Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Wallber Virgulino ataca trabalho feito por alunos em escola e professor se queixa de censura

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Um trabalho realizado por um professor e alunos do colégio Sesquicentenário, dentro da área de humanas, virou alvo de ataques do deputado Wallber Virgulino (Patriotas) nas redes sociais. Em postagens feitas em seu perfil no instagram, o parlamentar diz que a educação na Paraíba virou caso de polícia e afirma que o colégio Sesquicentenário, onde o trabalho está sendo feito, foi tomado pela “anarquia”.

Nas postagens Wallber diz que a Secretaria de Educação do Estado deve tomar providências urgentes e que o Ministério Público da Paraíba (MPPB) deveria conversar com “a direção que não sabe mais o que fazer para conter essa situação”.

O professor Renan Palmeira, que coordena o trabalho dentro da disciplina de sociologia, explicou que o trabalho questionado por Wallber faz parte da discussão envolvendo temáticas dos movimentos sociais nas turmas do primeiro e segundo ano do Ensino Médio, previsto na grade curricular da disciplina.

Os alunos tinham liberdade de escolher os temas que quisessem trabalhar e discutir em sala de aula. Os temas abordados, escolhidos pelos alunos, envolveram movimentos feministas, LBGT, movimento negro, ambientalistas, canabidiol, entre outros.

Renan disse que desde ontem foi surpreendido com postagens de Wallber Virgulino, onde segundo ele foram retirados pontos de apenas alguns cartazes, questionando o trabalho com um discurso extremamente repressor, ameaçador de um trabalho pedagógico.

“Meu trabalo não é de apologia a nenhuma ideologia, é um trabalho de problematização das temáticas propostas pelos alunos de uma forma respeitosa”, afirmou.

Ele acusa o deputado, inclusive, de postar em seu Instagram aspectos que não fazem parte do trabalho, “distorcendo toda a realidade do trabalho e reforçando o discurso de perseguição ao professor, ao educador, a disciplina e ao trabalho que está sendo feito”.

Ele disse que vai acionar judicialmente Wallber Virgulino por calúnia e difamação. “Estou me sentindo coagido, porque está havendo difamação. Estou e sentindo censurado por essas postagens feitas de forma extremamente tendenciosas. São fake news, que distorcem a realidade do que foi trabalhado de fato em sala de aula”, disse Renan.

Ele ressaltou que é previsto a liberdade do professor para trabalhar com as temáticas propostas.

Renan disse também que em nenhum momento o parlamentar procurou a escola para tentar esclarecer

Direção do Sesquicentenário

Em nota a direção da escola disse que o conteúdo das temáticas trabalhadas referente a movimentos sociais está previsto na grade curricular da disciplina, presente no livro didático. “Possibilitando um ensino democrático e inclusivo, foi utilizado apresentações de cartazes com temáticas de novos movimentos sociais, permitindo aos alunos a escolha dos seus temas e interagir com o restante da turma”.

Diz ainda que nas apresentações se configurou um clima de debates e de análises coletivas sobre o temas de forma positiva, possibilitando uma educação crítica, pautada na prática da cidadania e no respeito a diversidade humana e aos direitos fundamentais.

O ParlamentoPB tentou ouvir o deputado Wallber Virgulino, mas ele não atendeu as ligações.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Operação da PF apura fraudes em financiamentos no Pronaf

Morre em João Pessoa o empresário Manoel Bezerra, dono das pousadas Bandeirantes

Juiz determina continuidade do concurso de Bayeux, suspenso desde 2021

Anteriores

Taxi 1

Taxista é preso suspeito de estuprar menina de 10 anos em João Pessoa

Renegociação de dívidas, freepik

Procon-PB realiza a partir de 2ª feira mutirão de renegociações de dívidas em JP

PMJP 21

Prefeitura de João Pessoa altera horário de expediente, que passa a ser de 8h às 14h

PRF fiscalização

Caminhoneiro é flagrado pela PRF portando nove comprimidos de rebite

Luciano Cartaxo 2

Luciano Cartaxo agradece apoio de Couto e fala como como pré-candidato novamente

Caixa econômica 22

Bancos funcionam normalmente hoje e fecham na sexta-feira

Dívidas, consulta

Governo prorroga Desenrola pela segunda vez; prazo vai até 20 de maio

Mercado em JP

Veja funcionamento dos mercados, feiras e shoppings populares nesta quinta e sexta-feira

Bica 1

Bica abre nesta quinta e sexta-feira e promove caça aos ovos no Sábado de Aleluia

Cadeado, prisão

Justiça mantém prisão de médico que agrediu ex-esposa após audiência de divórcio