Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Justiça suspende por 30 dias eleições na Associação Paraibana de Imprensa

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

A Sétima Vara Cível de João Pessoa suspendeu no final da tarde desta quinta-feia (19) as eleições para nova diretoria da Associação Paraibana de Imprensa (API). Conforme a decisão, o processo eleitoral na API está suspenso pelo prazo de 30 dias.

O pleito estava marcado para acontecer nesta sexta-feira (20) e sábado (21).

O pedido de suspensão das eleições foi apresentado por aliados da professora e jornalista Sandra Moura, que que disputa à Presidência da API. Eles alegam que cerca de 100 novos filiados/eleitores foram incluídos pela atual diretoria, que tem a frente o jornalista João Pinto, que disputa a reeleição.

A inclusão dos novos eleitores não passou pelo aval da Comissão de Sindicância e nem do Conselho Deliberativo.

Por determinação da juíza Ivanoska Maria Esperia, o presidente da API, João Pinto, terá que fornecer documentos solicitados pela chapa de oposição, ou seja, a relação e data de ingresso dos novos filiados, em nome da transparência e em obediência ao Estatuto da entidade.

A Chapa API na Vanguarda para Todos e Todas, encabeçada por Sandra Moura, divulgou ainda há pouco uma nota onde explica os motivos pelos quais recorreu à Justiça para garantir a lisura nas eleições da API.

Confira a nota:

POR ELEIÇÕES LIMPAS NA API, EM RESPEITO AOS ASSOCIADOS

Eis as razões maiores que levaram um grupo de filiados a buscar na Justiça a legalidade e a moralidade que devem conduzir o processo eleitoral para renovação dos quadros dirigentes da Associação Paraibana de Imprensa (API).

Legalidade e moralidade pressupõem, entre outros deveres incontornáveis, o estrito cumprimento dos dispositivos estatutários que regem a entidade, alvos de flagrante e continuado desrespeito pelo atual Presidente.

Lamentavelmente, entre outras irregularidades, o sr. João Pinto chega ao fim do mandato sem apresentar uma única prestação de contas aos associados, obrigação que o Estatuto da API manda ser cumprida anualmente.

O atual presidente sequer prestou contas das receitas e despesas da entidade nem mesmo quando formalmente cobrado – como o foi – por outros dirigentes da API, a exemplo da Vice-Presidente e do próprio Tesoureiro.

Como se não bastasse, no mandato em curso dezenas de novas filiações ampliaram o quadro de associados sem que fossem submetidas à Comissão de Sindicância, que deveria ser eleita pelo Conselho Deliberativo da API, jamais convocado pelo atual presidente.

Diante de mais essa e de tantas outras transgressões ao Estatuto, a Chapa API na Vanguarda decidiu procurar meios legítimos e legais de não submeter os destinos da entidade a um processo eleitoral ostensiva e deliberadamente comprometido.

Recorrer à Justiça para salvar a entidade e resgatá-la da visível degradação em que se encontra é muito mais do que um direito de qualquer associado. É dever irrenunciável imposto pela realidade presente da API.
De outro lado, fique bem claro que de modo algum os membros da Chapa de oposição temem o embate nas urnas.

A história pessoal e profissional de cada um é marcada por expressivas vitórias nas disputas internas das categorias a que pertencem.

Lamentavelmente, no caso presente da API, não há a menor chance de prevalecer democracia ou um mínimo de paridade nas condições de disputa nas eleições que seriam realizadas nestes dias 20 e 21 de julho de 2018.

Permitir votações como queriam o atual presidente e seu comando de campanha seria coonestar com a ilegalidade, trair princípios e valores da grande maioria dos associados da API, que abomina qualquer tentativa de fraudar eleições de que participam.

Pelos mesmos motivos e por toda a sua trajetória, os componentes da Chapa API na Vanguarda não aceitam nem compactuam com imoralidades, falta de ética e de compromisso com os interesses da entidade e de seus filiados.
Em João Pessoa, Paraíba, 19 de julho de 2018.

API NA VANGUARDA PARA TODOS E TODAS

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

Principal dos Bancários hoje

Termina hoje prazo para pagar IPVA de placa final 4 com desconto de 10%

ALPB hoje 30

Assembleia Legislativa aprova projeto que cria novos cargos de desembargador

PF na Prefeitura de Aroeiras

PF e CGU apuram desvio de recursos públicos e fraude a licitações em prefeituras paraibanas

UP Garden, teto desaba

MP requisita providências de órgãos públicos sobre casa de shows que desabou em JP

Prisão, cadeado

Investigação da Polícia Civil da Paraíba resulta em prisão de assaltante no Acre

curriculo-para-estagio-555x370

MPF divulga gabarito da seleção de estágio em Direito

Acidente caçamba e carreta na br 230

Acidente entre caminhão e carreta deixa um motorista ferido e faixa da BR-230 interditada

mosquito dengue FOTO Pixabay

Brasil passa de 4 milhões de casos de dengue; mortes chegam a 1.937

UPA Cruz das Armas

Prefeitura funciona apenas com serviços essenciais no feriado desta quarta-feira

upgarden1

Vídeo mostra construção recente na UP Garden, que culpa cantor por desabamento