Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Troca de experiências para desenvolvimento do turismo marcam 1º dia do Parlatino

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Com uma tendência de crescimento nos países latino-americanos de 4% para os próximos dez anos, de acordo com o relatório anual do World Travel & Tourism Council, o turismo tem atraído atenções como um propulsor do desenvolvimento econômico por líderes mundiais no pós-pandemia. Discutindo esse e outros temas relativos também à segurança e meio ambiente, o Parlamento latino-americano (Parlatino) deu continuidade à sua programação na tarde desta segunda-feira (5), com a troca de experiências entre os 23 países participantes do bloco.

“Debatemos hoje temas importantes de muita relevância para os países que fazem parte do Parlatino e vamos buscar o alinhamento dessas pautas com o objetivo de garantir avanços e desenvolvimento”, destacou a senadora Daniella Ribeiro, que também é secretária de Relações Interinstitucionais do Parlatino.

Tendência de crescimento no setor de turismo foi debatido

Já a secretária de Turismo e Desenvolvimento Econômico da Paraíba, Rosália Lucas trouxe à tona dados do relatório anual do WTTC, ressaltando que o levantamento aponta a tendência de crescimento no setor para países latino-americanos de 4%, que é quase o dobro do previsto para a economia da região do mesmo período, estimada em 2,3%.

Segundo ela, países como a Colômbia, com seu artesanato, e o México, são exemplos balizadores de como o Brasil pode se posicionar para atrair cada vez mais a atenção de visitantes de todo o mundo.

“Nós temos que trabalhar e desenvolver o turismo entendendo as singularidades de cada país. No Brasil, temos hoje as belezas naturais e o turismo rural como grandes âncoras a serem exploradas”, destacou a secretária, ressaltando a Rota dos Engenhos, por exemplo, na Paraíba, assim como a Rota dos Lajedos, importantes potenciais a serem explorados. A Rota dos Engenhos reúne diversos destinos no Brejo da Paraíba e permite que o turista ande pelo interior de casarões centenários com degustação de cachaças alambique ao final do roteiro.

Movimentação econômica em cadeia

O secretário executivo de turismo de João Pessoa, Ferdinando Lucena, por sua vez, destacou a importância de eventos como o Parlatino, de proporções internacionais, como importantes ferramentas de movimentação econômica da cidade. “São eventos como esse que movimentam desde o setor hoteleiro à gastronomia e o comércio local. Para João Pessoa é um privilégio receber esses representantes mundiais para discutir assuntos que são pertinentes a todo um bloco econômico que é extremamente relevante como os países latino-americanos”, disse.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Após agressão, Ulisses Barbosa é internado e precisa de doação de sangue

Anteriores

joaobsb1 (1)

João Azevêdo solicita investimentos em segurança hídrica em reunião no Ministério da Integração

alpb0705 (1)

ALPB aprova projeto que reconhece portadores de fibromialgia como PCDs

agentedengue (1)

João Pessoa reduz número de casos notificados de arboviroses

uniesp (1)

Uniesp é ponto de coleta de doações para vítimas de enchentes no Rio Grande do Sul

todomundiodeia

Imagineland anuncia mais um ator da série ‘Todo Mundo Odeia o Chris’

Explosivos apreendidos em Princesa Isabel

PM aborda caminhonete e apreende explosivos na cidade de Princesa Isabel

João Azevêdo em seminário do Valor Econômico

João Azevêdo destaca avanços e investimentos no ensino técnico da Paraíba

Veneziano V. do Rêgo

Veneziano articula aprovação de urgência para estado de calamidade pública no RS

Justiça, erro médico

Justiça condena clínica a pagar R$ 15 mil a idoso por erro de diagnóstico

luizcoutofrente

Couto diz que PT adiou decisão em João Pessoa após operação da PF e que GTE se reúne amanhã