Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Tocantins elege novo governador hoje e 20 municípios do Brasil têm votação para prefeitos e vices

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

O estado do Tocantins e 20 municípios brasileiros passaram por eleições suplementares, neste domingo (3), após decisão da Justiça Eleitoral de cassar os mandatos dos titulares desses locais. O resultado do pleito no estado da região Norte deve ser divulgado até as 22h de hoje, podendo sair antes, às 20h30. No Tocantins, sete candidatos disputaram a vaga de governador, sendo um sob júdice.

Um homem foi preso no município de Dois Irmãos, por fazer boca de urna, de acordo com informações do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO). O órgão divulgou, também, que teve de trocar nove urnas das 5 mil distribuídas nos 139 municípios do estado. De acordo com o tribunal, 1 milhão de eleitores do estado estão cadastrados para a votação biométrica.

No caso do Tocantins, os eleitores irão às urnas duas vezes em quatro meses, pois em outubro há eleições gerais. O governador e vice-governador eleitos hoje ficarão nos cargos até 31 de dezembro.

Em março, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) cassou os mandatos de Marcelo Miranda (MDB), e da vice, Cláudia Lélis (PV), por abuso de poder econômico na campanha eleitoral, pelo uso de R$ 1,5 milhão na forma de contratos e operações simuladas de um conjunto de apoiadores.

Disputam as eleições sete candidatos: Carlos Amastha (PSB), ex-prefeito de Palmas, Kátia Abreu (PDT), Marcos de Souza Costa (PRTB), Márlon Reis (Rede), Mauro Carlesse (PHS) e Vicentinho (PR). O candidato Mário Lúcio Avelar (PSOL) concorrerá sub judice, o que significa que seu registro de candidatura aguarda uma decisão final.

O TSE aprovou o envio de força federal para as eleições suplementares do Tocantins para garantir que o pleito seja realizado com segurança.

Municípios

O domingo é de votação também para eleitores de mais 20 cidades, em nove estados (SP, CE, RJ, BA, RS, RO, MG, RN e GO). Nos municípios, a escolha será para prefeito e vice-prefeito.

As eleições acontecem porque os titulares que ocupavam os postos perderam os cargos por decisão da Justiça Eleitoral. No próximo dia 24, há novas votações em mais seis municípios para escolha de prefeitos e vice-prefeitos. São eles: Santa Luzia, Itanhomi e Timóteo (MG); Cabo Frio e Rio das Ostras (RJ); e Moju (PA).

 

 

 

Com Agência Brasil

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

joaobenedito (1)

TJ aprova criação de mais sete vagas de desembargador na PB

emersonpanta

TCE imputa débito de R$ 2 milhões a Emerson Panta por contratação de advogados

17113967826601d7aec1edd_1711396782_3x2_lg

Moraes diz que não há evidências de que Bolsonaro buscou asilo na Embaixada da Hungria

daniellabsb (2)

Daniella Ribeiro será relatora do PL que reformula o Perse para turismo e eventos

cejuuscararuna (1)

Núcleo de Solução de Conflitos do TJ inaugura Centro em Araruna nesta quinta-feira

amiditce (2)

Amidi e TCE discutem mecanismos de transparência na publicidade institucional

society (1)

João Pessoa sediará Torneio de Futebol Society dos Corretores de Imóveis

leobandeira

TCE-PB dá 30 dias para prefeito concluir creche em Lucena

jacksonemarcos (1)

Presidente do PT da PB explica presença na PH: “O evento era do PSB, não do PP”

UFPB-entrada-683x388

UFPB terá urnas em todos os centros de ensino nesta quinta; veja locais