Alguns bairros de João Pessoa tem sofrido desde a semana passada com o acúmulo de lixo. Fotos e mensagens encaminhadas ao ParlamentoPB mostraram os resíduos acumulados no Castelo Branco, Rangel e Bancários onde os moradores se queixam de que o caminhão responsável pela coleta não passa com regularidades. Em alguns casos, há mais de uma semana.
“No Bairro do Cristo, há seis dias não há coleta”, reclamou um morador. “Alguém sabe explicar porque o carro da coleta de lixo não tá passando no Castelo Branco? As calçadas estão cheias de sacos. Oito dias sem coleta”, disse outra contribuinte da capital. “Fui visitar uma amiga ontem no Castelo Branco e tinha muito lixo na rua. Achei que era o carro que tava demorando a passar na rua dela”, completou mais uma internauta respondendo ao diálogo em um grupo de WhatsApp. “As ruas cheias de lixo! Inclusive o do prédio!”, relatou uma moradora de Jaguaribe.
Fotos recebidas pelo ParlamentoPB também mostraram lixo acumulado no Rangel.
O ParlamentoPB procurou o superintendente da Emlur, Lucius Fabiani, para saber o motivo das falhas na coleta de resíduos em alguns bairros da capital paraibana. “Uma das empresas foi suspensa e fizemos um contrato emergencial com outra. Dos 11 carros que estavam trabalhando, temos sete agora fazendo o serviço que ficou prejudicado em alguns bairros, mas a tendência é que seja normalizado durante a semana. Sobre o Rangel, a foto foi de ontem, mas o lixo já foi recolhido e estamos mandando o caminhão de novo para lá para retirar mais resíduos”.
Segundo Lucius, uma licitação para escolher as empresas responsáveis pela limpeza urbana de João Pessoa está sendo realizada. É a primeira desde 2013. Na última sexta-feira, 24, foi realizada a fase de habilitação das concorrentes. Se não houver contestações judiciais em relação ao processo, a previsão é que ele seja concluído em 30 dias. A licitação escolherá três empresas para a coleta de lixo sendo que a Emlur ficará encarregada de um quarto lote.
Rangel
Castelo Branco