Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Vital garante implantar centros para tratamento de crianças autistas em toda PB

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
O candidato a governador da Paraíba pela Coligação Renovação de Verdade (PMDB-PT), Vital do Rêgo, garantiu que, eleito, vai implantar na Paraíba uma rede de centros especializados no tratamento de crianças inseridas no chamado Transtorno do Espectro Autista. Segundo ele, a iniciativa vai beneficiar pais de crianças e adolescentes autistas de todo o Estado que, hoje, estão impossibilitados de ter um acompanhamento dos seus filhos.
 
Vital lembrou que o tratamento para crianças autistas é feito em entidades como as AMAs – Associações de Amigos dos Autistas -, e que a Paraíba, atualmente, conta com apenas duas unidades, uma em João Pessoa e outra em Campina Grande – esta inaugurada recentemente.
 
Ele disse que, apesar dos esforços de pais de autistas para garantir tratamento aos seus filhos, nas AMAs e em outras entidades que têm o mesmo objetivo (João Pessoa conta com outras entidades, como a ASAS, por exemplo, mas Campina Grande não) faltam vagas suficientes para garantir acompanhamento de quem precisa em todo o Estado.
 
“Conheço de perto as necessidades de uma criança autista e o que a Medicina coloca como métodos com eficiência cientificamente comprovada, como o TEACCH, o ABA e o PECS. Esses métodos exigem, por exemplo, a disponibilização de profissionais especializados, que devem ser capacitados para o atendimento individual das crianças. Isso dificulta a disponibilização do atendimento nas AMAs para todas as crianças que precisam do acompanhamento”, afirmou vital.
 
Vital disse que a sua proposta é formalizar convênios com as AMAs de Campina Grande e de João Pessoa para a capacitação dos profissionais, que serão disponibilizados pelas prefeituras, em convênio com o Estado. “O Estado entra com a estrutura física e a capacitação. As prefeituras com os educadores. A manutenção será fruto de um convênio. Assim, vamos garantir tratamento adequado para as crianças autistas da Paraíba”.
 
Há cerca de 10 anos, a ONU estimava a existência de uma criança com autismo para cada grupo de mil. Hoje a estimativa é de uma criança para cada grupo de 55. O aumento, segundo especialistas, ocorre por conta do diagnóstico, que antigamente não era tão fácil de se obter. Mas há profissionais que garantem a existência, igualmente, de um aumento na incidência de crianças autistas em todo o mundo.
 
Eis algumas características das crianças autistas: dificuldade de relacionamento com outras crianças; ausência ou atraso de fala ou de linguagem; riso inapropriado; pouco ou nenhum contato visual; aparente insensibilidade à dor; perceptível hiperatividade ou extrema inatividade; rotação de objetos; ausência de resposta aos métodos normais de ensino; insistência em repetição; resistência em mudança de rotina; não tem real medo do perigo (consciência de situações que envolvam perigo), dentre outras.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

TSE sessão 25 de abril de 2024

Ex-secretário de Malta fez transporte irregular de eleitores, confirma TSE

cofeciromulo

Cofeci sugere a Arthur Lira lei que fomente o acesso à locação de imóveis

concurso

MPPB recomenda reabertura de inscrições do concurso de Juripiranga

Trauma de CG 2

Médicos erram e operam perna errada de criança no Trauma de Campina; equipe é afastada

Valdiney Gouveia, eleição

Valdiney Gouveia deseja “sorte e sabedoria” a Terezinha e Mônica

Energia, Consumo de energia

Em tempos de calorão, confira mitos e verdades para evitar desperdício de energia

Sabadinho bom, no centro

Sabadinho Bom deste final de semana vai ter choro e samba com ‘Os Mulatos’

tales-almeida-presidio

Exoneração do diretor do presídio de Cajazeiras é publicada; Tales Alves segue preso

terezinhamonicavencem

Terezinha e Mônica são as mais votadas na UFPB, que mantém Valdiney em 3º

centrodevivenciaverde (1)

Eleição da UFPB: Parcial mostra Terezinha e Mônica em 1º lugar e apoiadores “provocam” Valdiney