Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

O sacerdote é o homem da Palavra

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

No último dia 11, na Festa do Apóstolo São Barnabé, tive a graça de ordenar sacerdotes seis jovens, na Catedral Basílica de Nossa Senhora das Neves. Nessa ocasião festiva, pude compartilhar com os presentes sobre o que o povo espera da missão do sacerdote. A vocação sacerdotal é sempre um serviço a Deus em vista de um povo; o sacerdote coopera com a missão do Bispo – cabe-lhe, em comunhão com esse, o serviço de ensinar e de santificar o povo.

Mas afinal, o que o povo espera do padre? Quais as qualidades que o padre deve ter para servir a esse povo? O Apóstolo Barnabé, filho da Consolação, testemunha bem como deve ser o perfil de um sacerdote, se é que podemos falar dessa forma. O povo espera que os padres sejam homens bons e piedosos, cheios do Espírito Santo: “É que ele era um homem bom, cheio do Espírito Santo e de fé” (At 11, 24). Aqui podemos vislumbrar o testemunho possível dos homens que se consagram a Deus e ao povo. Eles devem se encher do anúncio de Cristo, fazer primeiro a experiência da Palavra transformadora de Deus para depois comunicá-la aos homens e mulheres deste tempo.

O ministro de Deus não pode seguir a lógica perversa das ideologias, tão efervescentes na atualidade, mas deve seguir a lógica do Evangelho, deve ser homem bom, na gratuidade e no amor desinteressado, principalmente com os mais pobres e com não-amados. Sobre as qualidades sacerdotais, o próprio testemunho do Apóstolo citado abre-nos um caminho; a outra qualidade é a da piedade – o padre deve ser um homem consagrado cheio do Espírito Santo. Uma vida piedosa só pode ser marcada pela vivência diária da oração – sem essa vivência o padre não será fiel ao seu chamado. A oração é um dever, um feliz dever, forjado na relação amorosa com aquele que nos amou por primeiro. A oração é um dever de amor, um tratado de amizade com Deus, um dever que não pesa, mas consola e impulsiona para a santidade.

Por fim, todo sacerdote tem a missão de santificar o povo de Deus, e o faz pelo ofício da oração (celebração da Santa Missa), da visitação e do testemunho de homem consagrado para as coisas de Deus, em vista das coisas humanas. A Igreja confia aos sacerdotes também a missão de comunicar a Palavra de Cristo, de pregá-la com o compromisso dos valores da vida, da família e da paz. O sacerdote não deve ser um triste pregador que fala de si e de suas ideias, mas deve pregar e testemunhar o que a Igreja ensina por meio de seu magistério e de sua tradição.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Exaustão, sobrecarga… por que não reconhecemos os nossos limites?

Presidente do PT é acusado de cometer etarismo contra Luiz Couto

Incidente no Restaurante Garden: entenda o que realmente aconteceu

Anteriores

rafaellared

Missão eleitoral triplicada para a advocacia

WhatsApp Image 2024-05-21 at 17.52.23

Com parecer de Daniella Ribeiro, é aprovado projeto que reconhece quadrilhas juninas como manifestação nacional

ruyabrae (1)

Ruy destina recurso pioneiro para combate a dependência química na Região de João Pessoa

WhatsApp Image 2024-05-21 at 15.23.13

Inácio Falcão lança pré-candidatura a prefeito e diz que Romero não é adversário de Bruno

TJPB lateral

Tribunal de Justiça publica editais para acesso ao cargo de desembargador

forumcabeelo (1)

Justiça absolve homem acusado de envolvimento na morte de lutador de MMA

Artesanato paraibano

Governo publica edital de programa que promove circulação de artistas da PB fora do estado

Antônio Neto prisão

Mentor de golpe milionário, Antônio Neto vai para prisão domiciliar na Argentina

cartaxo12

Internado, Luciano Cartaxo pode receber alta médica ainda hoje

Acidente na BR 230 deixa um motociclista morto

Motociclista morre após bater em traseira de caminhão na BR-230, em João Pessoa