UFPB: Museu Casa de Cultura Hermano José será inaugurado em março de 2022

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) vai inaugurar, no dia 7 de março de 2022, o Museu Casa de Cultura Hermano José (MCCHJ). O equipamento cultural vinculado à UFPB permitirá a preservação e difusão da memória e do legado do artista plástico e docente desta Universidade, evidenciando sua contribuição para o desenvolvimento das artes e da cultura paraibana.

Com um acervo de caráter museológico, arquivístico e bibliográfico, o Museu Casa de Cultura Hermano José coleta mais de 25 tipologias de peças, incluindo obras em tela, metal, papel, madeira, cerâmica, além de coleções de bens culturais, móveis, objetos variados e uma biblioteca com aproximadamente 2700 títulos. O acervo como um todo é composto por mais de 6500 itens.

Criado oficialmente em 2018, a partir da aprovação pelo Conselho Universitário (Consuni), o projeto busca ativar o cenário cultural das artes visuais contemporâneas na cidade de João Pessoa, abrindo espaços e impulsionando oportunidades para o surgimento de uma nova geração de artistas paraibanos.

Desde 2020, a gestão da UFPB vem trabalhando para a reforma e organização do Museu, com o desenvolvimento do projeto de extensão “Construção participativa do Plano Museológico do Museu Casa de Cultura Hermano José”, elaborado em parceria com o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram).

A Vice-Reitora da UFPB, Profa. Liana Filgueira, ressalta que a gestão da Reitoria está extremamente engajada com o propósito de inaugurar o Museu Casa de Cultura Hermano José em março de 2022.

“Desde que assumimos, temos atendido, dentro das possibilidades, às solicitações da coordenação do Museu no intuito de acelerar o processo e poder inaugurar o mais rápido possível, de forma que, em breve conseguiremos ter sucesso nessa trajetória. O Museu Casa de Cultura Hermano José é uma grande aquisição para o estado da Paraíba, que tem apenas um museu, o de João Pessoa, recém-inaugurado; portanto, é muito importante para a cultura do Estado e do Município a sua inauguração”, disse a Profa. Liana Filgueira.

O Museu é a casa onde Hermano José morou e manteve seu ateliê, no bairro do Bessa, em João Pessoa. O imóvel e o acervo foram doados à UFPB por ele próprio, ainda em vida, em 2015. A doação compreende todo o espólio reunido por ele. O projeto se enquadra na categoria de “museu casa”, que se refere às edificações que serviram de residência e que são transformadas em museu.

De acordo com o coordenador do Museu Casa de Cultura Hermano José, Alexandre Santos, a UFPB finalizou a reforma de alvenaria, que requalificou a residência e os ambientes. “Onde eram espaços de residência se tornaram espaços de exposição. Essa reforma foi finalizada. Estamos, agora, em um processo de finalização da programação visual e aplicação da programação visual, para entrarmos na montagem do museu e na contratação e implementação do fornecimento de internet e telefonia”, informou.

Além de pintor, Hermano José era gravurista, poeta, diretor teatral, cenógrafo, funcionário público, professor de artes, professor universitário, ecologista e gestor cultural, enfim, um paraibano que fez a diferença em diversas facetas de nosso Estado.

Um dos objetivos do projeto é que o Museu se torne uma instituição de pesquisa e produção científica no campo das artes, da museologia e das humanidades, sendo incluído no circuito de museus da Paraíba para fomento ao turismo, à educação, às artes e à cultura.

“Em todo o acervo está marcado o perfil e o universo de Hermano José, em suas características artística, estética, de colecionador, de professor, de ecologista e das mais variadas dimensões e frentes de atuação pelas quais Hermano passou”, explicou Alexandre Santos.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Concursadas se acorrentam à prefeitura de Bayeux em protesto pela não convocação

Polícia localiza veículo usado em assaltos, prende foragida da Justiça e realiza flagrante em Campina Grande

Fernando Cunha Lima é condenado a 32 anos por estupro de vulnerável

Anteriores

brasilvisse

Copa do Mundo impulsiona expectativas de faturamento entre empreendedores paraibanos

brazmorrone

Delegado preso por associação ao tráfico pede prisão domiciliar humanitária

@FOTO_EDNALDO_ARAUJO_(83)98726_6840

TJPB aprova anteprojeto do novo PCCR dos servidores do Judiciário

elencopbb

Elenco de Cangaço Novo retorna à Roliúde Nordestina para Festa do Bode Rei

alpbprint

Comissão de Orçamento da ALPB aprova parecer preliminar da LDO 2027

tre-pb

TRE-PB reúne forças de segurança para planejamento integrado das eleições

lucasseds

Lucas Ribeiro apresenta resultados da Segurança e inicia Operação S. João após queda de 55% da violência letal em Campina

leopsb

Leo Bezerra questiona João sobre postura do PSB, que lhe faz oposição

TRESDONORDESTE

Programação do Arraiá Mangabeira segue nesta quinta com show gratuito de “Os 3 do Nordeste”

csm_policia_civil_paraiba_joao_pessoa_23_f2d6c68b06

Polícia Civil prende investigados por estupro de vulnerável praticado no Mercado Central de João Pessoa