Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Wellington Farias será homenageado no Caminhos do Frio em Serraria

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

O jornalista Wellington Alexandre de Farias será homenageado na Rota Cultural Caminhos do Frio em Serraria, que acontecerá de 29 de julho a 4 de agosto. O Ponto de Cultura Roberto Luna e a Escola de Música Genaldo Cunha Lins montaram uma programação especial que contará com recitais de música com instrumentos de corda e de sopro por ex-alunos de Wellington, bem como de poesia, além do lançamento dos livros “A princesa do Brejo” e “O poeta e as margaridas”, do escritor e jornalista José Nunes, também nascido na terrinha.

A programação cultural do Caminhos do Frio em Serraria foi divulgada, na noite de quinta-feira (13), pelo prefeito Petrônio Caboclo, durante o lançamento da Rota Cultural deste ano no município de Pilões.  O prefeito destacou as atividades que acontecerão na Casa de Wellington Farias, no dia 3 de agosto, a partir das 10h30, com a realização de uma Oficina de Leitura sobre a Obra do escritor paraibano Ariano Suassuna, que será ministrada pela professora Marineuma Oliveira.

À tarde, a programação terá início às 14 horas, com a apresentação do Recital de Música com os ex-alunos que estudaram a teoria musical e as técnicas de violão com Wellington Farias. Logo depois, às 15h, será a vez do Grupo Poética Evocare fazer o seu Recital de Poesia “Horizonte Mirado na Lupa”, baseado em antologia organizada pelo poeta Lau Siqueira, só com poetas paraibanos ou radicados na Paraíba. A Oficina de Leitura e a apresentação do Poeta Evocare é financiado com recursos da Lei Paulo Gustavo.

Às 16 horas, será a vez do jornalista e membro da Academia Paraibana de Letras, José Nunes, lançar os seus livros “A princesa do Brejo”, que faz alusão a histórias da cidade de Serraria, e “O poeta e as margaridas”. José Nunes foi contemporâneo de Wellington Farias na Escola Francisco Duarte.

E concluindo a programação do dia 3 de agosto, às 17 horas, os ex-alunos que tocam instrumentos de sopro se apresentação com o seu Recital de Música.

“O legado de Wellington Farias vem sendo levado a frente pelo ex-aluno Janilson Fialho, que vem dando aulas de violão. Dois novos alunos também participarão da programação e tocarão peças duas peças clássicas, cada”, informou a jornalista Eloise Elane, viúva de Wellington. Além das aulas de música, Janilson também cuida do acervo da Biblioteca deixada pelo jornalista e formou o grupo de Leitura Confraria das Traças, que no momento está lendo e analisando o livro Memórias Póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis.

Breve História

Wellington Alexandre de Farias nasceu em Serraria no dia 9 de setembro de 1956 e faleceu no dia 16 de outubro de 2022, em João Pessoa. Conhecido como Leto de seu Sales e também pelo apelido de Carvãozinho, o jornalista foi morar na Capital paraibana em 1972, junto com sua mãe, dona Ceiça, e seus irmãos Wilton e William. Os irmãos mais velhos, Wallace e Watson já eram casados e moravam em Salvador e São Paulo, respectivamente.

Por determinação de sua mãe, que cedeu a casa da família para a irmã e o cunhado morarem, Wellington Farias só voltou à Serraria 30 anos depois, quando a tia Otília já havia falecido e o tio afim, Joaquim Raimundo, passou a morar com os filhos.

Em seu retorno à Serraria, Wellington encontrou crianças e adolescentes jogando bilhar em ambientes onde adultos bebiam e fumavam. Preocupado com o futuro desses jovens e com formação em música pelo Conservatório de Música Antenor Navarro, decidiu abrir uma escola de violão, com ensino de leitura de partitura em 2004. Depois, Wellington contratou um professor particular para lhe ensinar trompete, para que pudesse repassar as aulas aos jovens interessados em aprender instrumento de sopro.

Programação do Caminhos do Frio em Serraria:

Sábado (3 de agosto)

– 10h30 – Oficina de Leitura

Tema: A Obra de Ariano Suassuna

Ministrante: Profa. Doutora Marineuma Oliveira – Coordenadora do Grupo Poética Evocare

– 14 horas – Recital de Música dos Ex-alunos de Wellington Farias (Violão)

– 15 horas – Apresentação do Grupo Poética Evocare (Apresentação realizada com recursos da Lei Paulo Gustavo).

Tema: Horizonte Mirado na Lupa (Baseado em antologia organizada pelo poeta Lau Siqueira, só com poetas paraibanos ou radicados na Paraíba)

– 16 horas – Lançamento dos livros “A princesa do Brejo” e “O poeta e as margaridas”

Autor: José Nunes – Jornalista e membro da Academia Paraibana de Letras

– 17 horas – Recital de Música dos Ex-alunos de Wellington Farias (Instrumentos de sopro)

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Taioba Discos inaugura primeira loja física em JP com Soft Opening exclusivo

Banco do Nordeste nomeia novo superintendente na Paraíba

Prefeito paraibano fala de “infelicidade” de ter filhos autistas e servidora acrescenta: “São doidos”

Anteriores

WhatsApp Image 2024-07-23 at 18.03.33

Agência Francesa: Cícero e Dinho assinam termo para empréstimo de 55 milhões de euros

In this photo illustration being displayed one hundred and two hundred reais bills and a one reais coin highlighted. The Real is the current money in Brazil.

Pesquisa revela que 40% dos paraibanos estão inadimplentes

Mariana-Thomaz

Pena de Johannes Dudeck é aumentada para 34 anos e seis meses

Corrida-do-Bob-Esponja-acontecera-no-dia-28-de-jul0017396700202407150610-3

Imagineland 2024 terá ônibus gratuito para transporte do público, em João Pessoa

aaaa

Criança de 4 anos morre atropelada por caminhão após descer de van, na rodovia PB-073

1280x962-20230626174815-Inscrições para o Prouni começam nesta terça-feira

Inscrições para processo seletivo do Prouni começam nesta terça

Foto - Cofeci Refoma Tributária Comissão

Reforma tributária: Presidente do Cofeci celebra conquista histórica

Gervásio e o prefeito de Mataraca, Egberto Madruga

Gervásio Maia participa de reunião na Sudene e destaca aprovação de financiamento

João Pessoa empregos

Ministério do Turismo inclui João Pessoa e Campina entre as Cidades Criativas do Brasil

OAB, vaga de desembargador

OAB-PB registra 21 candidaturas nas eleições para desembargador do TJ; confira a lista