Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Servidoras da Emlur realizam caminhada no Centro da cidade

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Em passo de frevo e com grande animação, cerca de 400 pessoas fizeram o trajeto entre a Praça Pedro Américo e a Lagoa do Parque Solon de Lucena na manhã desta sexta-feira (11), lembrando lutas e fazendo reivindicações em favor da mulher. Foi a sétima edição da Caminhada das Mulheres da Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur), que este ano trabalhou o tema “Mulher: Histórias e Lutas”. A caminhada faz parte da programação do Mês de Cidadania Ativa para Mulheres, promovido pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP).

A concentração começou às 8h, com um café da manhã servido para os participantes na lanchonete do Teatro Santa Roza. Estiveram no local não só as funcionárias da Emlur, como servidores das demais secretarias do município e representantes da sociedade civil. “A caminhada é apenas o ponto mais visível do esforço conjunto que fazemos, internamente, pelo reconhecimento da capacidade feminina. A Emlur é um órgão diferenciado, que propicia a reflexão em torno do papel da mulher na nossa sociedade”, ressaltou o superintendente da autarquia, Coriolano Coutinho.

Kátia Ferreira de Souza, 39 anos, é agente de limpeza da Emlur e participa ativamente dos movimentos pelos direitos das mulheres. “Trabalho com alegria, amo o que faço. E por isso luto para que a mulher seja mais respeitada no seu trabalho e na sua vida pessoal”, disse a agente de limpeza Uma colega sua, Josefa Maria da Conceição, 55 anos, também não deixou de prestigiar o evento, apesar de ter saído há pouco de uma convalescença de três meses. “A gente precisa mudar a situação da mulher, pois sofremos muito com a violência. Muitas são espancadas, outras morrem. Isso é um absurdo”, protestou.

Durante a caminhada, foram transmitidas mensagens sobre a importância da mulher na sociedade, enfatizando as conquistas dos direitos ao longo dos tempos e o ganho de poder da mulher nos dias atuais. Na Lagoa, onde os participantes se dispersaram, houve fala de Nézia Gomes, secretária municipal de Políticas Públicas para Mulheres; Gilberta Soares, secretária executiva da Secretaria Estadual da Mulher e da Diversidade Humana; Aparecida Pontes, diretora da Divisão de Bem Estar Social da Emlur; e Laura Farias, atual responsável pela STTrans e pela Secretaria Municipal de Administração (e ex-superintendente da Emlur).

O calendário de atividades da Emlur para o Mês da Mulher se estende até o final de março e inclui palestras sobre doenças sexualmente transmissíveis, prevenção de câncer do colo de útero e mama, atendimento ginecológico, avaliação nutricional e eventos culturais. As ações são realizadas na sede da Autarquia e também com as equipes de rua.

Mês da Mulher – Este ano a campanha do Mês da Mulher, coordenada pela Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres, tem foco na temática “Mulheres de João Pessoa. Orgulho, Visão e Cidadania”, onde a proposta é homenagear as servidoras da prefeitura e reafirmar o compromisso da gestão municipal com as políticas para as mulheres.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

centrodevivenciaverde (1)

Eleição da UFPB: Parcial mostra Terezinha e Mônica em 1º lugar e apoiadores “provocam” Valdiney

presidio-regional-de-cajazeiras (1)

Rebelião após prisão de diretor do presídio de Cajazeiras é contida

camaradeformosa (1)

Vereadores aumentam salários para R$ 17 mil e reclamam: “Se fosse R$ 300 mil não dava”

168970670164b6e0cd674fd_1689706701_3x2_lg

Wegovy chegará às farmácias brasileiras no segundo semestre de 2024

bolsaatleta (1)

João Azevêdo contempla 548 atletas, paratletas e técnicos com Bolsa Esporte

39graus

Calor: Temperaturas podem chegar a 39°C na Paraíba nesta sexta

Roberto D’Horn Moreira Monteiro de Franca Sobrinho

Roberto D’Horn toma posse pela segunda vez no TRE da Paraíba

wifi (1)

Passageiros terão wi-fi gratuita no Terminal do Valentina Figueiredo a partir de sábado

Caepep

Defensoria garante liberdade a paraibana encarcerada com filho recém-nascido

cidaramos1_resized (2)

PT marca data para decidir sobre situação de João Pessoa; Cida crê em candidatura própria