Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Vice-presidente do CRM-PB defende isolamento contra coronavírus: “Melhor estar pobre do que morto”

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

O vice-presidente do Conselho Regional de Medicina da Paraíba (CRM-PB), Antônio Henriques, deixou uma mensagem que ele mesmo considera dura, mas necessária. Em entrevista ao Tambaú Debate, nesse sábado (4), o dirigente declarou que durante a pandemia do novo coronavírus “é melhor a gente estar pobre e pronto para se recuperar do que estar morto.”

Ele defendeu o isolamento social e pediu paciência às pessoas. “Por maior que seja o esforço das autoridades, se a população não permanecer em casa, a estrutura (de Saúde) não será suficiente. Então a gente reforça o pedido pelo isolamento social, pela paciência das pessoas.”

Segundo o vice-presidente do CRM-PB, “o momento é de tensão, sobretudo. Tensão diante de um inimigo desconhecido ou muito pouco conhecido que se avizinha de todos nós. Mas temos um sentimento de querer ajudar e estudar. Um sentimento de que, mais do que nunca, a sociedade precisa da atuação da classe médica que está com toda a disposição para o atendimento e enfrentamento dessa pandemia.”

Ele disse que os profissionais de Saúde estão sendo preparados com informação e proteção. “Antes de mais nada, com informação. É muito importante que os profissionais estejam conscientes, orientados a respeito de quando usar o equipamento de proteção individual (EPI) e que equipamento usar para cada situação. Porque o equipamento de uma pessoa que está atendendo o público em geral não é o mesmo utilizado por um médico na UTI ou por um anestesiologista na hora de fazer uma entubação, por exemplo, que precisa ser um equipamento muito mais complexo. Nós estamos dispostos a ir para a guerra, mas a gente precisa do armamento para ir à guerra. Não dá para ir somente de peito aberto.”

Antônio Henriques elogiou o trabalho do ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta. “O ministro Mandetta tem conduzido esse momento de maneira magistral. A gente tem que aplaudir essa verdadeira revelação que surgiu aí no Ministério (da Saúde). O ministro vinha fazendo uma gestão bastante discreta, não era uma gestão muito midiática. Mas no momento em que mais precisamos ele tem mostrado muita sobriedade, serenidade e uma capacidade gerencial muito importante.”

E também elogiou o desempenho do secretário de Estado da Saúde, Geraldo Medeiros. “Doutor Geraldo Medeiros é velho conhecido nosso em Campina Grande. Doutor Geraldo foi diretor do Hospital de Trauma de Campina Grande e teve uma gestão extremamente exitosa durante sua passagem (pelo hospital). Então não é surpresa para nenhum de nós a capacidade gerencial de Geraldo Medeiros que tem sido demonstrada também na condução da organização do Estado junto com o secretário executivo, Daniel Beltrammi. Eles têm feito um bom trabalho. Isso tem se refletido com a restruturação das unidades.”

Veja a entrevista completa

 

 

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

hospitalpadrealfredobarbosa (1)

Cabedelo: Hospital Municipal passa a atender urgência, emergência, Raio X e Ultrassom

gervasioliderancas (1)

Gervásio debate desafios e oportunidades com principais lideranças políticas e empresariais

ospotiguarasnorio2013

Justiça Federal dá vitória aos potiguaras de Monte Mor em ação contra Funai e União

jorgeca

“Jorge da Capadócia”, primeiro filme mundial sobre São Jorge, entra em cartaz

feretroagassiz (1)

Família, amigos e autoridades se despedem de Agassis Almeida durante velório

sergioqueoroz (1)

Apesar de aceitar vice, Sérgio comenta eventual escanteio e garante que não aceita polarização

micheleramalhofpf (1)

Presidente da FPF organiza encontro entre OAB Nacional e CBF

Centro-Administrativo-pb-640x388

Pagamento dos salários de abril dos servidores estaduais será efetuado dias 29 e 30

daniellafatima (3)

Liderança feminina é tema de painel que reúne senadora, advogadas e desembargadora

dinheiro-ab

INSS começa a pagar primeira parcela do 13º na quarta-feira; veja calendário