Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

UFPB e Prefeitura de João Pessoa terão parceria para proteger Barreira do Cabo Branco

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

A parceria entre a Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) deverá viabilizar ações visando devolver à população paraibana a Barreira do Cabo Branco, um dos principais pontos turísticos da Paraíba, que sofre processo de degradação pela erosão marítima. O assunto foi pauta de encontro do Reitor Valdiney Gouveia e o Prefeito Cícero Lucena, nesta quarta-feira (20), no Centro Administrativo Municipal, sede da administração municipal.

O Reitor Valdiney Gouveia, que foi convidado pelo Prefeito para a reunião, adiantou que a UFPB e a PMJP assinarão, até o dia 29 de outubro, um termo de parceria entre as duas instituições, tratando sobre várias ações, entre elas, soluções para a estabilização da barreira do Cabo Branco e a sua proteção, estudo e recuperação do rio Jaguaribe.

De acordo com o Reitor Valdiney Gouveia, a UFPB tem expertise, equipamentos e profissionais qualificados que podem somar à equipe da Prefeitura para pensar em soluções e implementá-las, visando reverter o quadro em que se encontra a Barreira do Cabo Branco, por exemplo.

“Discutimos as colaborações que podem ser realizadas entre a Prefeitura Municipal de João Pessoa, a Universidade Federal da Paraíba e, inclusive, universidades estrangeiras que possam vir a somar a essas propostas”, disse o Reitor.

O Prefeito Cícero Lucena destacou entre as ações que serão contempladas no termo de parceria, a busca de soluções tecnológicas, inclusive aproveitando experiências internacionais, para a proteção da Barreira do Cabo Branco.

“Essa reunião com a Universidade Federal da Paraíba nos traz algo que entendemos como importante e fundamental: é a aproximação das demandas da cidade de João Pessoa com a UFPB, que pode, através da academia, nos ajudar, orientar, pesquisar e encontrar as melhores soluções para os problemas que estamos identificando”, explicou o Prefeito.

Durante a reunião, também foram discutidos outros temas, como a alocação de recurso do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), via PMJP, para a Sala de Multimeios na Escola de Educação Básica (EEBAS) da UFPB.

“Discutimos sobre a Escola de Balé, sobre o Rio Jaguaribe; são projetos diversos e interesses comuns que têm a UFPB e a Prefeitura Municipal de João Pessoa”, comentou o Prof. Valdiney Gouveia.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Após agressão, Ulisses Barbosa é internado e precisa de doação de sangue

Anteriores

PRF fiscalização

Dois motociclistas e um passageiro morrem em acidentes em rodovias federais na PB

Chef de cozinha

Sine-JP inicia semana com oferta de 250 empregos em diversas áreas

protestofeira (1)

Moradores bloqueiam rua em frente à Feira do Rangel contra corte de energia

Wallber Virgolino 1

Após ofensa, Wallber Virgolino pede desculpas a Cláudia Carvalho

O presidente da República, Jair Bolsonaro,participa de cerimônia de posse dos desembargadores Messod Azulay Neto e Paulo Sérgio Domingues, como ministros do Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Bolsonaro recebe alta após ser internado com mal estar em Manaus

Árvore cai no Parque da Lagoa, em João Pessoa, e interdita avenida

Árvore cai no Parque da Lagoa, em João Pessoa, e interdita avenida

supermercado FOTO Pixabay

Sine-PB oferta 613 vagas de emprego a partir desta segunda-feira

acidente pianco br-361

Acidente com dois carros, moto e animal solto na BR-361 deixa cinco feridos na Paraíba

cachorros envenenados sousa sertao pb

Família suspeita que cachorros foram envenenados em Sousa e acionam polícia

madonna cantora FOTO tv globo

Madonna no Brasil: cantora leva 1,6 milhão de pessoas a Copacabana, diz Riotur