TV e Rádio Câmara JP transmitem Live Solidária em homenagem a Sivuca

A TV e a Rádio da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) transmitem nesta terça-feira (26), às 19h30, Live Solidária em homenagem ao mestre Sivuca, que estaria completando 90 anos hoje. O evento realizado pela Academia de Cordel do Vale do Paraíba (ACVP) também vai promover arrecadação de donativos para distribuição de cestas básicas a moradores de rua, por meio do Hospital Padre Zé.

A live contará com a participação de artistas de vários locais do país, com apresentações e depoimentos virtuais realizados especialmente para esse momento de poetas, cordelistas, músicos e pessoas ligadas à cultura. “Será uma live, mas que também servirá como um grande documentário sobre Sivuca e que vai contar com a participação da compositora Glorinha Gadelha na apresentação de uma música inédita de Sivuca em parceria com ela e Moraes Moreira”, adiantou o presidente da ACVPB e organizador do evento, Marconi Araújo.

O evento vai ser apresentado por Marconi Araújo e pelo Cantor Geovanne Júnior, e além da transmissão pela TV Câmara (39.2 canal aberto, 23 da Net) e Rádio Câmara (88.7), a live pode ser acompanhada pelo canal TV Sertão e pelas redes sociais da emissora cearense.

De acordo com Marconi Araújo, a homenagem une cultura e solidariedade em um momento de atenção mundial. “A ACVPB sempre manteve a preocupação com ações humanitárias, e nessa época em que uma pandemia assola a humanidade, trabalhar nessa direção, juntando cultura e solidariedade, é uma união perfeita”, afirmou ressaltando a necessidade do isolamento social e a possibilidade das pessoas assistirem às lives culturais em casa.

Marconi Araújo, que também é conselheiro estadual de cultura, lembrou que 2020 foi decretado o ‘Ano Cultural Mestre Sivuca’ pelo Governo do Estado da Paraíba e afirmou que é uma honra homenagear o artista.

“Sivuca foi um grande músico, multi-instrumentista, compositor, que desenvolveu todos os tipos de ritmos. Ele levou o nome de Itabaiana, sua cidade natal, da Paraíba para o Brasil e para o mundo, na valorização da música e identidades culturais regionais com a sanfona, assim como fez dela um objeto na música erudita. Ele fez grande diferença e marcou época no país. Valorizar Sivuca por tudo que ele representa e prestigiar aquele que tanto fez culturalmente pela nossa Paraíba, pelo Brasil e pelo mundo é uma grande honra”, enfatizou.

Comentários