Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

CMJP terá prestação de contas de secretário e audiências sobre saúde e Plano Diretor

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

O secretário municipal de Saúde (SMS), Adalberto Fulgêncio, vai apresentar na Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), a partir das 11h da quinta-feira (23), o relatório das ações da pasta referentes ao primeiro quadrimestre de 2019. No período entre os dias 20 e 24 de maio, o Legislativo Municipal ainda vai celebrar a ‘Semana da Família’ e debater a revisão do Plano Diretor de João Pessoa e a saúde mental – luta antimanicomial. As três audiências públicas e a sessão especial programadas para a próxima semana serão realizadas no Plenário Senador Humberto Lucena, na sede da Casa.

A audiência pública de prestação de contas da SMS acontece em cumprimento ao artigo 36 da Lei Complementar nº 141/2012, que regulamenta o inciso 3º do artigo 198 da Constituição Federal, para dispor sobre os valores mínimos a serem aplicados anualmente pela União, pelos Estados, pelo Distrito Federal e pelos Municípios em ações e serviços públicos de saúde.

Segundo determinação da legislação federal, o gestor do Sistema Único de Saúde (SUS) de cada ente federativo é obrigado a apresentar relatório quadrimestralmente na respectiva Casa Legislativa. Este ano, no dia 19 de março, o secretário municipal de Saúde, Adalberto Fulgêncio, compareceu à Casa, em audiência pública, para apresentar a prestação de contas da pasta referente ao período de setembro a dezembro de 2018.

Outros eventos da semana

Já nesta segunda-feira (20), às 15h, acontece uma sessão especial em alusão à ‘Semana da Família no Município de João Pessoa’, proposta pela Mesa Diretora da CMJP. A semana foi instituída através da Lei nº 11.701/2009, proposta pela vereadora Eliza Virgínia (PP), com o intuito de promover campanhas, debates, projetos e programas intensivos que visem ao fortalecimento da valorização da família, considerada a base da sociedade.

Debates

Em parceria com o Tribunal de Contas do Estado (TCE) e o Fórum Plano Diretor Participativo, será realizada uma audiência pública na terça-feira (21), a partir das 14h, para discutir o tema “Revisão do Plano Diretor e a Participação da Sociedade Civil de João Pessoa”. O debate foi proposto pelo vereador Tibério Limeira (PSB).

Na quarta-feira (22), às 15h, acontece outra audiência pública, desta vez para debater a “questão da saúde mental e a luta antimanicomial na Capital paraibana”. O vereador Marcos Henriques (PT) propôs a discussão.

“A luta antimanicomial tem fundamento na ideia de defesa dos direitos humanos e de resgate da cidadania dos que carregam transtornos mentais. Para podermos avançar na perspectiva de uma política pública mais humanizada, que dialogue com os avanços das políticas públicas de saúde mental a nível de mundo, necessitamos realizar um amplo debate com gestores, profissionais, professores e estudantes da área”, defendeu Marcos Henriques.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Após agressão, Ulisses Barbosa é internado e precisa de doação de sangue

Anteriores

Wallber Virgolino 1

Após ofensa, Wallber Virgolino pede desculpas a Cláudia Carvalho

O presidente da República, Jair Bolsonaro,participa de cerimônia de posse dos desembargadores Messod Azulay Neto e Paulo Sérgio Domingues, como ministros do Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Bolsonaro recebe alta após ser internado com mal estar em Manaus

Árvore cai no Parque da Lagoa, em João Pessoa, e interdita avenida

Árvore cai no Parque da Lagoa, em João Pessoa, e interdita avenida

supermercado FOTO Pixabay

Sine-PB oferta 613 vagas de emprego a partir desta segunda-feira

acidente pianco br-361

Acidente com dois carros, moto e animal solto na BR-361 deixa cinco feridos na Paraíba

cachorros envenenados sousa sertao pb

Família suspeita que cachorros foram envenenados em Sousa e acionam polícia

madonna cantora FOTO tv globo

Madonna no Brasil: cantora leva 1,6 milhão de pessoas a Copacabana, diz Riotur

joao azevedo celebra inter religiosa FOTO Secom PB

PB e demais membros do Consórcio Nordeste enviam suporte do Rio Grande do Sul

chuvas rio grande do sul FOTO prefeitura canoas rs

Mortes por chuvas no RS chegam a 66 e ultrapassam tragédia de 2023

mega sena FOTO rafael neddermeyer agencia brasil

Mega-Sena: quase 100 apostas da Paraíba são premiadas