Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Vereador presta solidariedade a enfermeira criticada por “fingir” aplicar vacina; veja

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Um vídeo mostrando a enfermeira Érica de Oliveira Sousa aplicando uma vacina contra a Covid-19 em um idoso no IFPB de Jaguaribe no último sábado, 3, viralizou dias atrás em João Pessoa. Isso porque o movimento feito por ela para injetar o imunizante foi tão sutil que quase não pôde ser percebido. A partir desse registro, muitas pessoas passaram a criticar a profissional de saúde, acusando-a de “fingir” a aplicação da vacina. Hoje, o vereador Marcos Henriques (PT) prestou solidariedade a Érica.

“Jamais podemos esquecer o trabalho sério do pessoal da área de saúde do nosso país. Enfermeiros e enfermeiras estão prestando um serviço extraordinário à população e eu queria parabenizá-los por isso. No caso de Érica, ela aplicou a vacina e ela é uma excelente profissional. Espero que ela não tenha nenhum tipo de problema e me solidarizo com Érica de Oliveira”, disse Marcos na sessão desta terça-feira, 6, da Câmara Municipal de João Pessoa.

Ele completou que a enfermeira tem um extenso currículo de serviços prestados à população, sendo muito querida e respeitada pelos colegas de profissão e nos locais por onde passou. “Ressaltamos que o momento é de empatia e cuidado consigo mesmo e com o próximo, portanto precisamos ter cuidado e precaução ao apontar a dedo para profissionais que estão ajudando a salvar milhares de vidas. Sigamos propagando valores de respeito e amor ao próximo”, comentou Marcos Henriques.

Por causa da repercussão do vídeo, a Prefeitura de João Pessoa emitiu uma nota na qual informou que não teve qualquer denúncia neste sentido após quase 140 mil doses aplicadas e que iniciou um rigoroso processo de apuração depois que tomou conhecimento do caso.

“As imagens à primeira vista sugerem dúvida da aplicação da vacina pela rapidez com que a técnica de enfermagem faz o procedimento, baixa qualidade do vídeo e o fato de a profissional não exibir com clareza a seringa em dois momentos (antes e depois) para a pessoa que captava as imagens. Tal procedimento (exibir a seringa) é recomendado pela Direção de Imunização reiteradas vezes para impedir dúvidas.

Desde a denúncia, a Secretaria de Saúde do Município tratou de ouvir as partes envolvidas para, através de um procedimento administrativo, esclarecer dúvidas sobre a imunização ou não do paciente. A técnica responsável pela vacina é uma profissional com 13 anos de serviços prestados ao município, sem relatos de desvio de conduta na sua atuação. Também foi solicitada a Secretaria de Comunicação Social que fizesse uma análise minuciosa do vídeo e o resultado é o encaminhado em anexo a esta nota.

Nas imagens em câmera lenta e super zoom é possível ver a movimentação do êmbolo da seringa e consequente esvaziamento da mesma, colocando um fim na dúvida sobre a imunização do paciente.

Mesmo diante das imagens mais que esclarecedoras, a Prefeitura vai acompanhar o paciente para que após o prazo em que se espera o início da imunização, o mesmo passe por exames para comprovar a eficácia do procedimento.

Reiteramos que é direito do imunizado e de sua família exigirem ver a seringa antes de depois da aplicação, bem como captar as imagens para posterior conferência.

Seguiremos atentos a tais fatos, tratando os mesmos com clareza e transparência”.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

centrodevivenciaverde (1)

Eleição da UFPB: Parcial mostra Terezinha e Mônica em 1º lugar e apoiadores “provocam” Valdiney

presidio-regional-de-cajazeiras (1)

Rebelião após prisão de diretor do presídio de Cajazeiras é contida

camaradeformosa (1)

Vereadores aumentam salários para R$ 17 mil e reclamam: “Se fosse R$ 300 mil não dava”

168970670164b6e0cd674fd_1689706701_3x2_lg

Wegovy chegará às farmácias brasileiras no segundo semestre de 2024

bolsaatleta (1)

João Azevêdo contempla 548 atletas, paratletas e técnicos com Bolsa Esporte

39graus

Calor: Temperaturas podem chegar a 39°C na Paraíba nesta sexta

Roberto D’Horn Moreira Monteiro de Franca Sobrinho

Roberto D’Horn toma posse pela segunda vez no TRE da Paraíba

wifi (1)

Passageiros terão wi-fi gratuita no Terminal do Valentina Figueiredo a partir de sábado

Caepep

Defensoria garante liberdade a paraibana encarcerada com filho recém-nascido

cidaramos1_resized (2)

PT marca data para decidir sobre situação de João Pessoa; Cida crê em candidatura própria