Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Ano deve terminar com 880 novos casos de câncer de mama entre paraibanas

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Este ano deve terminar com 880 novos casos de mulheres paraibanas com câncer de mama, conforme estimativa do Inca. Para tratar e curar, é preciso descobrir a doença. Diante desse problema de saúde pública, o Ministério Público da Paraíba (MPPB) tem abraçado a campanha de conscientização ‘Outubro Rosa’. Além de iluminar a fachada do edifício-sede, na Capital, como um simbolismo de luta, o órgão ministerial atua na defesa do acesso ao diagnóstico precoce e ao tratamento de pacientes.

A 1ª promotora de Justiça de Defesa da Saúde da Promotoria de Justiça dos Direitos Difusos de João Pessoa, Maria das Graças de Azevedo Santos, também está apoiando a campanha “Amar, cuidar, curar”, da ONG Amigos do Peito. A representante do MPPB manteve contato com a mastologista Joana Barros, representante da ONG, para ratificar a disposição do Ministério Público de lutar pelo direito à saúde das mulheres que estão nessa luta.

“A mamografia deve estar acessível a todas as mulheres a partir dos 40 anos de idade. A 1ª Promotoria de Saúde está de portas abertas para receber denúncias e queixas de mulheres que tiverem dificuldade de fazer o exame”, disse. A promotora também lembrou que o MP também está atento ao cumprimento da Lei 12.732/2012, que determina que o paciente com neoplasia maligna tem direito de se submeter ao primeiro tratamento no Sistema Único de Saúde (SUS), no prazo de até 60 dias contados a partir do dia em que for firmado o diagnóstico em laudo patológico ou em prazo menor, conforme a necessidade terapêutica do caso registrada em prontuário único.

A mastologista Joana Barros destacou que a Amigos do Peito tem 18 anos de existência. Começou com um grupo de autoajuda em 2001, e, em 2006, transformou-se em ONG. “Nosso trabalho é totalmente voluntário, e objetiva educar a população quanto à prevenção ao câncer de mama. Fomos pioneiros na realização da Campanha Outubro Rosa, na Paraíba. Desde 2011, temos criado campanhas que abordam a realidade paraibana e reivindica o direito da mulher em relação à assistência mamária mais digna”, explicou.

Como um sinal de apoio à luta, o Ministério Público vai replicar algumas peças da campanha da ONG Amigos do Peito nos seus canais de divulgação, a exemplo dessa que ilustra esta matéria. O telefone da 1ª Promotoria de Defesa da Saúde de João Pessoa é 2106-6111. Para denunciar ou obter informações sobre os direitos á saúde, os cidadãos podem procurar as promotorias mais próximas a seus municípios. A lista está na Carta do Cidadão.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Exaustão, sobrecarga… por que não reconhecemos os nossos limites?

Presidente do PT é acusado de cometer etarismo contra Luiz Couto

Incidente no Restaurante Garden: entenda o que realmente aconteceu

Anteriores

computador estudos FOTO Pixabay

Devedores têm último fim de semana para aderir ao Desenrola Brasil

giuceliaazul

Giucélia Figueiredo, ex-presidente do Crea-PB, lança candidatura a conselheira federal e promete transformação

dinheiro_real FOTO Pixabay

Adolescente confessa envolvimento em roubo de R$ 20 mil após invasão a obra em João Pessoa

Hospital de Heliópolis, em São Paulo, tem princípio de incêndio FOTO santo andre depressao

Hospital de Heliópolis, em São Paulo, tem princípio de incêndio

viatura policia civil pb FOTO Ascom PCPB

Polícia pende investigados por roubos a político, comerciantes e proprietários rurais em Mamanguape

Luciano Cartaxo 2

Ex-prefeito Luciano Cartaxo é internado em João Pessoa

alexandre de moraes ministro STF FOTO rosinei coutinho STF

Moraes mantém prisão de delegado acusado do assassinato de Marielle

joaomamanguape (1)

João Azevêdo anuncia mais de R$ 50 milhões de investimentos durante audiência do ODE em Mamanguape

Jackson e Couto

Presidente do PT é acusado de cometer etarismo contra Luiz Couto

pollyanaabrigo

Governo da Paraíba lança editais para investimentos em projetos na área social e em abrigos de idosos