Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

PM se compromete a anular prova do curso de formação de sargentos

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

O Ministério Público da Paraíba (MPPB) e o Governo do Estado assinaram, na última quinta-feira (28), um termo de ajustamento de conduta (TAC), em que o comando-geral da PM se compromete a anular a etapa de realização da prova (exame intelectual) do edital 3/2017, relativo ao Curso de Formação de Sargentos (CFS). Com isso, todos os atos decorrentes dessa prova também serão anulados por decisão administrativa fundamentada. O novo exame intelectual do CFS será aplicado no dia 19 de agosto, sendo mantidos todos os termos do edital.

O TAC integra o inquérito civil público que foi instaurado pela Promotoria de Justiça de Defesa do Patrimônio Público da Capital, em razão de notícia deflagrada por mais de 100 candidatos sobre irregularidades na aplicação de provas, ocorrida no último dia 25 de fevereiro. Em função disso, foram realizadas audiências e a própria Polícia Militar determinou a suspensão de todos os efeitos dos procedimentos seletivos internos ocorridos na mesma data, com a imediata instauração de procedimento administrativo, em que foram observados aspectos graves que comprometeram a avaliação dos candidatos, com a anulação de grande número de questões.

O TAC mantém os atos administrativos anteriores relativos ao processo seletivo, no que se refere ao resultado da prova prática de música e, de forma ampla, à homologação das inscrições.

Outras seleções

Em relação às provas dos processos seletivos internos regidos pelos editais 2 e 4/2017, que compreendem o acesso ao Curso de Habilitação de Oficiais e ao Curso de Formação de Cabos, o comando-geral da PM assumiu a obrigação de publicar, em 30 dias, a convocação dos aprovados para as etapas seguintes, de exame de saúde e aptidão física.

Ficou definido ainda que caberá à Procuradoria-Geral do Estado analisar a inexecução parcial do contrato firmado com o Instituto de Desenvolvimento Institucional Brasileiro (IDIB) e adotar as providências administrativas para responsabilização civil e reparação de prejuízos ao Estado.

Todas as medidas adotadas pelo Estado da Paraíba, através do comando-geral da Polícia Militar, deverão ser informadas à promotoria de Justiça. O descumprimento do TAC resultará na aplicação de multa diária de R$ 1 mil, sem prejuízo das medidas judiciais cabíveis.

O ajustamento de conduta foi assinado pelo promotor de Justiça Adrio Leite; pelo comandante-geral da PM, coronel Euller Chaves; pelo presidente das comissões coordenadoras dos processos seletivos, coronel Jefferson Costa e Silva; pelo presidente da comissão de processo administrativo, coronel Joselito Maciel Alexandre; pelo diretor de gestão de pessoas da PM, tenente-coronel Hélio Firmino e pelo procurador do Estado, Wladimir Romaniuc Neto.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Após agressão, Ulisses Barbosa é internado e precisa de doação de sangue

Anteriores

rio agua FOTO Pixabay

Açude sofre rompimento em Bananeiras e Prefeitura abre acessos para moradores de comunidades

pista estrada FOTO Pixabay - Copia

Professora morre em acidente de moto na BR-412, em Serra Branca

ambulancia FOTO Pixabay

Carro capota na BR-230, em Santa Rita, e mulher é socorrida ao Hospital de Trauma

google FOTO Pixabay

MPF e DPU acionam Google por disseminação de discurso de ódio

policia federal viatura pf Foto Arquivo-Tomaz Silva-Agência Brasil

Bandidos explodem agência do Banco do Brasil em Pilar

neli santiago

Morre aos 92 anos Neli Santiago, da família fundadora das faculdades Facene e Famene

computador estudos FOTO Pixabay

Governo adia Concurso Unificado por causa de chuvas no Rio Grande do Sul

Operação Provérbios desarticula grupo envolvido em tortura e roubo no Sertão da PB

Operação Provérbios desarticula grupo envolvido em tortura e roubo no Sertão da PB

wallberviolencia

Deputado “paga” à esposa por “vale night”; entenda porque isso é violência

cachorro pitbull FOTO Pixabay

Policial é baleado após discussão com vizinho por causa de pitbull, em Bayeux