Cláudia Carvalho

Cláudia Carvalho é editora e diretora do ParlamentoPB, jornalista e radialista, mestre em Jornalismo Profissional pela UFPB
Cláudia Carvalho

Uma eleição embolada

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Catorze candidatos estão na disputa pela prefeitura de João Pessoa. O fenômeno de crescimento no número de postulações foi verificado em todo o país, mas na Cidade das Acácias está criando um panorama incomum. Os debates ficaram longuíssimos levando em consideração que 10 dos partidos têm representação no Congresso Nacional e obrigatoriamente seus representantes têm que ser colocados nos programas. Haja proposta! E são tantas que periga o eleitor confundir quem disse o que. Caso ele tenha excelente memória, poderá verificar que um já até plagiou o outro.

A confusão é tamanha que a TV Cabo Branco divulgou uma pesquisa com os quatro primeiros candidatos empatados tecnicamente já que a margem é de 4 pontos para mais ou para menos: Cícero Lucena com 18%, Nilvan Ferreira com 15%, Ricardo Coutinho com 12% e Wallber Virgolino com 10%.

Em pleitos passados, pensaríamos que o horário eleitoral gratuito ajudaria a definir o cenário. Ledo engano. O tempo do guia encolheu proporcionalmente ao número de candidatos. São 10 minutos para todos dizerem a que vieram. Mas, ainda assim. Será que o eleitor ficará mesmo atento ao guia no rádio e na TV? ou falarão os candidatos apenas para suas bolhas?

Onde está o interesse do eleitor? Nas redes sociais? no noticiário? Na baixaria que surge em cada debate?

Apesar do primeiro lugar de Cícero Lucena, sua liderança não é confortável, tomando como base os números do Ibope. O cenário continua aberto à sua excelência, o eleitor, que parece não ter despertado totalmente para o pleito. Certo mesmo é que teremos segundo turno na capital da Paraíba. Lá, sim, a briga entre apenas dois vai nos parecer familiar e muito mais palatável.

MAIS LIDAS

Casal encontrado morto em carro pode ter sido intoxicado por monóxido de carbono

Depois de pregação, Bispo de Guarabira é agredido verbalmente na sacristia da igreja

Aluna e professor são encontrados mortos dentro de carro em Guarabira

adrotate banner="232"