Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Terapia com cães ajuda na recuperação de pacientes no Trauma de João Pessoa

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Os cães do projeto Terapia Assistida por Animais (Terapet) foram acolhidos, nessa terça-feira (28), pelos pacientes, acompanhantes e colaboradores do Hospital Estadual de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, em João Pessoa. Todos foram surpreendidos pela visita dos bichinhos, que proporcionam momentos de alegria e bem-estar, uma vez por semana, na unidade de saúde.

Vanessa Santana, mãe de Moisés, de apenas dois anos, não escondeu a alegria com a visita dos cães. “Demos entrada no hospital devido a uma mordida do meu cachorro de estimação. Pensei que o meu filho fosse ficar com medo, após ser atacado, mas ele acariciou, sorriu e até passeou com a pequena chihuahua Alice. Muita gratidão por essa visita ilustre e fofa”, comentou.

O diretor-geral da unidade, Laecio Bragante, informou que as portas da unidade hospitalar sempre estarão abertas para receber projetos que humanizam o atendimento. “Esse é o tipo de terapia que muitos gostam, da criança ao idoso, todos querem participar deste momento. A visita dos animais é capaz de diminuir estresse, tristeza e ansiedade pela permanência hospitalar”, ressaltou.

Para a presidente do Terapet, Kariny Quidute, toda vez é uma emoção diferente. “Somos bombardeados de amor das pessoas por nossos cães. Hoje, vimos uma criança sorrir pela primeira vez, desde que entrou no hospital. Uma mulher de 39 anos, que chorou com a nossa presença e remeteu ao seu lar. São esses motivos que nos fazem continuar e queremos, cada vez mais, ampliar para outras unidades de saúde”, frisou.

Visitas – Uma vez por semana, os cães do Terapet realizam as visitas nas enfermarias pediátricas e adultas, com duração de uma hora e meia, junto com uma equipe multidisciplinar integrada e o tutor que acompanha o animal. O projeto existe, desde 2019, e conta com voluntários, levando alegria e amor para hospitais, asilos e ONGs de João Pessoa, com palestra e serviços de cinoterapia.

Cuidados – Os cães que visitam o hospital passam por uma rigorosa triagem de comportamento, definida especialmente pela doçura e não agressividade frente às situações desconhecidas. Eles passam por exames médicos, recebem vermífugos, vacinas e, obrigatoriamente, tomam um banho reforçado no dia da visita. Inclusive, os pets recebem um atestado de saúde da veterinária responsável pelo projeto. Tudo isso para que a segurança dos pacientes seja garantida.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Exaustão, sobrecarga… por que não reconhecemos os nossos limites?

Presidente do PT é acusado de cometer etarismo contra Luiz Couto

Incidente no Restaurante Garden: entenda o que realmente aconteceu

Anteriores

chuva agua FOTO Pixabay_

Paraíba inicia semana com alertas de acumulado de chuva

Polícia apreende quatro armas em operação na cidade de Bayeux

Polícia apreende quatro armas em operação na cidade de Bayeux

faxineira limpeza FOTO Pixabay

Sine-PB oferta 447 vagas de emprego em 12 municípios paraibanos

Dia D contra a gripe - mais de 56 mil doses são aplicadas na Paraíba

Dia D contra a gripe: mais de 56 mil doses são aplicadas na Paraíba

Cineasta Toni Venturi FOTO redes sociais

Cineasta Toni Venturi morre aos 68 anos; velório será na Cinemateca

irã FOTO Pixabay

Helicóptero com presidente do Irã, Ebrahim Raisi, sofre acidente

mega sena FOTO marcello casal jr agencia brasil

Aposta de Casserengue ganha prêmio na Mega-Sena

porto alegre RS FOTO rafael neddermeyer agencia brasil

Baixa do Guaíba revela destruição e prejuízo em Porto Alegre

estrutura sao joao santa rita pb_

Prefeito sinaliza que vai descumprir recomendação do TCE-PB e realizar São João ‘milionário’

viaturas policia militar

Polícia localiza fugitivo em área de caatinga após troca de tiros em Malta