Quem transitou em Guarabira nos últimos meses já percebe câmeras instaladas no centro da cidade. A novidade é que se encontra em fase de testes as câmeras que serão utilizadas pela Superintendência de Trânsito para monitoramento na cidade. Desde a municipalização do trânsito de Guarabira, em meados de 2013, após um longo período de ações educativas, medidas que visam modernizar o trânsito do município foram implementadas para facilitar o fluxo nas principais vias da cidade.
Após a implantação da sinalização vertical e o asfaltamento de ruas e avenidas que possibilitaram novas alternativas de trânsito, a STTRANS trabalha para modernizar o monitoramento do trânsito com a instalação de câmeras do tipo Speed Dome, que possuem qualidade suficiente para identificar infrações a longo alcance.
As câmeras estão sendo instaladas na Avenida Pedro II, ao lado da antiga rotatória, na junção da Avenida Padre Inácio de Almeida com a Rua Augusto de Almeida, na Rua São Manoel e na Rua Henrique Pacífico. Segundo Gilberto Machado, Superintende de Trânsito, toda medida realizada no trânsito é feita com a intenção de diminuir os transtornos para condutores e transeuntes e, principalmente, evitar que acidentes ocorram, assim como, orientar os agentes de trânsito quando ocorrer uma situação de congestionamento.
A previsão é que nos próximos meses o sistema de monitoramento seja colocado em funcionamento, todavia, Gilberto Machado avisa que – antes do funcionamento como instrumento autuador de infrações, será realizado um trabalho educativo, buscando, dessa forma, conscientizar os cidadãos da importância de atender aos preceitos do Código de Trânsito Brasileiro.