Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Um ano sem Otinaldo Lourenço, o patrono do Prêmio AETC-JP 2008 

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Dias atrás reportamo-nos, aqui neste mesmo espaço, sobre o jornalista Martinho Moreira Franco, por quem houve a celebração da missa de um ano de falecimento no domingo, dia 6, na Paróquia Nossa Senhora Mãe dos Homens – localizada bem ao lado da TV Tambaú. Desta feita referimo-nos e reverenciamos a um outro grande do jornalismo  paraibano, Otinaldo Lourenço de Arruda Mello, por quem neste novo domingo, dia 13, também houve a celebração de missa, esta na Igreja Nossa Senhora Auxílio dos Cristãos (bairro do Bessa), assinalando um  ano de seu chamado  aos céus!

Antes de relembrarmos o Otinaldo Lourenço como símbolo-mor do radialismo da Paraíba, somos impulsionados a reproduzir algumas das palavras que seu grande amor, companheira juntinha por 43 anos, a esposa Yone, escreveu e publicou em A União: – “A alegria de saber que você existiu me faz suportar a tristeza de sua ausência. Mas sei que está em um lugar melhor e repleto de luz e paz. Estaremos juntos algum dia!”.

Pessoalmente estivemos na Igreja Nossa Senhora Auxílio dos Cristãos nessa celebração por Otinaldo Lourenço. E não poderíamos jamais faltar, vez que ele fora afirmativo e presente para conosco quando, em 2008, relativamente à 3ª edição do Prêmio AETC-JP de Jornalismo, convidamo-lo para ser o patrono, ou seja, o grande homenageado daquele evento. Esse convite fizemo-lo em nome dos empresários do setor de transporte coletivo urbano de João Pessoa que foram unânimes no reconhecimento a Otinaldo Lourenço como o símbolo-mor do  radialismo da Paraíba, mesmo que com igual desenvoltura profissional, isto nos anos e 80/90, ele tenha atuado como apresentador e comentarista na TV Cabo Branco/Bom Dia Paraíba, onde conduziu entrevistas memoráveis, a exemplos das com Lula  (em 1988, então deputado federal) e Antonio Mariz (1995, então governador do Estado),

Não se pode omitir seu competente profissionalismo como Advogado e também como Procurador em um dos órgãos do Governo do Estado. Mas, a marca que o tornou mais conhecido e reconhecido foi a de Radialista, Diretor Geral da antiga Rádio Arapuan, inicialmente instalada na rua Duque de Caxias e depois na avenida Almirante Barroso –  aqui em João Pessoa. 

E foi na sede da rua Duque de Caxias que o conhecemos, de nossa parte nós ainda como estudante/dirigente do Grêmio Estudantil da então ETFPB (hoje IFPB), isto lá em meados dos anos 60, e com ele articulando, como autorizado foi, um programa todos os sábados, das 17h00 às 17h30, denominado “O Ensino Industrial em Revista”. Mesmo sendo tempo/início do Regime Militar e com o Grupamento de Engenharia “antenado” e gravando tudo quando saísse da “voz estudantil”, Otinaldo não demonstrou qualquer temeridade e, ao contrário, incentivou-nos fazer o programa sob o prisma que seu próprio nome apontava: “O Ensino Industrial em Revista”, com notícias e comentários no âmbito desse segmento educacional.

 Também pertine aqui reproduzir o que  escreveu em, 2019, o jornalista paraibano Assis Tito (hoje radicado  em Belo Horizonte – MG), que se constituiu, nos anos 60, peça importante da então Rádio Arapuan: – “Otinaldo Lourenço é, sem dúvida, um dos mais competentes gestores de rádio que conheci. Sua habilidade era rara em misturar na programação o gosto mais elitizado, que ele aprendera ouvindo a Rádio Jornal  do Brasil e a BBB de Londres, e o sabor popular que os ´disc-jockeys´ faziam. E na política fugia da polarização direita-esquerda, assumindo-se um democrata defensor da monarquia, em especial a do estilo inglês”.

O nome Otinaldo advém dos nomes de sua mãe (Otília) e de seu pai (Arnaldo): a parte Oti, de Otília, e a parte naldo, de Arnaldo. Mas, um outro seu grande amigo e admirador, jornalista Sílvio Osias, tinha quatro modos de chama-lo, como o disse em texto de 14 de fevereiro do ano passado (Jornal da Paraíba) e no qual se expressou estar “muito triste perde-lo para a Covid”: Otinaldo Lourenço, O Galo, Olam, Oti.

Neste novo tempo, com Otinaldo completando um ano ao lado de Deus, seus muitos amigos (de e para sempre) solidarizamo-nos à família, particularmente à eterna esposa Yone e ao irmão José Octávio de Arruda Mello, reiterando o quanto  ele, Otinaldo, continua importante para o jornalismo e, mais ainda, especificamente, para o radiofonia, segmento que ele teve e continua tendo tanta importância que Deus o levou para os céus exatamente em um 13 de fevereiro – Dia Mundial do  Rádio!

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

viatura pcpb FOTO Ascom PCPB__

Homem é preso suspeito de fazer criança refém e manter mulher em cárcere privado em João Pessoa

Banco do Nordeste

Mais de 400 mil candidatos fazem provas do concurso do Banco do Nordeste neste domingo

preso FOTO Pixabay

Polícia Civil prende, em Patos, suspeito de matar ex-namorada em Cabedelo

mega sena FOTO marcello casal jr agencia brasil

Paraíba tem quase 20 apostas premiadas na Mega-Sena

_viatura pcpb FOTO Ascom PCPB

Polícia conclui inquérito sobre jovens encontrados mortos em estrada no Sertão da PB

incendio pousada em porto alegre

Prefeitura e polícia apuram caso de pousada incendiada em Porto Alegre

luizcoutofrente

Deputado Luiz Couto expressa preocupação com renúncia de defensores de direitos humanos na Paraíba

WhatsApp-Image-2020-12-16-at-10.52.03

Vicente Mariano, líder religioso do candomblé, morre aos 95 anos em Campina Grande

chuva FOTO Pixabay

Paraíba tem alerta de chuvas e ventos fortes para o Litoral, Agreste e Brejo

papa francisco dilma rousseff

Papa Francisco recebe Dilma Rousseff no Vaticano