Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

TRE rejeita ação com 17 acusações contra Veneziano Vital do Rêgo

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

A Justiça Eleitoral julgou improcedente, hoje à tarde, a Ação de Investigação Judicial Eleitoral – AIJE 092, que pedia a cassação do mandato do prefeito de Campina Grande, Veneziano Vital do Rego. A ação foi gerada a partir de denúncias da Coligação Por Amor a Campina, do candidato Rômulo Gouveia (PSDB).
 
A AIJE pedia a cassação de Veneziano por “abuso de poder político, econômico e de autoridade, conduta vedada e captação ilícita de sufrágios – propaganda institucional e utilização de programas administrativos em benefício da candidatura do investigado”. No despacho, a Justiça optou pela “não comprovação – improcedência da ação”, julgando o pedido “improcedente, uma vez que os fatos alegados na inicial não restaram comprovados”.
 
Na sentença que julgou a AIJE improcedente, a Justiça derrubou todas as 17 alegações da Coligação denunciante. Uma a uma, elas foram sendo rejeitadas, em sua totalidade, tanto pelo juiz eleitoral Francisco Antunes Batista quanto pelo Ministério Público. No despacho, inclusive, há o entendimento da Justiça para cada acusação, com o embasamento de que não houve o que a Coligação denunciante alegava.
 
Dentre as acusações que foram rejeitadas pela Justiça nesta tarde estavam uso da estrutura da Prefeitura de Campina Grande; uso de servidores públicos na campanha; uso de logomarca em fardamento escolar distribuído nas escolas; promoção pessoal durante execução e conclusão de obras públicas; distribuição de moradias e vantagens de natureza pública durante o período vedado; concessão de gratificações irregulares; distribuição de cimento, cestas básicas e camisetas vermelhas; dentre outras.
 
Desta forma, a Justiça e o Ministério Público compreenderam que não foram apresentadas provas suficientes para incriminar o prefeito campinense. Com a decisão, a Justiça considera que todas as acusações da Coligação de Rômulo Gouveia contra Veneziano não tinham consistência, sendo, tão somente, tentativas de alçarem vitória no `tapetão`.
 
Veneziano, ao tomar conhecimento da decisão, comemorou junto com a família e amigos. Ele afirmou que as acusações infundadas que a oposição lhe faz acabam caindo por terra, a partir das decisões que a Justiça tem tomado. “Como sempre tenho dito, o Direito fala por nós, até porque, tanto eu quanto todos os nossos companheiros temos, como procedimento comum, não adentrar em especulações em relação a matérias processuais. Por força Divina, sempre nos mantivemos com confiança plena”.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

janaynanunes

Presidente da Comissão de Soridade da OAB reprova declaração de Galdino

anderson-leonardo_widelg-620x450

Anderson Leonardo, cantor do Molejo, morre de câncer aos 51 anos

heronamidi (1)

Amidi pede ao Sebrae-PB 1ª pesquisa de mercado da mídia digital paraibana

Sala de Tribunal

Mulher acusada de jogar filho com deficiência intelectual em cisterna vai a Júri na 2ª feira

Criança tem perna errada operada

Ministério Público instaura procedimento para apurar “erro médico” contra criança em Campina

PF operação contra abuso sexual infantil 2

PF prende acusado de armazenar e compartilhar cenas de abuso sexual contra crianças e adolescentes

TSE sessão 25 de abril de 2024

Ex-secretário de Malta fez transporte irregular de eleitores, confirma TSE

cofeciromulo

Cofeci sugere a Arthur Lira lei que fomente o acesso à locação de imóveis

concurso

MPPB recomenda reabertura de inscrições do concurso de Juripiranga

Trauma de CG 2

Médicos erram e operam perna errada de criança no Trauma de Campina; equipe é afastada