Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Vereador presta solidariedade a enfermeira criticada por “fingir” aplicar vacina; veja

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Um vídeo mostrando a enfermeira Érica de Oliveira Sousa aplicando uma vacina contra a Covid-19 em um idoso no IFPB de Jaguaribe no último sábado, 3, viralizou dias atrás em João Pessoa. Isso porque o movimento feito por ela para injetar o imunizante foi tão sutil que quase não pôde ser percebido. A partir desse registro, muitas pessoas passaram a criticar a profissional de saúde, acusando-a de “fingir” a aplicação da vacina. Hoje, o vereador Marcos Henriques (PT) prestou solidariedade a Érica.

“Jamais podemos esquecer o trabalho sério do pessoal da área de saúde do nosso país. Enfermeiros e enfermeiras estão prestando um serviço extraordinário à população e eu queria parabenizá-los por isso. No caso de Érica, ela aplicou a vacina e ela é uma excelente profissional. Espero que ela não tenha nenhum tipo de problema e me solidarizo com Érica de Oliveira”, disse Marcos na sessão desta terça-feira, 6, da Câmara Municipal de João Pessoa.

Ele completou que a enfermeira tem um extenso currículo de serviços prestados à população, sendo muito querida e respeitada pelos colegas de profissão e nos locais por onde passou. “Ressaltamos que o momento é de empatia e cuidado consigo mesmo e com o próximo, portanto precisamos ter cuidado e precaução ao apontar a dedo para profissionais que estão ajudando a salvar milhares de vidas. Sigamos propagando valores de respeito e amor ao próximo”, comentou Marcos Henriques.

Por causa da repercussão do vídeo, a Prefeitura de João Pessoa emitiu uma nota na qual informou que não teve qualquer denúncia neste sentido após quase 140 mil doses aplicadas e que iniciou um rigoroso processo de apuração depois que tomou conhecimento do caso.

“As imagens à primeira vista sugerem dúvida da aplicação da vacina pela rapidez com que a técnica de enfermagem faz o procedimento, baixa qualidade do vídeo e o fato de a profissional não exibir com clareza a seringa em dois momentos (antes e depois) para a pessoa que captava as imagens. Tal procedimento (exibir a seringa) é recomendado pela Direção de Imunização reiteradas vezes para impedir dúvidas.

Desde a denúncia, a Secretaria de Saúde do Município tratou de ouvir as partes envolvidas para, através de um procedimento administrativo, esclarecer dúvidas sobre a imunização ou não do paciente. A técnica responsável pela vacina é uma profissional com 13 anos de serviços prestados ao município, sem relatos de desvio de conduta na sua atuação. Também foi solicitada a Secretaria de Comunicação Social que fizesse uma análise minuciosa do vídeo e o resultado é o encaminhado em anexo a esta nota.

Nas imagens em câmera lenta e super zoom é possível ver a movimentação do êmbolo da seringa e consequente esvaziamento da mesma, colocando um fim na dúvida sobre a imunização do paciente.

Mesmo diante das imagens mais que esclarecedoras, a Prefeitura vai acompanhar o paciente para que após o prazo em que se espera o início da imunização, o mesmo passe por exames para comprovar a eficácia do procedimento.

Reiteramos que é direito do imunizado e de sua família exigirem ver a seringa antes de depois da aplicação, bem como captar as imagens para posterior conferência.

Seguiremos atentos a tais fatos, tratando os mesmos com clareza e transparência”.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Morre em João Pessoa o empresário Manoel Bezerra, dono das pousadas Bandeirantes

Juiz determina continuidade do concurso de Bayeux, suspenso desde 2021

STJ determina que plano de saúde não é obrigado a fornecer canabidiol

Anteriores

fp1 (1)

Curtas paraibanos revisitados em duas mostras no Brasil e Estados Unidos

unimedjp_compressed

ALPB discute falta de atendimento de planos de saúde a autistas nesta terça

ruyeppedro

Pedro garante apoio a Ruy e diz que João Pessoa precisa mudar de prefeito

georgesobrado

Presidente da Famup George Coelho será candidato a prefeito de Sobrado pelo PSB

Dinheiro

Prefeitura de Cabedelo oferece isenção de IPTU e ITBI a famílias com imóveis do Minha Casa, Minha Vida

curraldecima (1) (1)

Prefeitura de Curral de Cima nega irregularidades e diz que denúncias são de 2021

daniellacaixa (1)

Com empenho de Daniella Ribeiro, João Pessoa ganha mais uma agência da Caixa

poetasdesusa

Poetas de Sousa lançam coletânea de poesias

Oswaldo. Montenegro (2) (1)

Oswaldo Montenegro faz show com orquestra nesta sexta no Teatro Pedra do Reino

psb1

Candidatos à reeleição, prefeitos de Tavares e São Domingos se filiam ao PSB