Vacina para Covid-19 é para 56+ com comorbidade e reforço em quem tomou 1ª dose até 15/3

A campanha de vacinação contra a Covid-19 em João Pessoa segue imunizando com a dose de reforço da vacina Butantan/Coronavac, nesta terça-feira (20), as pessoas que tomaram a primeira dose até o dia 15 de março, independente da idade. Serão sete postos de vacinação – cinco ginásios (8h às 12h) e dois pontos do modelo drive thru (9h às 15h): no Santuário Mãe Rainha (Aeroclube) e Ginásio O Ronaldão (Cristo).

A Secretaria Municipal de Saúde também prossegue na aplicação da primeira dose do imunizante Astrazeneca/Fiocruz em pessoas de 56 anos ou mais que tenham comorbidades (hipertensão, diabetes mellitus, doenças cardiovasculares e cerebrovasculares, indivíduos imunossuprimidos e pessoas com obesidade grau 3 – IMC >40). Esse público será atendido, mediante agendamento, em outros cinco ginásios (8h às 12h) e dois do tipo drive thru (9h às 15h): na Igreja Universal do Reino de Deus e Mangabeira Shopping.

Tranquilidade – A campanha de imunização da Prefeitura de João Pessoa contra a Covid-19 segue de forma tranquila nesta segunda-feira (19). A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) não registrou nenhuma intercorrência nos 14 postos de vacinação, entre ginásios e drive thru, e reforça a importância do agendamento através do aplicativo Vacina João Pessoa, que otimiza o atendimento e evita transtornos para o usuário.

Só nesta segunda, foram vacinadas 1.765 com a primeira dose do imunizante, sendo o ponto que funciona no estacionamento do Mangabeira Shopping o local com maior procura, com 528 pessoas. A segunda dose foi aplicada em 1.076 idosos, sendo o Ginásio Ronaldão e o Santuário Mãe Rainha os locais mais procurados pelo público alvo, 369 e 289 pessoas, respectivamente.

Aplicativo – Quem procura algum dos postos de vacinação sem agendamento prévio pode até realizar o cadastro na hora e tomar a vacina, como está acontecendo em todos os pontos, mas a aplicação vai depender do fluxo de doses destinadas para o dia. Por isso que quem agenda pelo aplicativo não corre risco de ficar sem a vacina, como explica Elza Alves, coordenadora do ponto de vacinação no Centro Cultural Tenente Lucena, em Mangabeira.

“Com base nas pessoas que fizeram o agendamento pelo aplicativo, temos o fluxo de doses para o dia. Quem deixa pra fazer na hora – inclusive temos profissionais para auxiliar nesse procedimento -, só agenda pra tomar no mesmo dia se o aplicativo liberar, ou seja, se tiver doses disponíveis. Por isso que a gente reforça para as pessoas fazerem o agendamento prévio, que garante a vacina no dia certo, com segurança e sem demora”, explicou Elza Alves.

Quem fez esse procedimento foi a autônoma Vera Lúcia Gomes Pereira, de 56 anos, que se vacinou no posto da Escola Municipal Darcy Ribeiro, no bairro Funcionários II. Ela, que está dentro do público que possui alguma comorbidade, ficou satisfeita com o atendimento otimizado pelo uso do aplicativo. “Num momento como esse, onde eu estava ansiosa para tomar a vacina, receber essa atenção, conforto e segurança me deixaram muito feliz e satisfeita”, disse.

No posto drive thru instalado no ginásio O Ronaldão, no bairro do Cristo, voltado para a dose de reforço da vacina Butantan/Coronavac, é outro ponto que a população está conseguindo se imunizar com tranquilidade. Adalgisa Figueiredo, 76 anos, comemorou a agilidade para tomar o imunizante. “Muito rápido e organizado. Minha irmã fez o agendamento e, hoje, assim que chegamos, demorou apenas alguns minutinhos para tomar a vacina”, afirmou.
Para organizar ainda mais os locais de vacinação, a Prefeitura dividiu os pontos para a primeira e segunda dose. Cada Distrito Sanitário tem ginásios específicos para cada dose, assim como os drives thru.

