Três hospitais na PB serão referência para receber pacientes com suspeita de coronavírus

Três hospitais serão referência para tratamento diante do surgimento de casos de coronavírus na Paraíba. Os hospitais em questão são o Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW), em João Pessoa, o Clementino Flagra, também na capital paraibana, e o Hospital Universitário Alcides Carneiro (HUAC), em Campina Grande.

Foi o que informou nesta sexta-feira (31) o secretário de Saúde do Estado, Geraldo Medeiros, durante entrevista coletiva. Os hospitais foram escolhidos por já terem perfil em tratamento desse tipo de doença.

Na ocasião foi explicado o plano de ação para monitoramento e fluxo de atendimento diante de possíveis aparecimentos de casos de coronavírus no Estado.

A coletiva foi convocada pela Secretaria de Estado de Saúde ontem (30), após o surgimento de um caso suspeito de coronavírus no estado vizinho do Ceará, que está sob investigação.

Sobre os sintomas, é recomendado a população que “se tiver febre, tosse ou dificuldade para respirar, dentro de um período de 14 dias após viagem para China ou contato direto com pessoa com caso confirmado de Coronavírus, deve buscar imediatamente um serviço de saúde”, alerta o secretário.

Sobre o Coronavírus

Coronavírus é um vírus que tem causado doença respiratória pelo agente coronavírus, recentemente identificado na China. Os Coronavírus são uma grande família viral, conhecidos desde meados de 1960, que causam infecções respiratórias em serem humanos e animais. Geralmente, infecções por Coronavírus causam doenças respiratórias leves a moderadas, semelhantes a um resfriado comum. Alguns coronavírus podem causar doenças graves com impacto importante na saúde pública como a Síndrome Respiratória Aguda Grave (SARG), identificada em 2002 e a Síndrome Respiratória do Oriente Médio (MERS), identificada em 2012.

Comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.