TRT entrega novo Fórum do Trabalho de João Pessoa

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

“Esta é uma ocasião festiva que nos enche de grande alegria. Hoje celebramos a inauguração do edifício-sede do Fórum Maximiano Figueiredo, obra que ao longo de mais de 10 anos envolveu gestores e servidores do Tribunal do Trabalho da Paraíba, proprietários e trabalhadores”. A afirmação é do desembargador Eduardo Sergio de Almeida ao entregar, nesta sexta-feira (14), as novas instalações do Fórum Trabalhista Maximiano Figueiredo, em João Pessoa.

O edifício vai abrigar, em seus cinco pavimentos, as 11 Varas do Trabalho de João Pessoa, a Central de Efetividade, o Centro Judiciário de Métodos Consensuais de Solução de Disputas (Cejusc-JT), Central de Atendimentos (Cenaten), Memorial da Justiça do Trabalho e auditório com capacidade para 280 pessoas. O prédio está localizado na rua Aviador Mário Vieira de Melo, no conjunto João Agripino, às margens da BR 230.

“Tenho a fortuna de ter cabido a mim, como presidente deste TRT, no biênio 2017/2018, realizar a entrega deste prédio, devidamente terminado e aparelhado, pronto para funcionar de imediato, legando aos magistrados e servidores deste Tribunal, bem como aos advogados que militam na Justiça do Trabalho, em especial àqueles que militam na Capital do nosso Estado, e sobretudo aos jurisdicionados – empregados e empregadores – destinatários finais da honrosa atividade neste Fórum exercida, instalações condignas, confortáveis, amplas e seguras para o exercício dos misteres de cada um na busca da pacificação social, objetivo maior do Judiciário Trabalhista”, disse o desembargador Eduardo Sergio.

A placa que marcou a entrega do prédio foi descerrada pelo presidente do TRT13, desembargador Eduardo Sergio, pelo vice-presidente e corregedor, desembargador Wolney de Macedo Cordeiro, pela juíza diretora do Fórum Maximiano Figueiredo, Solange Machado e pelo servidor Edvaldo Pacheco Filho, o mais antigo em atividade no Fórum.

A obra e a continuidade de gestão

O Fórum foi construído em terreno doado pelo Exército Brasileiro, com obra idealizada e executada nas gestões dos desembargadores Afrânio Neves de Melo, Ana Clara de Jesus Maroja Nóbrega, Edvaldo de Andrade, Paulo Américo Maia Filho, Carlos Coelho de Miranda Freire, Ubiratan Moreira Delgado e concluída na atual gestão, do desembargador Eduardo Sergio de Almeida.

O edifício leva a assinatura do arquiteto e urbanista Bivar Olhynto e dos engenheiros Ciro Fernandes, Clóvis dos Santos Lima, Emerson Santos, Fábio Lucena, Francisco Costa, Gibson Rocha Meira e Roberto Ronald Mousinho, servidores do Tribunal do Trabalho da Paraíba. Em seu discurso, o presidente do TRT13 destacou que a obra não é suntuosa ou luxuosa, mas, essencialmente, funcional. “A iluminação natural, a acessibilidade, a ventilação apropriada e a estrita observância às normas legais de segurança, com toda certeza trarão maior conforto e bem-estar aos que transitarem e trabalharem na nova sede”.

A obra de arte de Flávio Tavares

Uma obra do artista plástico paraibano Flávio Tavares ocupa lugar de destaque no Fórum Maximiano Figueiredo. O painel, medindo 5 metros de comprimento por 1,80 metro de altura está montado na entrada do prédio. O título dado por Flávio Tavares é “Alegoria aos retirantes e a Getúlio Vargas”.

“Flávio Tavares, este grande pintor, reconhecido muito além das fronteiras do nosso país, com grande perspicácia, tão bem soube captar os objetivos do Direito do Trabalho e pô-los numa obra de arte, simbolizando o povo trabalhador e os líderes que buscaram estabelecer um mínimo de proteção para aqueles que vivem do salário e colocar na tela figuras emblemáticas da luta pela Justiça Social, sem a qual jamais teremos um país de cidadãos pacatos, de população ordeira, um lugar bom para viver, e ele o fez de maneira sensível e bela”, finalizou o presidente do TRT, desembargador Eduardo Sergio. A Assessoria de Comunicação do TRT produziu um documentário enfocando a produção da obra de arte, exibido durante a solenidade.

