Soledade lança programação de festejos juninos

Muito forró, comidas típicas e animação. É o que promete a programação do São João que será lançando hoje (10), as 18h, pela Prefeitura de Soledade, através de sua Secretaria da Educação, Cultura, Esporte, Turismo e Lazer. Mas, a cidade já respira os ares da festa mais tradicional da cultura popular nordestina, tendo em vista que a ornamentação, sob o comando do diretor de eventos, André Angel e a coordenação de Júnior Queiroz, já está pronta para o grande dia. A grande novidade desta edição 2019 é que, pela primeira vez, o lançamento dos festejos acontecerá no Sítio do Vovô, ou seja, a Prefeitura levou o evento de lançamento para a rua, ao contrário dos anos anteriores que ocorreu na Câmara Municipal. O motivo está no grande número de pessoas que prestigiam o evento todo ano.

Assim, quem passa pelo centro de Soledade já pode ver o Sítio do Vovô montado com muitas alegorias que rememoram a vida do homem do campo e suas tradições. O espaço, chega a mil metros de decoração, traz a casinha do vovô toda feita em taipa e diversos apetrechos como a cangaia (sela de cavalo), o cultivador (instrumento para arar a terra), ancoreta e barril para água, dentre outros, como móveis e instrumentos antigos da roça. Tudo para fazer com que o visitante sinta-se, efetivamente, em um sítio.

O coordenador de eventos da Prefeitura, Júnior Queiroz, explica que além disso, também foi montada uma cidade cenográfica no local e um arraiá para as apresentações de quadrilhas, bem como oito barracas para a venda de comidas típicas. “O espaço conta com Igreja Matiz, Delegacia, bares, casarões, tudo o que pode lembrar uma vila antiga”, comentou ele, destacando também o Arraiá, que conta com 5 metros de comprimento e 10 metros de largura. “Está tudo delimitado com bandeirolas coloridas e a vila está cercada por sisal, trazendo elementos, como também os tendões de agave, utilizados até hoje”, explicou.

Para o lançamento do São João, o público contará não só com a presença do Prefeito Geraldo Moura, que divulgará todas as atrações da festa para os dias 21, 22 e 23 de junho que se apresentarão no placo principal. “O prefeito quis resgatar a festa do modo mais tradicional que ela é. Assim, teremos apresentação de quadrilhas juninas, grupo de flautas, sanfoneiro e muito mais”, disse a secretária da Educação, Andrea Berto.

Após o lançamento do São João 2019, o Sítio do Vovô terá programação ainda nos dias 17, 18, 19, 21, 22 e 23 de junho. Além das barracas com comidas típicas, todos esses dias, a partir das 16h, neste local terá sempre um trio de forró pé de serra para animar o público.

Soledade lança programação de festejos juninos

Comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.