Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Couto e Comissão de Direitos Humanos visitam ocupações em João Pessoa

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
O déficit habitacional na Paraíba era, até 2013, de 111.895 residências, segundo pesquisa do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Foi a última pesquisa nacional sobre o tema. Ainda de acordo com essa mostra, em João Pessoa esse número seria de 20,9 mil domicílios. Já o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), afirma que na Paraíba, em 2015, chegava a 83% a falta de moradia para famílias que recebem até três salários mínimos. O mesmo documento diz que no estado o déficit de moradias no meio urbano era, naquele ano, de 103.738 habitações e na zona rural 13.758. O resultado disso, são prédios ocupados por famílias que não têm onde morar.
Para ver de perto essa situação, ouvir demandas e encontrar soluções para o problema, a Comissão de Direitos Humanos da Câmara dos Deputados (CDHM) faz nesta segunda-feira (13), em João Pessoa (PB), a partir das 10 horas, uma série de visitas a ocupações.
O presidente da CDHM, deputado Luiz Couto (PT/PB) vai acompanhar a iniciativa. Na capital paraibana, a Comissão deve visitar as ocupações Mulheres Guerreiras, que foi despejada e está alojada em um ginásio, São Pedro, Colinas do Sul e Ricardo Brindeiro. Essas comunidades necessitam de apoio e de políticas públicas para o déficit habitacional para a população pobre.
Uma estimativa conservadora aponta que na capital João Pessoa, cerca de 148 famílias moram em prédios públicos ou abandonados.
Para o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil, a ocupação dos imóveis abandonados nas áreas centrais das cidades é resultado da omissão do Estado, que não priorizou esses espaços para cobrir o crescente déficit habitacional, optando por programas nas periferias urbanas, que afastaram a população trabalhadora da proximidade de seus empregos.
Mulheres Guerreiras
Há cerca de um ano, mais de 300 famílias ocuparam um condomínio vazio de 24 blocos com 16 apartamentos cada um. A construção, do projeto Minha Casa Minha Vida, estava abandonada há quatro anos. Foi a ocupação Mulheres Guerreiras. O grupo foi despejado em julho deste ano.
Os desabrigados da ocupação Mulheres Guerreiras vivem, hoje, através de doações e em péssimas condições de saneamento básico.
Para o deputado Luiz Couto (PT/PB), presidente da CDHM, a situação na Paraíba se repete em todo Nordeste e no Brasil.
“É um problema que reflete nossa desigualdade social. Percebemos, nos últimos anos que temos muito mais imóveis abandonados que até duas décadas atrás, por exemplo. Precisamos olhar para os imóveis abandonados e terrenos vazios, que não estão cumprindo com sua função social. A partir do momento que nós temos imóveis abandonados e temos gente querendo morar, a gente tem uma proposta que precisa ser consertada”, aponta Luiz Couto.
“Enquanto o Estado Brasileiro e suas mais diferentes instâncias não solucionam o grave problema da moradia, mais e mais famílias buscam alternativas para resolver o direito à moradia”, observa o deputado.
Roteiro de visitas a ocupações, pela Comissão de Direitos Humanos e Moradias:
Segunda-feira, dia 13 de agosto
10h – ocupação Mulheres Guerreiras que estão alojadas no Ginásio na Praça da Juventude e a ocupação na creche, no Bairro Das Indústrias.
11h- ocupação São Pedro, na comunidade Bola Na Rede
14h- ocupação no Colinas do Sul
15h30- ocupação Ricardo Brindeiro, no Altiplano

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

arthur lira presidente camara FOTO lula marques agencia brasil

Arthur Lira defende proposta para limitar ações no STF

viatura pcpb FOTO Ascom PCPB__

Homem é preso suspeito de fazer criança refém e manter mulher em cárcere privado em João Pessoa

Banco do Nordeste

Mais de 400 mil candidatos fazem provas do concurso do Banco do Nordeste neste domingo

preso FOTO Pixabay

Polícia Civil prende, em Patos, suspeito de matar ex-namorada em Cabedelo

mega sena FOTO marcello casal jr agencia brasil

Paraíba tem quase 20 apostas premiadas na Mega-Sena

_viatura pcpb FOTO Ascom PCPB

Polícia conclui inquérito sobre jovens encontrados mortos em estrada no Sertão da PB

incendio pousada em porto alegre

Prefeitura e polícia apuram caso de pousada incendiada em Porto Alegre

luizcoutofrente

Deputado Luiz Couto expressa preocupação com renúncia de defensores de direitos humanos na Paraíba

WhatsApp-Image-2020-12-16-at-10.52.03

Vicente Mariano, líder religioso do candomblé, morre aos 95 anos em Campina Grande

chuva FOTO Pixabay

Paraíba tem alerta de chuvas e ventos fortes para o Litoral, Agreste e Brejo