Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Sessão especial discute desertificação na PB nesta quinta-feira

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

A Assembléia Legislativa discute nesta quinta-feira, 29, às 9h, quais as ações estaduais que o governo está executando para minimizar os problemas causados pela desertificação. No Estado, mais de 200 municípios são suscetíveis à desertificação. A sessão especial foi proposta pelo deputado Carlos Batinga.

No Brasil, são afetados pela desertificação 1.482 municípios numa área de 1.338.76 quilômetros quadrados, onde vivem mais de 32 milhões de pessoas. Isso corresponde a 15,7% do território nacional e a 18,6% da população do País. Na Paraíba, as regiões do Cariri, Agreste e Sertão são as mais afetadas pelo processo de desertificação, que está presente em todo o Nordeste e ainda no Norte de Minas Gerais e Noroeste do Espírito Santo. Mas, já têm registros de desertificação até próximo do Litoral.A sessão especial coincidirá com o seminário promovido pelo Ministério do Meio Ambiente e Cooperação Multilateral entre a entidade alemã Deutsche Gesellschaft für Technische Zusammenarbeit (GTZ) e o Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), programado para acontecer no período de 27 a 31 de outubro, em João Pessoa. O evento contará com a participação de nove estados da região Nordeste e dois estados da região Sudeste que possuem áreas suscetíveis ao processo de desertificação.“Solicitamos também a convocação da Federação das Associações de Municípios da Paraíba e a Associação Municípios Cariri Paraibano (Amcap), representando todos os municípios paraibanos que apresentam sinais de desertificação e que sofrem com a seca, desmatamento, queimadas, pastoreio intensivo e projetos de irrigação desqualificados", disse ele.

Segundo Batinga, foram convocados representantes do Ministério do Meio Ambiente, da Sudema, da Secretaria de Estado da Ciência e Tecnologia e do Meio Ambiente (Sectma), do Conselho de Proteção Ambiental do Estado da Paraíba (Copam), da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba, das Secretarias do Meio Ambiente de João Pessoa e Campina Grande e das Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e Universidade Federal da Paraíba – Campus de Areia (UFPB), e o Serviço de Cooperação Alemã – GOPA/GTZ e a ONG IICA.
 

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

Sala de Tribunal

Mulher acusada de jogar filho com deficiência intelectual em cisterna vai a Júri na 2ª feira

Criança tem perna errada operada

Ministério Público instaura procedimento para apurar “erro médico” contra criança em Campina

PF operação contra abuso sexual infantil 2

PF prende acusado de armazenar e compartilhar cenas de abuso sexual contra crianças e adolescentes

TSE sessão 25 de abril de 2024

Ex-secretário de Malta fez transporte irregular de eleitores, confirma TSE

cofeciromulo

Cofeci sugere a Arthur Lira lei que fomente o acesso à locação de imóveis

concurso

MPPB recomenda reabertura de inscrições do concurso de Juripiranga

Trauma de CG 2

Médicos erram e operam perna errada de criança no Trauma de Campina; equipe é afastada

Valdiney Gouveia, eleição

Valdiney Gouveia deseja “sorte e sabedoria” a Terezinha e Mônica

Energia, Consumo de energia

Em tempos de calorão, confira mitos e verdades para evitar desperdício de energia

Sabadinho bom, no centro

Sabadinho Bom deste final de semana vai ter choro e samba com ‘Os Mulatos’