Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Justiça suspende sessão que elegeu novo presidente da Câmara de Sapé

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

O juiz substituto Renan do Valle Melo Marques acatou nesta quarta-feira (10), pedido de liminar e suspendeu, “sem prejuízo de realização de nova eleição, observando-se o disposto no Regimento Interno”, os efeitos da sessão da Câmara Municipal de Sapé que elegeu o vereador Luiz Limeira – Luizinho – (PP) presidente da Casa, cargo que ficou vago com a morte do vereador Johni Rocha.

O pedido de liminar foi impetrado pelo vereador Wilson Cavalcante (PP), presidente em exercício da Casa Legislativa.

Vereadores da oposição contestaram a eleição realizada na Câmara de Sapé no dia 2, que elegeu Luiz Limeira (Luizinho) como novo presidente da Casa. Segundo a oposição, o pleito ocorreu de forma ilegal, ferindo o Regimento Interno da Casa, bem como passou por cima do decreto de luto oficial de 15 dias que a Câmara havia decretado por conta da morte do vereador e então presidente da Mesa, Johni Rocha, ocorrido no dia 21 de setembro em um acidente na BR-230.

Luiz Limeira é sobrinho do prefeito do município.

Eles afirmaram que, por conta do luto pela morte de Johni Rocha, as sessões da Câmara estavam suspensas por 15 dias e, dessa forma, a eleição não poderia ter sido realizada.

Além do mais, destacaram, os vereadores da oposição não foram comunicados da realização da sessão para eleger o novo presidente da Câmara de Sapé. “Não houve o comunicado dessa reunião, não comunicaram aos vereadores da oposição, não houve sessão e sim uma reunião, onde foi eleito um presidente na surdina. Vamos acionar a justiça ainda hoje contra esse ato que fere o regimento e desrespeita o luto oficial da Casa”, disse o vereador Wilson Cavalcante (PP), presidente em exercício da Casa Legislativa.

Segundo a oposição, vereadores da base do prefeito entraram na Câmara quando os funcionários da limpeza abriram o prédio. Eles, então, se reuniram no gabinete de um vereador e realizaram a eleição, onde Luizinho foi eleito novo presidente.

Luiz Limeira, inclusive, havia sido derrotado duas vezes em eleições anteriores.

Em sua decisão, o juiz diz que a eleição não atendeu o regimento interno do legislativo, uma vez que a sessão que elegeu Luizinho foi convocada pela então primeira secretária da Mesa diretora, a vereadora Verônica Correia dos Anjos Silva (PSDC) e ela não tinha poderes para convocação da sessão.

“Na hipótese em análise, verifico que autoridade coatora, a Sra. Verônica Correia dos Anjos Silva  ocupa o cargo de 1º Secretário do Parlamento local, de modo que à luz do Regimento Interno não detinha poderes para convocar e presidir a sessão realizada no dia 02/10/2018 (ID Num. 16993498 – Pág. 1 a 2), eis que não restou evidencia a ausência, impedimento ou licença do Vice-Presidente”, disse o juiz em seu despacho.

O magistrado ressaltou ainda que “na data da realização da sessão, estava produzindo efeitos o Decreto Legislativo nº 11/2018, que decretou luto em razão da morte do Presidente da Câmara e suspendeu os trabalhos legislativos”.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Após agressão, Ulisses Barbosa é internado e precisa de doação de sangue

Anteriores

Explosivos apreendidos em Princesa Isabel

PM aborda caminhonete e apreende explosivos na cidade de Princesa Isabel

João Azevêdo em seminário do Valor Econômico

João Azevêdo destaca avanços e investimentos no ensino técnico da Paraíba

Veneziano V. do Rêgo

Veneziano articula aprovação de urgência para estado de calamidade pública no RS

Justiça, erro médico

Justiça condena clínica a pagar R$ 15 mil a idoso por erro de diagnóstico

luizcoutofrente

Couto diz que PT adiou decisão em João Pessoa após operação da PF e que GTE se reúne amanhã

Emerson Panta, prefeito de Santa Rita

Oposição aciona Panta por gastos “exorbitantes” com cachês de artistas no São João

CMJP 2024

Homenagens movimentam a Câmara de João Pessoa esta semana

EPC-google-maps-e1680606503947

EPC convoca nova lista de candidatos aprovados em concurso

Comerciantes São João de Campina

Começa hoje recadastramento de comerciantes de bebidas da arena show do Parque do Povo

Porto Alegre, Rio grande do sul

Governo do RS dispara alerta para risco de enchentes em municípios da região sul