Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

TSE: Relator rejeita registro de Márcio Roberto, mas julgamento é suspenso

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) começou a julgar na noite de hoje um recurso impetrado pelo Ministério Público Eleitoral (MPE) contra o registro de candidatura do deputado estadual eleito Márcio Roberto (Republicanos). O ex-prefeito de São Bento sofreu uma condenação em 2021 pelo Tribunal de Justiça da Paraíba por improbidade administrativa. Márcio ficou com os direitos políticos suspensos por seis anos porque à época em que foi prefeito teria promovido superfaturamento de preços na aquisição de um chassi para ônibus, no valor equivalente a 11.029,02 UFIR e efetuou pagamento a servidores, cujas nomeações tinham sido consideradas ilegais pelo Tribunal de Contas do Estado.

No Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba, o registro de candidatura de Márcio foi concedido sob efeito de uma liminar, mas o Ministério Público Eleitoral recorreu questionando a elegibilidade do candidato bem como a regularidade de sua filiação ao partido Republicanos uma vez que seus direitos políticos estavam suspensos.

A defesa do deputado eleito foi feita pelo advogado Gustavo Severo, responsável pela sustentação oral no TSE. “Não há razão de ser de tirar do jogo democrático um deputado eleito e colocar um suplente já que o partido e a Justiça Eleitoral dizem que meu constituinte é filiado aos Republicanos e sua condenação foi revertida a uma multa pelo juízo de origem”, disse o advogado.

O relator do caso, ministro Benedito Gonçalves entendeu que a filiação de Márcio Roberto se deu quando estava com direitos políticos suspensos e, portanto, acatou o recurso do MP Eleitoral. Se a maioria seguir o voto do relator, será procedido o recálculo do quociente eleitoral.

Raul Araújo Filho, o segundo ministro que proferiria seu voto, pediu vista do processo e os demais aguardam.

O Ministério Público Eleitoral (MP Eleitoral) alega no recurso ordinário que o postulante ao cargo público não preencheu o requisito de filiação partidária dentro do prazo. Segundo o MP, Marcio teve a filiação aprovada em 21 de março de 2022, quando estava com os direitos políticos suspensos devido à condenação por ato de improbidade administrativa que transitou em julgado em setembro de 2021. Assim, de acordo com o MP Eleitoral, o candidato estaria inelegível com base na Lei Complementar nº 64/1990.

Ao analisar o pedido registro de candidatura para o cargo na Assembleia Legislativa, o Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) deferiu o requerimento, que possibilitou que Marcio Roberto concorresse ao pleito deste ano.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Após agressão, Ulisses Barbosa é internado e precisa de doação de sangue

Anteriores

O presidente da República, Jair Bolsonaro,participa de cerimônia de posse dos desembargadores Messod Azulay Neto e Paulo Sérgio Domingues, como ministros do Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Bolsonaro recebe alta após ser internado com mal estar em Manaus

Árvore cai no Parque da Lagoa, em João Pessoa, e interdita avenida

Árvore cai no Parque da Lagoa, em João Pessoa, e interdita avenida

supermercado FOTO Pixabay

Sine-PB oferta 613 vagas de emprego a partir desta segunda-feira

acidente pianco br-361

Acidente com dois carros, moto e animal solto na BR-361 deixa cinco feridos na Paraíba

cachorros envenenados sousa sertao pb

Família suspeita que cachorros foram envenenados em Sousa e acionam polícia

madonna cantora FOTO tv globo

Madonna no Brasil: cantora leva 1,6 milhão de pessoas a Copacabana, diz Riotur

joao azevedo celebra inter religiosa FOTO Secom PB

PB e demais membros do Consórcio Nordeste enviam suporte do Rio Grande do Sul

chuvas rio grande do sul FOTO prefeitura canoas rs

Mortes por chuvas no RS chegam a 66 e ultrapassam tragédia de 2023

mega sena FOTO rafael neddermeyer agencia brasil

Mega-Sena: quase 100 apostas da Paraíba são premiadas

chuvas rio grande do sul FOTO mauricio tonetto secom rs

Mais de 10 mil pessoas foram resgatadas após fortes chuvas no Rio Grande do Sul