Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Tensão ao ver uma partida do Brasil na Copa do Mundo pode afetar o coração

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Em tempos de Copa do Mundo no Catar, quando a maioria das pessoas costuma ficar de olho nos jogos, nada melhor do que abordar o tema, relacionando-o à minha experiência de cardiologista. Você sabia que há estudos que mostram os efeitos de uma partida de futebol no coração do torcedor?

Isso mesmo! O estresse emocional durante os jogos pode provocar aumento de adrenalina no corpo dos torcedores, inclusive algumas pesquisas tratam exclusivamente sobre como a tensão ao assistir a uma partida do Brasil na Copa do Mundo de futebol pode impactar nosso sistema cardiovascular.

O estresse emocional eleva a frequência cardíaca e a pressão arterial, que podem desencadear infarto, arritmia ou Acidente Vascular Cerebral (AVC), o popular derrame.

Um estudo da Universidade de São Paulo (USP), por exemplo, mostrou que o número de infarto agudo do miocárdio sobe de 4% a 8% durante partidas de futebol da Seleção Brasileira”. Essa pesquisa foi realizada entre 1998 e 2010, apenas com torcedores brasileiros, com o objetivo de avaliar os efeitos agudos do estresse ambiental induzido pelos jogos da Copa do Mundo de Futebol no aumento da incidência de doenças cardiovasculares no Brasil.

Divulgado em 2013, o estudo ‘Copa do mundo de futebol como desencadeador de eventos cardiovasculares’ concluiu que a Copa do Mundo e, especialmente, os jogos da Seleção Brasileira implicam maior incidência de infarto agudo do miocárdio, mas não de mortalidade intra-hospitalar.

No estudo da USP, foram avaliados os períodos das Copas do Mundo de Futebol de 1998, 2002, 2006 e 2010 e as respectivas datas dos jogos do Brasil, comparados com os dias sem Copa do Mundo e sem jogos do Brasil como controle. Os dados foram obtidos dos Sistemas de Informações Hospitalares do Sistema Único de Saúde (SIH/SUS), gerenciados pelo Ministério da Saúde e disponíveis na rede mundial de computadores para acesso gratuito.

Cérebro interpreta situação de risco e libera hormônios que afetam o sistema cardiovascular

Quando uma pessoa está estressada, como ao assistir um jogo da Seleção Brasileira na Copa do Mundo, o cérebro interpreta uma situação de risco ou perigo e libera diversos hormônios e substâncias químicas, como a adrenalina, o cortisol e a norepinefrina.

Juntos, esses hormônios agem diretamente no sistema cardiovascular: desencadeiam a vasoconstrição das artérias, diminuem assim a oferta de sangue no coração e causam aumento da pressão arterial e da frequência cardíaca.

Durante uma partida da Copa do Mundo 2022, especialmente da Seleção Brasileira, caso você tenha sintomas como falta de ar, coração acelerado e transpiração excessiva, peça ajuda a quem estiver próximo. E procure atendimento médico imediatamente, para verificar se é um problema no coração ou uma crise de pânico.

Os altos níveis de estresse podem causar muitos problemas à saúde do coração, pois a aceleração dos batimentos cardíacos pode aumentar a pressão arterial. A pressão alta, por sua vez, tem impacto no coração, como o maior risco de infarto e de derrame. Para pessoas que têm outros fatores de risco para as doenças cardiovasculares, como os idosos, o efeito agudo dos hormônios do estresse no coração pode levar à arritmia ou à parada cardíaca.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

mosquito dengue FOTO Pixabay

Estado de São Paulo registra primeira morte por febre amarela de 2024

praia coqueirinho bombeiros pb

Bombeiros resgatam idosos levados pela correnteza no mar da Praia de Coqueirinho

Prédio do Ministério da Educação

Convocação de lista de espera do Fies é prorrogada até 17 de maio

viatura PMPB

Idoso condenado em São Paulo por estuprar criança é preso na Paraíba

policia federal viatura pf Foto Arquivo-Tomaz Silva-Agência Brasil

Polícia Federal prende homem com R$ 1.000 em notas falsas em Patos

Morre aos 95 anos ator paraibano José Santa Cruz

Morre ator paraibano José Santa Cruz, ex-integrante do Zorra Total e dublador do Dino

a68f1425-45ad-41cc-9701-b26bf541bd57

Hemocentro altera horário de atendimento em João Pessoa

02-diesel-s500-aditivado-onpetro_-1

Paraíba mantém redução de 50% do ICMS sobre diesel para empresas de ônibus

janaynanunes

Presidente da Comissão de Sororidade da OAB reprova declaração de Galdino

anderson-leonardo_widelg-620x450

Anderson Leonardo, cantor do Molejo, morre de câncer aos 51 anos