Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

UFPB está entre as 6,3% melhores de 20 mil universidades no mundo

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

De 20 mil universidades no mundo avaliadas pelo The Center for World University Rankings (Centro de Classificações Universitárias Mundiais, em tradução livre), no biênio 2020-2021, a Universidade Federal da Paraíba (UFPB) está entre as 6,3% melhores. A instituição ocupa a posição número 1.241, com a média 69,0, em uma escala que vai até 100. No país, a UFPB é a 31ª e, na região Nordeste, a 5ª melhor.

A divulgação do ranking mundial, nesta segunda-feira (8), foi realizada pelo site da organização responsável pelas classificações. Conforme os números publicados, as cinco melhores do mundo ficam nos Estados Unidos (EUA) e no Reino Unido. São elas: Harvard University (EUA), Massachusetts Institute of Technology (EUA), Stanford University (EUA), University of Cambridge (Reino Unido) e University of Oxford (Reino Unido).

De acordo com o Center for World University Rankings, indicadores objetivos são usados para abranger quatro pilares principais da metodologia do ranking: qualidade da educação, emprego de ex-alunos, qualidade do corpo docente e desempenho da pesquisa. A partir do método utilizado, a organização não depende de pesquisas e envio de dados das universidades para configurar as classificações.

“É dada ênfase ao ambiente de aprendizagem e à pesquisa. Vinte mil universidades são analisadas e classificadas de acordo com seu desempenho acadêmico. O Centro utiliza sete indicadores objetivos para classificar as universidades do mundo. É uma organização que fornece dados sobre políticas, ideias estratégicas e serviços de consultoria a governos e universidades. São rankings universitários globais oficiais conhecidos pela objetividade, transparência e consistência”, destacam a equipe da organização.

A qualidade da educação é medida pelo número de ex-estudantes que conquistaram grandes distinções acadêmicas (corresponde a 25% da pontuação); emprego de ex-alunos (ocupação de altos cargos executivos nas maiores empresas do mundo, valendo 25% na nota); e capacidade do corpo docente (quantidade de professores que conquistaram grandes distinções acadêmicas e conta 10% na média).

Já o desempenho em pesquisas soma 40%. São analisados os resultados (10% quanto ao total de artigos de pesquisas), as qualidades das publicações (10% ao número de artigos de pesquisa que aparecem em periódicos de primeira linha), influência (10% para a média do número de artigos em periódicos altamente influentes) e as citações (10% destinados à quantidade de artigos de pesquisa altamente citados).

O Center for World University Rankings é uma organização que fornece assessoria política e insights estratégicos a governos e universidades para melhorar os resultados educacionais e de pesquisa. A entidade publica rankings universitários globais reconhecidos pela objetividade, transparência e consistência.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

terezinhamonicavencem

Terezinha e Mônica são as mais votadas na UFPB, que mantém Valdiney em 3º

centrodevivenciaverde (1)

Eleição da UFPB: Parcial mostra Terezinha e Mônica em 1º lugar e apoiadores “provocam” Valdiney

presidio-regional-de-cajazeiras (1)

Rebelião após prisão de diretor do presídio de Cajazeiras é contida

camaradeformosa (1)

Vereadores aumentam salários para R$ 17 mil e reclamam: “Se fosse R$ 300 mil não dava”

168970670164b6e0cd674fd_1689706701_3x2_lg

Wegovy chegará às farmácias brasileiras no segundo semestre de 2024

bolsaatleta (1)

João Azevêdo contempla 548 atletas, paratletas e técnicos com Bolsa Esporte

39graus

Calor: Temperaturas podem chegar a 39°C na Paraíba nesta sexta

Roberto D’Horn Moreira Monteiro de Franca Sobrinho

Roberto D’Horn toma posse pela segunda vez no TRE da Paraíba

wifi (1)

Passageiros terão wi-fi gratuita no Terminal do Valentina Figueiredo a partir de sábado

Caepep

Defensoria garante liberdade a paraibana encarcerada com filho recém-nascido