Veneziano disputa vice-presidência do Senado Federal

O senador paraibano Veneziano Vital do Rêgo (MDB) disputa hoje à tarde a primeira vice-presidência do Senado Federal. A escolha dos 10 nomes que acompanharão o novo presidente da Casa, Rodrigo Pacheco, se dará a partir das 14h. São dois vice-presidentes, quatro secretários e quatro suplentes.

A composição da Mesa deve respeitar, tanto quanto possível, a proporcionalidade entre as bancadas partidárias. A eleição será conduzida por Pacheco e os votos são secretos, assim como na escolha do presidente.

O 1º vice-presidente é o substituto imediato do presidente nas suas ausências, seguido pelo 2º vice-presidente. O 1º secretário é o principal responsável pela condução administrativa do Senado. O 2º secretário tem como atribuição específica a ata das sessões secretas. O 3º e o 4º secretários auxiliam na condução de algumas sessões. Os quatro suplentes substituem os secretários.

Os membros da Mesa, com exceção dos suplentes, compõem a Comissão Diretora do Senado, que se encarrega da organização e do funcionamento da Casa e da redação final de todas as proposições que são aprovadas pelos senadores.

 

com Agência Senado

Comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.