Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Unipê demite professores e alega aumento da procura por cursos a distância

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

O Centro Universitário de João Pessoa (Unipê) está promovendo a demissão em massa de professores. A demissão foi confirmada pela instituição em nota divulgada na tarde desta terça-feira (18), onde justifica ressaltando o aumento da procura por cursos na modalidade de Ensino a Distância (EaD).

“O Unipê esclarece que a redução do quadro de professores ocorreu, mas que isso não é um fato isolado na Educação, portanto não é injustificável…O ano tem representado um aumento na procura por cursos na modalidade de Ensino a Distância – EaD, já apontado antes pelo Ministério da Educação – MEC”, diz o Unipê na nota.

Outro fator, segundo a universidade, é a queda na modalidade presencial. Segundo o Unipê, “os índices da evasão escolar nos cursos de ensino superior desenham um novo panorama no país”.

Confira íntegra da nota do Unipê:

“Nos últimos dias, a imprensa local da Paraíba veiculou matéria sobre o desligamento de professores do Centro Universitário de João Pessoa – Unipê. Diante desse episódio, que não trouxe a versão do Unipê, a Instituição decidiu se posicionar a respeito do assunto levantado midiaticamente, por meio desta nota oficial.

O Unipê esclarece que a redução do quadro de professores ocorreu, mas que isso não é um fato isolado na Educação, portanto não é injustificável. Por outro lado, a Instituição reitera que a apuração jornalística da matéria não cita ou nomina fontes que aprovem os fatos, nem busca a confirmação das informações com a fonte oficial: o Unipê. Com isso em mente, a Instituição informa que a readequação do quadro docente é, também, um reflexo do grande cenário que a Educação Superior enfrenta no Brasil.

O ano tem representado um aumento na procura por cursos na modalidade de Ensino a Distância – EaD, já apontado antes pelo Ministério da Educação – MEC. Em setembro deste ano, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – Inep publicou o Censo Escolar da Educação referente ao período de 2007 a 2017. Em 2007, a EaD representava 7% das matrículas no país. As matrículas de estudantes na modalidade EaD chegaram a 1,8 milhão, representando um crescimento de 17,6% no período citado.

Atualmente, são 1,7 milhão de alunos matriculados em cursos de graduação EaD, equivalendo a 21,2% de todas as matrículas. Em licenciaturas, a modalidade tem 46,8% do total de alunos.

Contudo, ainda que esse panorama aponte um crescimento para a modalidade EaD, tanto ela quanto a modalidade presencial registraram quedas. Neste ano, os índices da evasão escolar nos cursos de ensino superior desenham um novo panorama no país. Foi o que mostrou o Mapa do Ensino Superior divulgado também em setembro pelo Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior no Estado de São Paulo (Semesp), no 20º Fórum do Ensino Superior Particular Brasileiro.

Para os cursos presenciais, o Mapa do Ensino Superior evidenciou uma saída de 30,1% na rede privada e de 18,5% na rede pública. Nos cursos de Ensino a Distância, os EaD, esse número saltou para 36,6% nas Instituições de Ensino Superior – IES privadas e para 30,4% entre as Instituições públicas. Os dados levam em conta o ano de 2016.

Embora os números reflitam um momento complexo na Educação Superior no Brasil, o Unipê continua investindo na qualidade da formação de profissionais, com ensino diferenciado, desenvolvimento de pesquisas e ações culturais e de extensão. Além disso, só para o ano de 2019, a Instituição, que agora faz parte da Cruzeiro do Sul Educacional, ofertará 15 novos cursos de graduação na Paraíba. Com uma futura mudança de cenário, o Unipê poderá também investir no recrutamento de professores para os cursos de graduação novos e os já ofertados.

Vale ressaltar, ainda, as oportunidades que a Instituição tem oferecido para garantir ingressantes em seus cursos, o que tem aumentado as chances de novas seleções docentes. Exemplos disso são as bolsas ofertadas pelo Unipê. Só neste ano foram sete bolsas 100% concedidas para estudantes que conquistaram pontuação acima de 75% no exame de ingresso para os cursos da Instituição. Também para oportunizar a entrada no ensino superior, a Instituição possibilita formas de financiamento público e privado.

Frente aos investimentos proporcionados e aos previstos para a Instituição, o Centro Universitário reitera que essa medida não impactará de nenhuma forma na qualidade dos cursos e na formação diferenciada de seus alunos. O compromisso Unipê com o futuro daqueles que lhes confiam seu sonho segue intacto, assim como o da Cruzeiro do Sul Educacional: elevar ainda mais o nome do Unipê e seus excelentes indicadores acadêmicos no cenário nacional, sempre alinhados aos seus valores e ideais.”

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

joaobenedito (1)

TJ aprova criação de mais sete vagas de desembargador na PB

emersonpanta

TCE imputa débito de R$ 2 milhões a Emerson Panta por contratação de advogados

17113967826601d7aec1edd_1711396782_3x2_lg

Moraes diz que não há evidências de que Bolsonaro buscou asilo na Embaixada da Hungria

daniellabsb (2)

Daniella Ribeiro será relatora do PL que reformula o Perse para turismo e eventos

cejuuscararuna (1)

Núcleo de Solução de Conflitos do TJ inaugura Centro em Araruna nesta quinta-feira

amiditce (2)

Amidi e TCE discutem mecanismos de transparência na publicidade institucional

society (1)

João Pessoa sediará Torneio de Futebol Society dos Corretores de Imóveis

leobandeira

TCE-PB dá 30 dias para prefeito concluir creche em Lucena

jacksonemarcos (1)

Presidente do PT da PB explica presença na PH: “O evento era do PSB, não do PP”

UFPB-entrada-683x388

UFPB terá urnas em todos os centros de ensino nesta quinta; veja locais