Parceria

Na inauguração falou o superintendente da Caixa na Paraíba, Marcus Vinícius Neves, que terá uma agência moderna no Fórum. “A Caixa tem uma rica e profícua história de parceria com o TRT da Paraíba e hoje é o dia de nós parabenizarmos a instituição pela entrega dessa obra que engrandece o nosso estado e faz valer a Justiça nesse país que tanto merece”. A solenidade teve a participação de várias autoridades de instituições públicas, a presença de todos os desembargadores do TRT13, de juízes e servidores.

Para o presidente da Associação dos Magistrados do Trabalho da Paraíba (Amatra13), Marcelo Carniato, o novo Fórum trabalhista representa uma conquista “extremamente relevante para a sociedade paraibana, em especial para os juízes, servidores, advogados e jurisdicionados, que contarão com uma estrutura confortável, ampla e bem localizada para desenvolverem suas atividades e resolverem os conflitos num ambiente pensado para o futuro dentro da realidade do processo eletrônico, que está extremamente sedimentada na Justiça do Trabalho”.

A juíza Solange Machado, diretora do Fórum Maximiano Figueiredo disse que “o novo Fórum é um anseio de muitos anos. O prédio oferece conforto, segurança e sem ostentação, é muito funcional”. Para a magistrada, tudo no Fórum está voltado para que as partes e os advogados tenham um acesso fácil e os servidores possam trabalhar com maior conforto.

“Uma obra de grande importância para a Paraíba, para a Justiça do Trabalho e para os servidores”, foi o que disse o presidente da Associação dos Servidores da Justiça do Trabalho, Astra 13, Sergio Teixeira. Segundo ele, é um prédio moderno, de localização excelente, que vai proporcionar um bom atendimento a todos que procurarem a Justiça do Trabalho. Sergio Teixeira aproveitou para parabenizar o presidente do TRT, desembargador Eduardo Sergio pela conclusão do prédio sede das Varas.

Cápsula do Tempo

Na solenidade, foi finalizado o projeto Cápsula do Tempo, da Presidência do TRT13 e da Escola Judicial, com o apoio do Memorial da Justiça do Trabalho. Magistrados e servidores do TRT13 deixaram mensagens na Cápsula do Tempo com o propósito de fortalecer a memória da Justiça do Trabalho. São fotos, documentos e mensagens de valor histórico.

O baú foi lacrado pelos desembargadores Eduardo Sergio e Ubiratan Delgado e, sob a guarda do Memorial da Justiça do Trabalho, será aberto em outubro 2035, ano em que o Tribunal Regional do Trabalho da Paraíba completará 50 anos de existência. Nas comemorações do Jubileu, o material será divulgado.

Ano de 2019 no novo Fórum

O ano jurídico de 2019 já será iniciado no novo prédio, no dia 7 de janeiro, após o recesso forense. As audiências serão realizadas a partir do dia 21, quando começam a ser contados os prazos para os advogados.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Nova pesquisa aponta Domiciano empatado na liderança pela prefeitura em Bayeux

Eleição em Bayeux: Pesquisa atesta que Domiciano ultrapassa Tacyana

PF deflagra operação contra lavagem de dinheiro e apreende joias e cavalo avaliado em R$ 600 mil

Anteriores

Tribunal_de_Justica_TJPB_Foto-Ednaldo_Araujo_31_07_2024_1

Alienação parental: TJPB adotará protocolo de escuta especializada de crianças e adolescentes

aaaa

Protesto interdita trevo que liga duas das principais rodovias do Brejo paraibano

Luiz-Couto-04

Luiz Couto solicita Força Tarefa da PF nas eleições de João Pessoa

Coral Vozes Passageiras, composto por mulheres reeducandas

Coral Vozes Passageiras, composto por mulheres reeducandas, se apresenta neste sábado no IFPB

Numol, IPC

Gato foi encontrado agonizando no local onde criança foi assassinada pela mãe

Justiça dinheiro

Ex-diretor de Finanças de Campina é condenado por desvio de recursos do Fome Zero

Servidores do INSS na PB

Servidores do INSS suspendem greve na Paraíba

Urna eletrônica

Paraíba ocupa 3º lugar em denúncias de assédio eleitoral, aponta MPT

Parque das Três Ruas

Parque Linear das Três Ruas será entregue neste sábado com a 1ª Virada Esportiva

Agente de saúde

Prefeitura prorroga inscrições do concurso para agente de saúde e de endemias