Transporte gratuito – As pessoas que precisarem se deslocar de um bairro a outro para tomar a vacina, podem utilizar os serviços gratuitos do aplicativo 99, em parceria com a Prefeitura de João Pessoa. Para garantir o acesso ao serviço, o cidadão que usar a plataforma para o deslocamento até o ponto de vacinação deverá acessar o aplicativo na categoria 99 Pop e inserir o código promocional ‘Promocodes’, que será destinado exclusivamente para o transporte até os pontos de vacinação em João Pessoa.

Na parceria do Governo do Estado com o aplicativo Uber, o código que deverá ser inserido nas viagens é o VACINAPB e cada usuário só pode inseri-lo uma vez, garantindo a gratuidade para as duas viagens que devem chegar até R$ 25, cada.

Solidariedade – Os postos de vacinação também estão abertos para a solidariedade nesses dias de luta contra a Covid-19. Em qualquer dos pontos, as pessoas podem deixar as doações de alimentos não perecíveis para serem distribuídas com instituições de caridade e famílias necessitadas, atingidas pelos efeitos dessa pandemia. A arrecadação e a posterior distribuição é uma iniciativa conjunta da Prefeitura de João Pessoa e do Governo do Estado.

Lembrando que a doação é um ato espontâneo e pessoal, não havendo nenhuma imposição. Aquelas pessoas que quiserem doar, mesmo que não estejam indo se vacinar, também será bem-vinda a sua doação.

Postos de vacinação para terça feira (20):

Ginásios (1ª dose) – 8h às 12h

Distrito Sanitário I
Escola Estadual Papa Paulo VI (Cruz das Armas)

Distrito Sanitário II
Escola Municipal Darcy Ribeiro (Funcionários II)

Distrito Sanitário III
Escola Municipal Dom Helder (Valentina de Figueiredo)

Distrito Sanitário IV
Instituto Federal da Paraíba – IFPB (Jaguaribe)

Distrito Sanitário V
Escola Municipal Leonel Brizola (Tambauzinho)

Drive thru/pedestres (1ª dose) – 9h às 15h
Igreja Universal do Reino de Deus (Expedicionários)
Mangabeira Shopping (Mangabeira)

Ginásios (2ª dose) – 8h às 12h

Distrito Sanitário I
Escola Municipal Dom José Maria Pires (Oitizeiro)

Distrito Sanitário II
Escola M. Jornalista Raimundo Nonato Batista (Gramame)

Distrito Sanitário III
Centro Cultural Tenente Lucena (Mangabeira)

Distrito Sanitário IV
Ginásio Ivan Cantisani (Tambiá)

Distrito Sanitário V
Escola Municipal Seráfico da Nóbrega (Tambaú)

Drive thru (2ª dose) – 9h às 15h
Santuário Mãe Rainha (Aeroclube)
Ginásio O Ronaldão (Cristo)

VEJA TAMBÉM

1 comentário

  • LUIS EVANDRO SANTOS DE SA
    22:18

    Ministério Público Federal e Ministério Público da Paraíba ajuizaram ação contra a União Federal, o estado da Paraíba e o município de João Pessoa (PMJP) sobre os procedimentos da vacinação, mas até onde pude entender não consta nenhuma exigência para que a PMJP acrescente no aplicativo de agendamento o horário da vacinação.
    Não existe nenhuma possibilidade de dar certo – com todas as incertezas sobre a quantidade disponível de doses – a rotina de vacinação sem aglomeração. Ninguém sabe se chegando na 1ª hora, no meio do horário ou no final, se não irá encontrar centenas de pessoas aglomeradas e o que é mais grave, correndo o risco de infectar-se.
    É inexplicável que uma providência tão simples de ser implementada num aplicativo (app) não seja adotada para facilitar a vida das população e oferecer-lhes mais segurança.
    Lamentável.

Comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.