“Tia Virgínia”, com Vera Holtz, Arlete Salles e Louise Cardoso, chega hoje aos cinemas de João Pessoa

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

O longa “Tia Virgínia”, protagonizado por Vera Holtz, Arlete Salles e Louise Cardoso, e dirigido por Fabio Meira, estreia nesta sexta, às 20h30, em sala do Artlex no MAG Shopping. O filme levou os prêmios de Melhor Filme pelo Júri da Crítica, Melhor Atriz para Vera Holtz, Melhor Roteiro para Fabio Meira, Menção Honrosa do Júri para a atriz Vera Valdez, Melhor Direção de Arte para Ana Mara Abreu e Melhor Desenho de Som para Ruben Valdés, no 51º Festival de Gramado na mostra competitiva de longas-metragens brasileiros deste ano.

Vera Holtz dá vida à personagem título, uma mulher de 70 anos que nunca se casou nem teve filhos. Convencida pelas irmãs Vanda e Valquíria (vividas por Arlete Salles e Louise Cardoso), Virgínia mudou-se de cidade para cuidar da mãe idosa. A direção e o roteiro são do premiado Fabio Meira (“As Duas Irenes”), com produção da Roseira Filmes e da Kinossaurus (produtora de Ruy Guerra e de Janaina Diniz) e distribuição da Elo Studios. No elenco também estão Antonio Pitanga, Vera Valdez, Amanda Lyra, Daniela Fontan e Iuri Saraiva.

“‘Tia Virgínia’ descortina o lugar delicado e invisibilizado de tantas mulheres que tiveram suas vidas alteradas por uma ‘sentença’, de não terem se casado ou sido mães”, declara Fabio Meira. “Costumo dizer que ‘As duas Irenes’ nasceu de histórias que escutei da minha família, já ‘Tia Virgínia’ surge de histórias que vi de muito perto, sobre a relação da minha tia solteira, que cuidou dos meus avós no fim da vida, com minha mãe e as outras irmãs. É um filme sobre irmãs na maturidade, sobre afetos e rancores que não se transformam com o tempo. Precisamos falar sobre família e sobre essa geração de mulheres que atravessou diferentes faces da sociedade e tem se reinventado constantemente. As personagens foram construídas a partir das minhas próprias tias, mas também de inspirações de personagens clássicas do teatro e do cinema”, complementa o diretor.

O filme se passa em um único dia, quando a família se encontra para celebrar o Natal após a morte do patriarca. “O filme fala da ruptura, da mudança do paradigma constrangedor de uma sociedade que não sabe lidar com o velho, eu acho que a Tia Virgínia inventa um caminho, vai em busca de um caminho dela para a velhice. Esta ruptura, a leva a sair deste lugar melancólico percorrer um novo caminho reinventar ou inventar, como a própria sociedade que está inventando a juventude como já inventou a velhice. Esse tema de família e de pertencimento me agrada bastante. O filme traz um acúmulo de histórias, de vivências dentro do núcleo familiar. A Virgínia, minha personagem, está bem estressada, chateada e arrependida de ter deixado de lado a vida que ela acha que poderia ter vivido. Com a chegada das irmãs, ela dá uma descompensada”, comenta a protagonista.

FABIO MEIRA | Diretor

Diretor, roteirista e produtor, Fabio Meira estudou na Escola Internacional de Cinema de Cuba. Foi assistente de Ruy Guerra em 2004, em “Veneno da Madrugada”. Seu filme de estreia “As Duas Irenes” teve a première mundial no Festival de Berlim, circulou e foi premiado em diversos festivais importantes do mundo. O projeto “Tia Virgínia” recebeu o apoio para Desenvolvimento do prestigiado Programa Ibermedia.

ROSEIRA FILMES | Produtora

Fundada pelo cineasta Fabio Meira, a Roseira Filmes é um núcleo de produção de conteúdo para cinema e televisão. Produziu dois longas, três médias e um curta-metragem, em parceria com produtoras como Acere FC e Lacuna Filmes. “As Duas Irenes” (2017), estreou no Festival de Berlim e foi ganhador de quatro Kikitos no Festival de Gramado, entre eles o de Melhor Filme pela Crítica e Melhor Roteiro. O filme foi distribuído pela Vitrine Filmes no Brasil e vendido para países como Suécia, Polônia, México, Uruguai e China. Os médias-metragens foram exibidos em canais como ESPN, TV5, TV Brasil e Rede Record e premiados em festivais de documentário como “É Tudo Verdade”.

