Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

UFPB: Museu Casa de Cultura Hermano José será inaugurado em março de 2022

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) vai inaugurar, no dia 7 de março de 2022, o Museu Casa de Cultura Hermano José (MCCHJ). O equipamento cultural vinculado à UFPB permitirá a preservação e difusão da memória e do legado do artista plástico e docente desta Universidade, evidenciando sua contribuição para o desenvolvimento das artes e da cultura paraibana.

Com um acervo de caráter museológico, arquivístico e bibliográfico, o Museu Casa de Cultura Hermano José coleta mais de 25 tipologias de peças, incluindo obras em tela, metal, papel, madeira, cerâmica, além de coleções de bens culturais, móveis, objetos variados e uma biblioteca com aproximadamente 2700 títulos. O acervo como um todo é composto por mais de 6500 itens.

Criado oficialmente em 2018, a partir da aprovação pelo Conselho Universitário (Consuni), o projeto busca ativar o cenário cultural das artes visuais contemporâneas na cidade de João Pessoa, abrindo espaços e impulsionando oportunidades para o surgimento de uma nova geração de artistas paraibanos.

Desde 2020, a gestão da UFPB vem trabalhando para a reforma e organização do Museu, com o desenvolvimento do projeto de extensão “Construção participativa do Plano Museológico do Museu Casa de Cultura Hermano José”, elaborado em parceria com o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram).

A Vice-Reitora da UFPB, Profa. Liana Filgueira, ressalta que a gestão da Reitoria está extremamente engajada com o propósito de inaugurar o Museu Casa de Cultura Hermano José em março de 2022.

“Desde que assumimos, temos atendido, dentro das possibilidades, às solicitações da coordenação do Museu no intuito de acelerar o processo e poder inaugurar o mais rápido possível, de forma que, em breve conseguiremos ter sucesso nessa trajetória. O Museu Casa de Cultura Hermano José é uma grande aquisição para o estado da Paraíba, que tem apenas um museu, o de João Pessoa, recém-inaugurado; portanto, é muito importante para a cultura do Estado e do Município a sua inauguração”, disse a Profa. Liana Filgueira.

O Museu é a casa onde Hermano José morou e manteve seu ateliê, no bairro do Bessa, em João Pessoa. O imóvel e o acervo foram doados à UFPB por ele próprio, ainda em vida, em 2015. A doação compreende todo o espólio reunido por ele. O projeto se enquadra na categoria de “museu casa”, que se refere às edificações que serviram de residência e que são transformadas em museu.

De acordo com o coordenador do Museu Casa de Cultura Hermano José, Alexandre Santos, a UFPB finalizou a reforma de alvenaria, que requalificou a residência e os ambientes. “Onde eram espaços de residência se tornaram espaços de exposição. Essa reforma foi finalizada. Estamos, agora, em um processo de finalização da programação visual e aplicação da programação visual, para entrarmos na montagem do museu e na contratação e implementação do fornecimento de internet e telefonia”, informou.

Além de pintor, Hermano José era gravurista, poeta, diretor teatral, cenógrafo, funcionário público, professor de artes, professor universitário, ecologista e gestor cultural, enfim, um paraibano que fez a diferença em diversas facetas de nosso Estado.

Um dos objetivos do projeto é que o Museu se torne uma instituição de pesquisa e produção científica no campo das artes, da museologia e das humanidades, sendo incluído no circuito de museus da Paraíba para fomento ao turismo, à educação, às artes e à cultura.

“Em todo o acervo está marcado o perfil e o universo de Hermano José, em suas características artística, estética, de colecionador, de professor, de ecologista e das mais variadas dimensões e frentes de atuação pelas quais Hermano passou”, explicou Alexandre Santos.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Exaustão, sobrecarga… por que não reconhecemos os nossos limites?

‘Festa da Adoção’ tenta aproximar crianças e adolescentes de pessoas aptas a adotar

Presidente do PT é acusado de cometer etarismo contra Luiz Couto

Anteriores

cirurgia

Hospital Metropolitano realiza cirurgia inédita em criança com paralisia cerebral

WhatsApp-Image-2023-05-30-at-10.28.57

Semob-JP realiza campanha e comando educativo para incentivar doação de sangue nesta terça

padre_egidio____foto_reproducao-750x375-1-1-750x375

Caso Padre Zé: audiência de instrução contra padre Egídio de Carvalho é adiada

666bb76c-ae3b-8285-dab9-9bc726fdb94b-800x500

Cícero Lucena decreta luto de três dias e dá nome do vereador Professor Gabriel a escola municipal

enem_202023-900x600

Inscrições para o Enem 2024 começam nesta segunda

WhatsApp Image 2024-05-27 at 15.48.04

Prefeitura de João Pessoa usa drones em ação de combate ao Aedes Aegypti nesta segunda

Luiz Couto 2024

Couto diz que PT sai fortalecido com candidatura própria e aposta em Cartaxo

Raissa Lacerda

Raíssa Lacerda vai assumir vaga deixada por Professor Gabriel na Câmara

Luciano Cartaxo 21

Cartaxo comemora decisão do PT: “Estou feliz e confiante no desempenho”

fabianogomesazul

Fabiano Gomes passará por cirurgia nesta terça em Campina Grande