Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

UEPB repudia declarações racistas e caluniosas de professora contra colegas

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

 

A Administração Central da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) divulgou nesta terça-feira (27) nota repudiando as declarações da professora Francinete Fernandes, do Curso de Pedagogia do Centro de Humanidades (CH), Câmpus III da Instituição, contra as professoras Célia Regina Diniz e Ivonildes Fonseca, proferidas após as professoras vencerem a consulta prévia para escolha da nova gestão da Universidade para o quadriênio 2021/2024.

Segundo a nota da UEPB, inconformada com a decisão da maioria dos técnicos, professores e estudantes no pleito, professora Francinete Fernandes deixou de lado princípios éticos e morais, assumindo atitudes racistas e preconceituosas, proferindo palavras que atacaram a honra das professoras Célia e Ivonildes, bem como fez acusações levianas sobre a gestão da Universidade. Nisto, repete parcialmente o discurso eleitoral de seu grupo na disputa universitária.

“É lamentável que uma professora, de quem mais se espera o zelo por valores como o respeito à democracia e às pessoas, utilize de injúrias para atacar outras colegas docentes pelo simples fato de não aceitar a decisão da maioria da comunidade universitária, expressa na eleição do último dia 21 de outubro. Por fatos como o ocorrido, percebe-se ainda mais como o racismo é estruturante de todas as desigualdades brasileiras e precisa ser combatido incansavelmente”, diz a nota.

Em áudio vazado nas redes sociais a professora Francinete Fernandes se refere as colegas como ‘mulheres safadas’. “Uma só vivia pendurada nas plásticas e festas e não tem nada dela de trabalho. A outra, a ‘nega véa’ podre”.

Veja trechos da nota da UEPB:

A Reitoria da UEPB também repudia as declarações caluniosas da professora Francinete Fernandes, com acusações irresponsáveis e levianas sobre a gestão universitária, sugerindo regular prática de crime como desvio de dinheiro, além de partidarização da administração da Universidade. A docente ainda aproveita para fazer pregação político-ideológica insinuando que a gestão da UEPB pratica ilicitudes, supostamente em nome de ideologias.

Com suas declarações, professora Francinete deixa claro sua completa ignorância em relação às boas práticas democráticas, de transparência e controle público conduzidas pela gestão da UEPB, deixando a comunidade universitária e a população paraibana em geral horrorizadas com seu despreparo enquanto educadora que deveria ser.

Não é esse tipo de comportamento que se espera de um ser humano, de uma pessoa que vive em sociedade e, muito menos, de uma profissional da Educação. Pedidos de desculpas não amenizam o impacto das palavras ditas e as medidas legais cabíveis devem e serão adotadas para tratar a questão no âmbito institucional.

Ressalta-se, diante do fato, o quanto é preciso debater e combater o racismo em todos os segmentos da sociedade brasileira, pois se trata de uma mazela social enraizada no País e que, apesar de toda a evolução nas relações humanas, despreza e ignora toda diversidade étnica que compõe o povo da Nação brasileira.

A UEPB valoriza a diversidade, não compactua com o obscurantismo que tenta se impor neste País e entende que a sociedade como um todo precisa repudiar tais práticas antes mencionadas, estimular e fortalecer relações fraternas, solidárias, empáticas e respeitosas em todos os âmbitos da vida social.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

centrodevivenciaverde (1)

Eleição da UFPB: Parcial mostra Terezinha e Mônica em 1º lugar e apoiadores “provocam” Valdiney

presidio-regional-de-cajazeiras (1)

Rebelião após prisão de diretor do presídio de Cajazeiras é contida

camaradeformosa (1)

Vereadores aumentam salários para R$ 17 mil e reclamam: “Se fosse R$ 300 mil não dava”

168970670164b6e0cd674fd_1689706701_3x2_lg

Wegovy chegará às farmácias brasileiras no segundo semestre de 2024

bolsaatleta (1)

João Azevêdo contempla 548 atletas, paratletas e técnicos com Bolsa Esporte

39graus

Calor: Temperaturas podem chegar a 39°C na Paraíba nesta sexta

Roberto D’Horn Moreira Monteiro de Franca Sobrinho

Roberto D’Horn toma posse pela segunda vez no TRE da Paraíba

wifi (1)

Passageiros terão wi-fi gratuita no Terminal do Valentina Figueiredo a partir de sábado

Caepep

Defensoria garante liberdade a paraibana encarcerada com filho recém-nascido

cidaramos1_resized (2)

PT marca data para decidir sobre situação de João Pessoa; Cida crê em candidatura própria