Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Audiência presidida por Couto discute nesta sexta em JP políticas para idosos

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Novas políticas públicas e medidas legislativas para os idosos serão discutidas em uma audiência pública realizada pela Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados (CDHM) nesta sexta-feira, 3. O encontro, com o título “Direitos dos idosos, novos olhares”, acontece a partir das 13h, no Laguna Praia Hotel, no bairro de Tambaú. Antes da audiência, pela manhã, o presidente da Comissão, deputado federal Luiz Couto (PT) e outros integrantes da CDHM farão visitas a instituições que atendem idosos em João Pessoa.

“Nos países desenvolvidos o processo de envelhecimento da população se deu lentamente, acompanhado da evolução econômica, do crescimento dos níveis de bem-estar e da redução das desigualdades sociais. No Brasil, como na maioria dos países em desenvolvimento, o processo acontece de forma acelerada, com o aumento da população idosa. Por causa disso, precisamos de novas ações em várias frentes, pois essa população tem necessidades e capacidades particulares. Temos que enfrentar esse desafio, e contribuir para o envelhecimento ativo e saudável desse grupo cada vez maior de brasileiros”, explicou  Luiz Couto que pediu a realização da audiência pública e das visitas.

A ideia é discutir temas relacionados ao envelhecimento em uma linguagem simples e direta, e conhecer ações de boas práticas do poder público e da iniciativa privada. A partir daí, promover uma atuação legislativa nas diferentes dimensões dos direitos fundamentais dos idosos, e replicar tais medidas.

Em artigo publicado no site de notícias GGN, o professor da Escola de Sociologia e Política (FESPSP), Aldo Fornazieri, afirma que “o Brasil está envelhecendo sem a infraestrutura adequada para o progresso e sem a infraestrutura para a velhice. As cidades, os transportes, o sistema de saúde, o sistema previdenciário, a mobilidade urbana, as estruturas de comércio, nada está preparado para um país com forte presença de pessoas idosas. Sequer níveis satisfatórios de saneamento básico existem”.

Devem participar do encontro, na tarde de sexta (3), representantes do Governo do Estado, Ordem dos Advogados do Brasil, Universidade Federal da Paraíba, Ministério Público, Defensoria Pública do Estado da Paraíba, Conselho Municipal dos Direitos do Idoso, Conselho Estadual de Assistência Social, Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, das igrejas Católica e Batista e da Federação Espírita Paraibana.

Números Entre 2012 e 2017, a população brasileira com 60 anos ou mais de idade cresceu 18,8%. Esse resultado ressalta o envelhecimento gradativo da população e foi constatado na pesquisa Características Gerais dos Domicílios e dos Moradores 2017, que o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apresentou em abril deste ano.

Em 2012, a população com 60 anos ou mais era de 25,4 milhões. Portanto, são 4,8 milhões de novos idosos em cinco anos. As mulheres são maioria expressiva nesse grupo, com 16,9 milhões (56% dos idosos), enquanto os homens idosos são 13,3 milhões (44% do grupo).

O estudo mostra ainda que, em 2017, a população residente no Brasil foi estimada em 207,1 milhões de pessoas, um crescimento de 4,2% em relação a 2012, quando havia 198,7 milhões.

Já a Revisão 2018 da Projeção da População do Brasil do IBGE, divulgada na última semana de julho aponta que, em 2039, o número de pessoas com mais de 65 anos será superior ao número de crianças e jovens com menos de 15 anos. Em 2060, uma de cada 4 pessoas terá mais de 65 anos.

Paraíba Na Paraíba, de acordo com o IBGE, em 2016, 11,4% da população no estado eram de idosos, a maior nos estados do Nordeste. Deste total, 56,2% são mulheres.

O levantamento, feito através da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), mostra também que a Paraíba é o quinto estado do país em número de idosos, em primeiro está o Rio de Janeiro com 14,9%, em segundo o Rio Grande do Sul com 13,5%, seguido de São Paulo com 11,9% e Minas Gerais com 11,8%. O Amapá, por sua vez, é o estado com menor percentual de idosos, com apenas 7,2% da população.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Após agressão, Ulisses Barbosa é internado e precisa de doação de sangue

Anteriores

Wallber Virgolino 1

Após ofensa, Wallber Virgolino pede desculpas a Cláudia Carvalho

O presidente da República, Jair Bolsonaro,participa de cerimônia de posse dos desembargadores Messod Azulay Neto e Paulo Sérgio Domingues, como ministros do Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Bolsonaro recebe alta após ser internado com mal estar em Manaus

Árvore cai no Parque da Lagoa, em João Pessoa, e interdita avenida

Árvore cai no Parque da Lagoa, em João Pessoa, e interdita avenida

supermercado FOTO Pixabay

Sine-PB oferta 613 vagas de emprego a partir desta segunda-feira

acidente pianco br-361

Acidente com dois carros, moto e animal solto na BR-361 deixa cinco feridos na Paraíba

cachorros envenenados sousa sertao pb

Família suspeita que cachorros foram envenenados em Sousa e acionam polícia

madonna cantora FOTO tv globo

Madonna no Brasil: cantora leva 1,6 milhão de pessoas a Copacabana, diz Riotur

joao azevedo celebra inter religiosa FOTO Secom PB

PB e demais membros do Consórcio Nordeste enviam suporte do Rio Grande do Sul

chuvas rio grande do sul FOTO prefeitura canoas rs

Mortes por chuvas no RS chegam a 66 e ultrapassam tragédia de 2023

mega sena FOTO rafael neddermeyer agencia brasil

Mega-Sena: quase 100 apostas da Paraíba são premiadas