Após agressão, Ulisses Barbosa é internado e precisa de doação de sangue

vacinacao-contra-a-gripe-para-idosos

Paraíba amplia oferta da vacina contra gripe para toda população

fc7f10f1-5184-41b0-8fae-ca436c6623cc

Camilo Santana lança na Paraíba nesta sexta o programa Pé-de-Meia

joaovivacentro

Governador participa de abertura da Feira de Negócios “Viva o Centro”

PMATIRA (1)

PM vai a Júri por homicídio e tentativa homicídio em pizzaria de João Pessoa

hamburgada (1)

Trabalhadores da Unipão são surpreendidos com ‘hamburgada’ especial

ibgeprefs (1)

Parceria com IBGE torna João Pessoa a 1ª cidade do país a fazer cadastro conjunto de endereços

PM 12bpm

Operação da PM conduz 64 pessoas para delegacias e apreende armas de fogo

Marconi Perillo

Presidente nacional do PSDB diz que houve erro e aciona STF para anular ação contra eleição de Galdino

Cícero Lucena hoje 2

Cícero autoriza obras para reconstrução de praça no Castelo Branco e projeta bairro 100% pavimentado