Sorteio das urnas será às 10h deste sábado na sede do TRE

A Comissão de Votação Paralela, presidida pelo juiz auxiliar José Guedes Cavalcanti Neto,  realizará às 10h deste sábado, o sorteio das seções eleitorais que terão suas urnas auditadas durante a votação paralela das eleições gerais deste ano. O sorteio será feito na sala de treinamento do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba com a presença de representantes do Ministério Público Eleitoral, dos partidos políticos e coligações.
 
Após o sorteio, estudantes convidados preencherão cédulas de papel como se estivessem votando nos candidatos reais da eleição deste ano. Em seguida os votos  serão depositados em uma urna de lona, que será lacrada e ficará sob segurança policial até o domingo, quando as cédulas são retiradas e os votos anunciados e digitados na urna eletrônica numa cerimônia pública com a fiscalização de autoridades, representantes de partidos, advogados, e a sociedade de modo geral. 
 
No final, os resultados são comparados com os dos votos em cédulas de papel para comprovar a segurança do equipamento. A votação paralela é uma auditoria de verificação do funcionamento das urnas eletrônicas para mostrar  a confiabilidade do mecanismo de votação adotado nas eleições brasileiras.

Comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.