Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Usina Cultural Energisa recebe exposição do artista visual paraibano Chico Pereira

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Há 20 anos contribuindo para a cena cultural na Paraíba, a Usina Cultural Energisa recebe nesta quinta-feira (02), na Galeria de Arte, uma exposição do renomado artista visual paraibano, Chico Pereira, dando início as comemorações dos 80 anos de vida do artista e 60 anos de produção artística.

Intitulada A arte de Chico Pereira na Arquitetura , traz obras sobre papel (desenhos, aquarelas, colagens), projetos arquitetônicos, fotografias e esboços produzidos entre 1969-2019. Com curadoria de Dyógenes Chaves, a exposição é um passeio pelos seus 60 anos dedicados às artes e à cultura do país.

O legado de Chico Pereira abrange uma vasta gama de expressões artísticas, desde instalações multimídia até técnicas tradicionais como pintura e gravura. Sua obra reflete não apenas sua habilidade técnica, mas também seu compromisso com questões sociais e ambientais, como evidenciado por sua pioneira intervenção urbana em 1979, “Um dia de Sol”, que explorou a interseção entre arte e ecologia.

A exposição faz parte de uma iniciativa da Usina Cultural Energisa, que traz um programa de exposições sempre dedicadas a artistas paraibanos (ou aqui radicados), na ideia que a Paraíba deve reconhecer, antes de tudo, seus artistas e sua produção contemporânea.

São mostras coletivas e individuais já selecionadas — por meio de edital público — no Projeto Ocupação Usina de Artes Visuais 2021-2022, sob a produção da 2OU4 e curadoria do proponente, Dyógenes Chaves, numa realização do Ministério da Cultura, via Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), com patrocínio do Grupo Energisa e apoio do Instituto Energisa.

Sobre o artista
Chico Pereira é natural de Campina Grande, professor aposentado do Departamento de Artes Visuais da UFPB e membro da equipe responsável pela implantação do Museu de Arte Assis Chateaubrian em Campina Grande. Também foi Subsecretário de Cultura do Estado da Paraíba, responsável pela implantação da Lei de Incentivo à Cultura, através do Fundo Estadual de Cultura-Fundesc e membro da Diretoria do Fórum Nacional de Secretários de Cultura do Brasil. Já realizou exposições individuais e participações em eventos nacionais e internacionais, entre os quais as I e II Bienal Nacional de Artes Plásticas (Salvador, 1968 e 1970); XVI Bienal Internacional de São Paulo (1981), e XIII Bienal Internacional de Valparaíso, no Chile, indicado pela Comissão Nacional de Artes Plásticas da Funarte/MEC.

Serviço
Exposição – A arte de Chico Pereira na Arquitetura
Abertura: 02 de maio, às 19h
Local: Usina Cultural Energisa – Galeria de Arte
Visitação: Até 25 de maio, de terça a sexta, das 13h às 18h. Aos sábados e domingos, das 16h às 20h.
Entrada gratuita

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Festival em João Pessoa quer mostrar que hambúrguer “não é tudo igual”

Anteriores

joaodesembargadores (1)

João Azevêdo assina Leis que aumenta número de desembargadores e procuradores na PB

johnycidadao

ALPB concede cidadania paraibana e medalha Epitácio Pessoa a Jhony Bezerra

gilbertochiquinho (1)

Cabo Gilberto vota a favor de abertura de processo contra Chiquinho Brazão

cicerocanteiro (1)

Cícero Lucena tem contas aprovadas no TCE e destaca zelo com o dinheiro público

joaoode2024 (1)

Guarabira e Mamanguape sediam audiências do Orçamento Democrático nesta quinta e sexta

bardocuscuz1 (1)

MPF explica que Bar do Cuscuz só será liberado depois que resolver esgoto irregular

luizcouto1

Luiz Couto critica administração de Cícero Lucena em discurso na Câmara Federal

Eliza Virgínia

Monumento à Bíblia será erguido na Lagoa, anuncia Eliza Virgínia

Bar do Cuscuz em JP

Bar do Cuscuz é embargado e tem atividades suspensas após nova irregularidade

Concurso, freepik 1

Abertas inscrições do concurso para Guarda Civil Municipal de Santa Rita