Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

MPPB e MPF promovem evento no ‘Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio’

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

O Ministério Público da Paraíba (MPPB) e o Ministério Público Federal (MPF), na Paraíba, promoveram, nesta segunda-feira (10) – Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio – um evento para discutir a prevenção de um dos maiores problemas de saúde pública na atualidade e que está entre as quatro principais causas de morte no Brasil. Somente na Paraíba, é registrada uma morte autoprovocada a cada 34 horas, segundo dados da Secretaria Estadual de Saúde.

O evento aconteceu no auditório do MPF, em João Pessoa. Ele faz parte da campanha ‘Setembro Amarelo – vamos falar sobre a vida’, que foi lançada no último dia 28 de agosto, na sede do MPPB, pelas instituições ministeriais, Secretarias de Saúde do Estado e de João Pessoa,  Tribunal de Justiça, Associações Brasileira e Paraibana de Psiquiatria e Centro de Valorização da Vida (CVV). O objetivo da campanha é dar visibilidade, durante todo o mês de setembro, ao tema do suicídio, discutir ações viáveis de prevenção ao problema e orientar as pessoas que passam por isso, familiares e amigos sobre a importância de se buscar ajuda profissional nos serviços de saúde.

Participaram do evento a promotora de Justiça Jovana Tabosa e sua assessora, Priscila Serpa, além do procurador da República, José Guilherme Ferraz. Na ocasião, foi apresentado o projeto ‘Ressignificando Vidas – cuidado e prevenção ao suicídio”, de autoria da neuropsicóloga Anne Michelle Paiva, conselheira estadual da Cruz Vermelha Brasileira, na Paraíba.

O projeto foi criado em 2017 e é desenvolvido no Hospital de Trauma de João Pessoa. A iniciativa começou a partir da observação do índice de pessoas que entravam na unidade hospitalar por tentativa de suicídio. Segundo a autora do projeto, apenas em 2017, foram 150 casos, sendo 69 homens e 81 mulheres. Em 2018, nos primeiros oito meses já são 110 entradas de pacientes no Trauma por tentativa de suicídio.

Roda de conversa

Durante o evento, a médica Fernanda Marques promoveu uma ‘roda de terapia comunitária’, uma estratégia de cuidado em saúde mental, em que os participantes são estimulados a expressarem suas inquietações do dia a dia.

Conforme explicou a especialista, a terapia comunitária tem como características a discussão e a realização de um trabalho de saúde mental preventiva de base comunitária. A ideia foi disseminar o conhecimento sobre essa técnica entre familiares e amigos que dela necessitem.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

WhatsApp-Image-2020-12-16-at-10.52.03

Vicente Mariano, líder religioso do candomblé, morre aos 95 anos em Campina Grande

chuva FOTO Pixabay

Paraíba tem alerta de chuvas e ventos fortes para o Litoral, Agreste e Brejo

papa francisco dilma rousseff

Papa Francisco recebe Dilma Rousseff no Vaticano

Busto de Tamandare_KleideTeixeira_-14-1024x683

Dia do Trabalhador será comemorado em João Pessoa com ato no Busto de Tamandaré

wilson filho deputado estadual 2024

Lei de Wilson Filho garante passe livre na Paraíba para inscritos no Enem

mosquito dengue FOTO Pixabay

Estado de São Paulo registra primeira morte por febre amarela de 2024

praia coqueirinho bombeiros pb

Bombeiros resgatam idosos levados pela correnteza no mar da Praia de Coqueirinho

Prédio do Ministério da Educação

Convocação de lista de espera do Fies é prorrogada até 17 de maio

viatura PMPB

Idoso condenado em São Paulo por estuprar criança é preso na Paraíba

policia federal viatura pf Foto Arquivo-Tomaz Silva-Agência Brasil

Polícia Federal prende homem com R$ 1.000 em notas falsas em Patos