Sérgio de Castro Pinto será o novo procurador-chefe do MPF da Paraíba em outubro

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Sérgio Rodrigo Pimentel de Castro Pinto será o novo procurador-chefe do Ministério Público Federal (MPF) na Paraíba, a partir do mês de outubro. O substituto na chefia do órgão no estado será o procurador José Godoy Bezerra de Souza.

Natural de João Pessoa, Sérgio Rodrigo de Castro Pinto formou-se em Direito pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), em 1999. Foi procurador da Advocacia-Geral da União (AGU), de 2002 até 2006, ano em que ingressou no MPF, tendo trabalho nas Procuradorias da República nos municípios de Serra Talhada, Salgueiro e Garanhuns, em Pernambuco, além de Campina Grande (PB) e na capital João Pessoa, onde exerce a função de procurador da República desde 2014.

PRE e PRDC – Tomarão posse também em outubro os novos procuradores regionais eleitoral (PRE) e dos direitos do cidadão (PRDC), Rodolfo Alves Silva e José Guilherme Ferraz da Costa, respectivamente.

Natural de São José de Piranhas (PB), Rodolfo Silva formou-se em Direito, em 1999, pela UFPB. Em julho de 1999, assumiu o cargo de analista processual da Justiça Federal na Paraíba, ficando até agosto de 2000, quando assumiu o cargo de procurador da Fazenda Nacional, exercendo as atividades na Procuradoria Seccional da Fazenda Nacional em Campina Grande. Em fevereiro de 2003, assumiu como procurador da República em Imperatriz (MA), onde permaneceu até março de 2004, saindo para Maceió (AL). Foi removido para a Procuradoria da República no Município de Campina Grande, onde ficou até outubro de 2006, quando passou a exercer o cargo em João Pessoa. Foi procurador-chefe do MPF na Paraíba de 2013 a 2017.

José Guilherme é natural de João Pessoa. Possui graduação em Direito pela UFPB (1999), mestrado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP) e doutorado em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Atualmente, além de membro do MPF na capital paraibana, é professor da UFPB.

Os substitutos da PRE e PRDC serão Marcos Alexandre Bezerra Wanderley de Queiroga, atual procurador-chefe, e Antônio Edílio Magalhães Teixeira, respectivamente. A eleição ocorreu em 31 de maio.

A escolha e atribuições dos cargos – A escolha dos cargos eletivos de procurador-chefe, procurador regional eleitoral e procurador regional dos direitos do cidadão é feita, de forma autônoma, bienalmente, pelos membros do MPF em cada estado.

O procurador-chefe é responsável pela chefia administrativa da unidade, cabendo a ele atos como dar posse a novos servidores, ordenar despesas e normas de funcionamento do órgão. Já o PRE atua perante o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e o PRDC é responsável pela defesa dos direitos constitucionais dos cidadãos, entre eles a liberdade (de expressão, de trabalho e de associação), não discriminação, saúde, educação, assistência social, proteção de crianças, adolescentes e idosos, acessibilidade, segurança pública e direito à informação.

Eleitos pelos pares, os procuradores titulares e substitutos dos três cargos eletivos têm mandatos de dois anos, podendo ser reconduzidos por igual período.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Luiz Couto divulga R$ 3 bilhões em emendas e garante ser candidato à reeleição

Operação do Gaeco prende defensor e assessor suspeitos de ameaçar testemunhas e destruir provas na Operação Integridade

PF monitorou encontro de prefeito eleito de Cabedelo e outros investigados em operação

Anteriores

Still Um Sertão Profundo

Cine Sítio: 7ª edição do último festival de 2024 na Paraíba tem início dia 12

STF-nega-recurso-de-Marcio-Roberto-e-Bosco-Carneir0017330600202406101909-8

STF forma maioria para garantir posse de Márcio Roberto como deputado estadual

IMG_9510

Homenagens marcam última sessão plenária do ano do Conselho Federal de Corretores de Imóveis

policia-civil-pb

PCPB prende em João Pessoa investigado por atirar contra policiais de Pernambuco

a343acc8-eec3-445b-9436-62a6b612eebd

Central de Transplantes da Paraíba registra 4ª doação de multiórgãos em menos de uma semana

538b3c44-f9fa-4855-bb86-114d7e6df6fb

Polícia Civil apreende adolescente que tentou matar o primo a facadas em Coremas

21-12-2023.122112_jp1

João Pessoa entra no ranking dos destinos mais vendidos em promoção de operadora de turismo

WhatsApp-Image-2024-12-05-at-1.44.19-PM-scaled

ALPB ganha prêmio nacional com projeto de combate à violência contra a mulher

reforma_Escola_AugustodosAnjos_cicerolucena_dayseeuzebio-4

Educação de João Pessoa terá mais de R$ 1 bilhão em investimentos

IMG-20241205-WA0033-596x445

Polícia Militar prende acusados que estariam envolvidos em roubos de carro na Capital