Vacinas contra Covid-19 serão distribuídas a partir das 7h desta terça na PB

Uma aeronave da Azul deve pousar no fim da noite de hoje no Aeroporto Castro Pinto vinda de Vitória no Espírito Santo trazendo à Paraíba a primeira remessa das vacinas contra a Covid-19. O governador da Paraíba, João Azevêdo (Cidadania) adiantou que ainda na madrugada haverá a separação da quantidade de vacinas a serem enviadas a cada município e entre 7h e 8h desta terça-feira, 19, o imunizante começará a ser distribuído para todas as regiões do Estado.

“Estamos vivendo um momento especial que coroa nossos esforços. A grande luta dos governadores foi para fazer que o Ministério da Saúde entendesse que a vacina Coronavac precisava estar no plano de imunização. Nós já sabíamos da disponibilidade de uma quantidade de doses para começar a vacinação”, disse o governador. Para ele, o atraso do Ministério da Saúde na destinação das vacinas não comprometerá o processo de imunização: “Todos temos ansiedade para começar imediatamente, mas a diferença entre distribuir hoje de madrugada e amanhã de manhã não será grande”.

João Azevêdo adiantou que o Estado da Paraíba vai promover uma campanha de incentivo à vacinação: “Isso deveria ter sido feito pelo Ministério da Saúde. A verdade é essa. Mas, é um verdadeiro absurdo que alguém faça campanha contra a vacinação. As vacinas já salvaram milhões de vidas no mundo todo. As pessoas não conseguem entender o que é eficácia e dizem que não tomarão uma vacina com 50% de eficácia. Mas, ela é 100% eficaz para casos graves. Isso evita que um paciente precise ser intubado. Se alguém em sã consciência não tomar a vacina, é incompreensível. Precisamos ter responsabilidade com a população”, comentou ele, classificando de “marginais” aqueles que disseminam “fake news” contra a vacinação contra o novo coronavírus. “A vacina é segura e a Anvisa já atestou isso”.

A quantidade de vacinas destinada a cada município é decidida pelo Ministério da Saúde e toma como base os dados demográficos do IBGE.

A previsão inicial era de que a chegada das vacinas aconteceria às 15 horas desta segunda-feira, 18. Mas, o Ministério da Saúde mudou horários dos voos de entregas de vacinas para os estados. A pasta fez mais de uma vez alterações entre a madrugada e o início da tarde desta segunda-feira (18). Por isso, diversos estados só receberão os pacotes de noite, atrasando o início da imunização.

Comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.