KINOSSAURUS | Produtora

A Kinossaurus é uma sociedade entre o cineasta Ruy Guerra e a produtora e diretora Janaina Diniz, que se lança ao desafio de explorar a linguagem audiovisual com objetivo de trazer produtos criativos ao grande público. Fundador da Kinossaurus, Ruy Guerra é um dos maiores embaixadores do cinema brasileiro: levou seis filmes às telas de Cannes, conquistou o Urso de Prata de Berlim com dois longas distintos, movimentou milhões de espectadores com suas obras em todo mundo. Além da preservação da importante filmografia do cineasta e da realização de suas novas obras, a Kinossaurus tem como objetivo revelar talentos ao mercado audiovisual.

ELO STUDIOS | Distribuidora

A ELO STUDIOS é um estúdio audiovisual que desenvolve, produz, e comercializa narrativas brasileiras em múltiplas plataformas e países. Especializada em inovação e entretenimento de impacto, desde 2005 distribuiu mais de 500 títulos incluindo filmes de mais de 1 milhão de espectadores no Brasil à premiados internacionalmente (indicação ao Oscar como O Menino e o Mundo) e distribuídos em mais de 100 países.

Focada em conectar ideias, criadores e talentos, a ELO STUDIOS possui um forte line up de produções originais, além de desenvolver e produzir o conteúdo certo para cada mídia. Como resultado de significativo investimento e parcerias, a ELO STUDIOS está trabalhando em 20 produções próprias para os próximos três anos, sendo nove delas já confirmadas com parceiros. A ELO STUDIOS lançou em 2022 o filme “Medida Provisória”, de Lázaro Ramos, sendo o maior sucesso nacional do ano, em número de semanas em cartaz, e segundo em público. A empresa também é responsável pela incubadora de projetos com diretoras – SELO ELAS – e outras iniciativas que valorizam a diversidade de estórias na frente e atrás das telas. Em 2023 irá distribuir mais de 14 lançamentos nos cinemas, incluindo “Saideira”, (comédia estrelada por Thati Lopes e produzida pela Glaz), “De Repente, Miss!” (co-distribuição ELO STUDIOS e Sony Pictures, com Fabiana Karla e Giulia Benite no elenco), “Madame Durocher” (com Mateus Solano, e as premiadas Marie-Josée Croze e Sandra Corveloni), e “Viva a Vida” (dirigido por Cris D’Amato em Israel, e estrelado por Thati Lopes e Rodrigo Simas). Fundada há 17 anos por Sabrina N Wagon, Ruben Feffer e Flávia Feffer, a ELO STUDIOS pretende inovar a cada ano, e levar diversas produções nacionais a um número cada vez maior de pessoas, tanto no Brasil, como no mundo.

Elenco:

Vera Holtz

Arlete Salles

Louise Cardoso

Vera Valdez

Antonio Pitanga

Daniela Fontan

Iuri Saraiva

Amanda Lyra

Ficha Técnica:

Roteiro/Direção: Fabio Meira

Produção: Roseira Filmes e Kinossaurus Filmes

Produzido por:  Janaina Diniz Guerra, Fabio Meira

Produtor Executivo: Camilo Cavalcanti

Produtor Associado: Thiago Macêdo Correia

Direção de Fotografia:  Leonardo Feliciano

Direção de Arte: Ana Mara Abreu

Figurino:  Rô Nascimento

Técnico de Som: Marcos Manna

Montagem: Karen Akerman, Virgínia Flores

Desenho de Som: Ruben Valdés

Música Original: Cesar Camargo Mariano

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Concursadas se acorrentam à prefeitura de Bayeux em protesto pela não convocação

Polícia localiza veículo usado em assaltos, prende foragida da Justiça e realiza flagrante em Campina Grande

Fernando Cunha Lima é condenado a 32 anos por estupro de vulnerável

Anteriores

brasilvisse

Copa do Mundo impulsiona expectativas de faturamento entre empreendedores paraibanos

brazmorrone

Delegado preso por associação ao tráfico pede prisão domiciliar humanitária

@FOTO_EDNALDO_ARAUJO_(83)98726_6840

TJPB aprova anteprojeto do novo PCCR dos servidores do Judiciário

elencopbb

Elenco de Cangaço Novo retorna à Roliúde Nordestina para Festa do Bode Rei

alpbprint

Comissão de Orçamento da ALPB aprova parecer preliminar da LDO 2027

tre-pb

TRE-PB reúne forças de segurança para planejamento integrado das eleições

lucasseds

Lucas Ribeiro apresenta resultados da Segurança e inicia Operação S. João após queda de 55% da violência letal em Campina

leopsb

Leo Bezerra questiona João sobre postura do PSB, que lhe faz oposição

TRESDONORDESTE

Programação do Arraiá Mangabeira segue nesta quinta com show gratuito de “Os 3 do Nordeste”

csm_policia_civil_paraiba_joao_pessoa_23_f2d6c68b06

Polícia Civil prende investigados por estupro de vulnerável praticado no Mercado Central de João Pessoa