Veneziano entrega decoração natalina de Campina Grande

Numa noite marcada pela emoção e pelas cores das luzes que adornam diversos pontos da cidade, o prefeito de Campina Grande, Veneziano Vital do Rêgo entregou na noite desta sexta-feira, 11, a decoração natalina da cidade. A solenidade festiva aconteceu no largo do Museu do Algodão e teve a participação da Orquestra Sinfônica Santa Ana do município do Congo, além das presenças do deputado federal Vital Filho; Ana Cláudia Vital do Rêgo, representando o Governador José Maranhão; vereador Fernando Carvalho, além do Papai Noel e da Mamãe Noel.

Antes dos discursos das autoridades, a filarmônica da cidade do Congo, formado por 32 componentes com idade entre oito a 25 anos de idade, executou músicas natalinas e também do cancioneiro popular. Um belo show pirotécnico encheu a noite campinense de muitas cores.

O secretário de Educação e Cultura, Flávio Romero, destacou o Projeto Natal dos Santos como sendo uma iniciativa intersetorial que integra várias Secretarias e que busca a valorização da cultura e dos artistas locais através do espetáculo Auto de Natal: “Esse projeto não é meu, não é de Veneziano e de nenhum Secretário; e é de todos nós, de Campina Grande. Num passado bem recente, pessoas faziam projetos pela Prefeitura que depois se transformavam em iniciativas particulares, uma vergonha que merece a reprovação de todos”.

Tanto o secretário de Desenvolvimento Econômico, Alex Azevedo, bem como a Secretária de Interiorização, Ana Cláudia, destacaram a integração da Prefeitura Municipal e Governo do Estado no Natal dos Sonhos, “parceria essa que era negada pelo gestor anterior, num total desrespeito aos campinenses que eles dizem tanto que amam”, enfatizaram os auxiliares.

Já o deputado Vital Filho falou do sentimento do Natal, relembrou dos tempos quando era criança, ao lado dos irmãos e do pai e constava na época as belas luzes na cidade: “Campina vive um momento excepcional pelas realizações do prefeito Veneziano nas mais variadas áreas e na concepção do Natal dos Sonhos”.

O prefeito Veneziano, por sua vez, fez um retrospecto das edições anteriores do Natal dos Sonhos, destacando a ausência do Governo do Estado na gestão passada e também recordou que quando era criança ia com a família ver a ornamentação de Natal no Distrito Industrial: “mas os prefeitos seguintes nada fizeram no Natal e deixaram a cidade às escuras no período do Nascimento de Jesus”.

Mais à frente o prefeito lamentou que o comércio não esteja ainda integrado ao Projeto: “sinceramente, esperava que as lojas estivessem decoradas, que as entidades de classe participassem mais ativamente, pois isso seria preponderante para a atração de mais clientes e para tornar a cidade ainda mais bela do que está”.

FESTIVAL DE CORES – O Projeto Natal dos Sonhos, que conta com o apoio do Governo do Estado, do Conselho das Mulheres Empresárias e fruto de empenho do deputado federal Vital Filho, materializa-se em 120 mil microlâmpadas, 860 projetores coloridos, 1.800 lâmpadas estrobo (pisca-pisca rápido), 1.240 adornos de grande, médio e pequeno porte, milhares de quilômetros de mangueiras luminosas (em cada metro dessa mangueira constam 35 lâmpadas). Castelo, estrelas, pingentes, pinheiros completam a decoração cênica nas avenidas, praças e monumentos da cidade.

Na versão 2009, mais quatro pontos da cidade estão recebendo decoração especial: a Feira da Prata, o viaduto Elpídio de Almeida, a Pirâmide do Parque do Povo e o Museu do Algodão. A decoração natalina também poderá ser conferida em outras localidades, a exemplo das Avenidas Manoel Tavares, Floriano Peixoto, Brasília e Portugal, Praças José Américo, da Fiep, Clementino Procópio e Praça da Bandeira, Parque da Criança, Parque Evaldo Cruz (Açude Novo), Açude Velho, com destaque para o monumento dos Tropeiros da Borborema, BR-230, Giradouro Raimundo Asfora e o Posto Berro D’água, além do Papai Noel gigante que está montado no espaço do antigo Posto Berro D’água, às margens do Açude Velho. O boneco mede 14 metros de comprimento por 3,5 metros de altura.

 

Comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.