Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Suplan, Crea e IAB firmam convênio para reformar prédio da API

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Uma força-tarefa foi criada para reformar o prédio da Associação Paraibana de Imprensa (API), localizado na Rua Visconde de Pelotas, Centro de João Pessoa. Representantes da Superintendência de Obras do Plano de Desenvolvimento da Paraíba (Suplan), do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia da Paraíba (Crea/PB) e do Instituto de Arquitetos dos Brasil, seção Paraíba (IAB/PB) assinaram na tarde de quinta-feira (12) um convênio para a produção do projeto arquitetônico do imóvel.

Após a conclusão dos trabalhos, com o projeto em mãos, a presidente da API, Marcela Sitônio, pretende buscar parcerias com empresas públicas e privadas para conseguir os recursos necessários ao custeio das obras. Ela destacou que o imóvel precisa, com urgência, de uma restauração. Ele é histórico e está em péssimas condições estruturais e não oferece condições dignas de sediar os trabalhos relacionados à imprensa. “O prédio não é tombado, mas pertence a um trecho do Centro Histórico. Por isso, o projeto precisa conservar a estrutura original”, destacou. 
 
Histórico e moderno – A presidente do IAB/PB e também vice-presidente do Crea/PB, Cristina Evelise, explicou que, apesar do tombamento, será possível inserir no projeto arquitetônico da associação traços de modernidade e contemporaneidade. Cristina adiantou que a primeira providência dos arquitetos e engenheiros que farão o trabalho será consultar o Instituto do Patrimônio Histórico Artístico e Cultural da Paraíba (IPHAEP) para saber quais os tipos de intervenções permitidas pela legislação.“Já fizemos algumas visitas e percebemos que a arquitetura do local está descaracterizada. Após consultas ao IPHAEP, iremos elaborar o projeto, mas acredito que será possível respeitar a legislação e tornar o prédio num ambiente agradável e com ares de modernidade”, declarou a arquiteta.

Sensibilidade do governo – O projeto será feito em parceria com a Suplan, que irá ceder técnicos e materiais necessários para a elaboração do projeto. “A API é uma entidade de grande importância para a sociedade e não poderíamos deixar de ajudá-la. Ficamos sensibilizados com os problemas nas instalações do prédio e resolvemos firmar parcerias para resolver essas dificuldades”, afirmou Gilson Frade, superintendente da Suplan.O presidente do Sindicato da Construção Civil da Paraíba (Sinduscon/PB), Irenaldo Quintans, também afirmou que a categoria tem o interesse em auxiliar na reforma da API. “Sem a imprensa não haveria democracia no país. Basta dizer isso para mostrar a importância da API para a sociedade. Por isso, o Sinduscon está à disposição para ajudar no que for preciso”, enfatizou.  

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

Sala de Tribunal

Mulher acusada de jogar filho com deficiência intelectual em cisterna vai a Júri na 2ª feira

Criança tem perna errada operada

Ministério Público instaura procedimento para apurar “erro médico” contra criança em Campina

PF operação contra abuso sexual infantil 2

PF prende acusado de armazenar e compartilhar cenas de abuso sexual contra crianças e adolescentes

TSE sessão 25 de abril de 2024

Ex-secretário de Malta fez transporte irregular de eleitores, confirma TSE

cofeciromulo

Cofeci sugere a Arthur Lira lei que fomente o acesso à locação de imóveis

concurso

MPPB recomenda reabertura de inscrições do concurso de Juripiranga

Trauma de CG 2

Médicos erram e operam perna errada de criança no Trauma de Campina; equipe é afastada

Valdiney Gouveia, eleição

Valdiney Gouveia deseja “sorte e sabedoria” a Terezinha e Mônica

Energia, Consumo de energia

Em tempos de calorão, confira mitos e verdades para evitar desperdício de energia

Sabadinho bom, no centro

Sabadinho Bom deste final de semana vai ter choro e samba com ‘Os Mulatos’