Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

79 policiais civis foram diagnosticados com covid-19 na Paraíba

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Setenta e nove policiais civis da Paraíba foram diagnosticados com covid-19 e dois vieram a óbito, desde o início da pandemia, segundo informações repassadas pela Delegacia-Geral da Polícia Civil ao Ministério Público da Paraíba (MPPB). De março até o último dia 29 de junho, já foram testados 413 policiais, sendo que 334 tiveram o diagnóstico de Sars-Cov-2 descartado. Dos 79 policiais que tiveram o diagnóstico confirmado da doença, 65 já se recuperaram.

As informações quanto ao número de policias infectados e medidas de enfrentamento ao novo coronavírus nas corporações policiais foram solicitadas pelo promotor de Justiça Túlio César Fernandes Neves, que integra o Núcleo de Controle Externo da Atividade Policial (Ncap/MPPB).

Segundo ele, o órgão ministerial está acompanhando, desde o início da crise de saúde decorrente do novo coronavírus, as medidas que vêm sendo adotadas pelo Estado para prevenir o contágio de policiais civis e militares, bem como os tratamentos e a assistência que vêm sendo oferecidos aos policiais infectados pela doença. “Essas medidas são importantes para acompanhar os policiais que foram acometidos com a covid-19 e fiscalizar como estão sendo implementadas as medidas para a recuperação deles, pelas instituições das Policiais Civil e Militar”, ressaltou.

Medidas preventivas

Em resposta ao ofício enviado pelo Ncap, o delegado-geral da Polícia Civil, Isaías José Dantas Gualberto, falou sobre os esforços que vêm sendo empreendidos pelos diversos setores da Secretaria de Segurança e Defesa Social e pela Secretaria de Saúde do Estado para dispensação de tratamentos aos policiais civis afastados do trabalho por causa da covid-19.

Ele também informou as medidas de prevenção que vêm sendo adotadas desde 18 de março e que estão previstas na Portaria de número 41, publicada pelo gabinete da Delegacia-Geral da PC, como a substituição das reuniões presenciais por encontros virtuais/remotos; a orientação para que os policiais evitem contato físico entre si e que conduzam as viaturas com os vidros baixados; o afastamento por 14 dias dos policiais que chegaram de locais com transmissão comunitária do novo coronavírus; a proibição da frequência ao trabalho de policiais que apresentem sintomas gripais e o afastamento dos servidores da corporação com mais de 60 anos de idade.

Afastamentos

De acordo com o delegado-geral da PC, até o último dia 29 de junho, foram colocados em quarentena 76 servidores da corporação. Trinta e três ainda estão em isolamento domiciliar por se tratarem de casos confirmados de covid-19. Também foram afastados preventivamente do trabalho presencial, por se encontrarem em grupos de risco, 421 servidores da Polícia Civil do Estado.

Segundo o delegado-geral, assim que a chefia imediata é comunicada sobre a suspeita de infecção pelo novo coronavírus por parte do policial ou de familiar com o qual ele coabite, a Assessoria de Assuntos Estratégicos da Polícia Civil providencia o agendamento de testes para confirmar ou descartar a suspeita e o agente é afastado preventivamente. O teste para diagnóstico da covid-19 é disponibilizado gratuitamente pela Secretaria de Saúde.

Em relação aos policiais e demais servidores da corporação que estão em recuperação, foi informado também que o Núcleo de Saúde Ocupacional da Secretaria de Segurança Pública tem realizado o acompanhamento humanizado tanto dos que estão agendados para realização de teste, quanto dos que já tiveram o diagnóstico da doença confirmado. O monitoramento tem sido feito através da telemedicina, com contatos diários por chamadas de vídeo. Aos policiais e demais servidores da corporação estão sendo disponibilizados atendimento médico, psicológico, nutricional e fisioterapêutico. Eles também estão recebendo o apoio do setor de Assistência Social para conseguirem suas licenças perante a Junta Médica.

O Ncap também solicitou informações sobre o assunto ao comando da Polícia Militar da Paraíba e aguarda resposta.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Operação da PF apura fraudes em financiamentos no Pronaf

Morre em João Pessoa o empresário Manoel Bezerra, dono das pousadas Bandeirantes

Juiz determina continuidade do concurso de Bayeux, suspenso desde 2021

Anteriores

Cadeado, prisão

Justiça mantém prisão de médico que agrediu ex-esposa após audiência de divórcio

17115638376604643d0d721_1711563837_3x2_lg

Confiante em soltura, Robinho diz que passará a Páscoa em casa, segundo agentes

joaocampina

Montadora e Centro de Distribuição garantem investimentos de R$ 100 milhões e geração de 500 empregos em Campina Grande

unnamed-2-3

Luiz Couto declara apoio à pré-candidatura de Luciano Cartaxo em João Pessoa

ilamiltonsimplicio

Médico é preso em Piancó por agredir ex-esposa ao sair de audiência de divórcio

pagamentos1

Creci-PB: Prazo para pagar anuidade 2024 pelo valor original termina domingo

Luciano Cartaxo 2

Cartaxo diz que PT abre diálogo para candidatura  com perspectiva de vitória

Ruy, Vené, Efraim e Pedro no evento de apoio a Ruy

MDB e União Brasil Oficializam apoio a pré-candidatura de Ruy Carneiro em JP

Mãe de santo denuncia racismo religioso

MP notifica Uber após denúncia de racismo religioso praticado por motorista contra mãe de santo

renangiucelia (1)

Parceria entre CREA-PB e Mútua gera benefícios aos profissionais